Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Homens têm "quase três vezes mais" necessidade de cuidados intensivos

Estes são os resultados de um estudo global publicado na Nature Communications.

Homens têm "quase três vezes mais" necessidade de cuidados intensivos
Notícias ao Minuto

07:33 - 10/12/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Logo nos primeiros meses da pandemia, profissionais de saúde em todo o mundo perceberam que a Covid-19 estava a atingir com maior gravidade os homens do que as mulheres.

Agora, uma análise global de mais de três milhões de casos, observada de janeiro a junho em  46 países e 44 estados dos Estados Unidos, publicada na Nature Communications e citada pela CNN, descobriu que os pacientes do sexo masculino com a doença têm "quase três vezes mais chances" de exigir internamento nos cuidados intensivos. A acrescentar, os homens tinham quase 1,4 vezes mais probabilidade de morrer de Covid-19 do que as mulheres - embora ambos os sexos tenham um risco equivalente de infeção.

O estudo não examinou as razões para a disparidade, mas os investigadores da University College London e da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul sugerem que a explicação é mais provável se relaciona mais com as diferenças biológicas do que comportamentais ou socioeconémicas. As muitas partes do sistema imunológico que trabalham juntas para defender o corpo contra vírus não funcionam exatamente da mesma maneira em homens e mulheres. "Estas variam desde as primeiras respostas imunológicas à infeção viral, às respostas de células T, respostas de células B e memória imunológica", disse a autora do estudo,  Kate Webb.

A hormona estradiol também pode ajudar as mulheres a evitar formas graves de infeção, pois estimula a resposta das células T e aumenta a produção de anticorpos. A testosterona, por outro lado, suprime o sistema imunológico.

Os autores do estudo alertam que o sexo permanece "uma variável subestimada ao interrogar os resultados em doenças infeciosas".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório