Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Aumento de infeções leva responsáveis alemães a pedir mais restrições

O presidente do Instituto de Vigilância de Saúde Robert-Koch (RKI) classificou hoje como preocupante o atual aumento do número de infeções por covid-19 na Alemanha e defendeu a necessidade de adotar novas medidas restritivas.

Aumento de infeções leva responsáveis alemães a pedir mais restrições
Notícias ao Minuto

11:15 - 10/12/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"A situação continua muito grave" e "piorou desde a semana passada", disse Lothar Wieler num dia em que a Alemanha registou mais 440 mortes e 23.679 casos de infeção pelo coronavírus em 24 horas.

O número de mortos num só dia já tinha atingido um recorde na quarta-feira, ao somar 590 vítimas mortais.

Segundo o presidente do RKI, é preciso, face à evolução dos números, considerar novas medidas restritivas.

"Se [as medidas em vigor] não funcionam, não vejo outra possibilidade", defendeu.

Na Alemanha, os restaurantes, bares, instituições culturais e espaços desportivos estão encerrados desde 01 de novembro.

"Há já algumas semanas, o número de casos atingiu um patamar elevado e agora estamos a assistir a um novo aumento do número de casos", acrescentou, numa conferência de imprensa realizada hoje em Berlim.

O responsável do instituto alertou ainda para a probabilidade de um aumento exponencial das infeções, situação que, sublinhou, tem de ser evitada.

A Alemanha, apresentada como o "bom aluno" da Europa na primeira vaga da pandemia, na primavera, registou cerca de 1,2 milhões de infetados desde o aparecimento do vírus, em dezembro do ano passado, de acordo com dados do RKI.

Face ao ressurgimento do vírus e com a aproximação das férias do final do ano, tradicionalmente marcadas por reuniões de família e amigos, a chanceler, Angela Merkel, pediu novas restrições, sublinhando, num apelo feito na quarta-feira aos deputados, que o número de contactos entre as pessoas é atualmente "muito elevado".

A Alemanha, onde as tradições do Natal estão profundamente enraizadas, tem-se preocupado, nomeadamente com as barraquinhas de comida, que vendem o tradicional vinho quente e 'waffles', e que habitualmente se multiplicam à medida que as festas se aproximam.

Essas pequenas barraquinhas surgiram em todo o país à medida que os mercados de Natal foram proibidos e as festas corporativas de Natal canceladas.

Angela Merkel, que participa numa cimeira europeia em Bruxelas na quinta e na sexta-feira, deverá reunir-se com os líderes dos 16 estados regionais do país neste fim de semana para decidir novas medidas de restrição.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Portugal contabiliza 5.192 mortos em 332.073 casos de infeção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório