Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Brexit: Pesca no Reino Unido será reduzida para a UE

O comissário europeu para as Pescas, Virginijus Sinkevicius, reconheceu hoje que com o 'Brexit' as oportunidades de pesca para os navios da União Europeu (UE) em águas britânicas serão reduzidas e as negociações mais difíceis.

Brexit: Pesca no Reino Unido será reduzida para a UE
Notícias ao Minuto

09:10 - 27/10/20 por Lusa

Mundo Brexit

"Os totais admissíveis de capturas (TAC) serão menores, isso é claro", disse o comissário, falando na abertura de um seminário 'online' sobre Pescas, para jornalistas.

"Não podemos negar que o 'Brexit torna a situação mais complexa, temos que consultar com o Reino Unido como com outros países terceiros, como a Noruega", salientou Sinkevicius.

Depois de o Reino Unido ter saído da UE, o bloco passou a ter "um novo vizinho" e, apesar das dificuldades na negociação de um acordo comercial pós-'Brexit', em que o acesso dos navios pesqueiros da UE a águas britânicas é um dos pontos em debate, o comissário garantiu estra "em permanente contacto com o Conselho e a presidência alemã da UE para chegarmos a um acordo rapidamente".

Para além dos países que pescam em águas britânicas, também Portugal tem interesse num acordo que abranja o Reino Unido e também a Noruega, por causa das capturas de bacalhau.

Diretamente, Portugal não tem qualquer quota de pesca em águas do Reino Unido.

Entretanto, em final de setembro, o Reino Unido anunciou ter fechado um acordo biliateral de pesca com a Noruega e que entrará em vigor em 01 de janeiro de 2021.

As negociações dos TAC para 2021 serão fechados na reunião dos ministros da tutela de 15 e 16 de dezembro, dias antes de caducar o período de transição acordado entre Londres e a UE.

O Reino Unido saiu da União Europeia em 31 de janeiro de 2020, sendo oficialmente um país terceiro, pelo que já não participa no processo de tomada de decisão da UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório