Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Senado dos EUA vota por Barrett, confirmação esperada na segunda-feira

Os senadores republicanos aprovaram hoje, com 51 votos contra 48, levar a candidata ao Supremo Tribunal Amy Coney Barrett à confirmação final, apesar das objeções dos democratas, a pouco mais de uma semana das eleições para a presidência.

Senado dos EUA vota por Barrett, confirmação esperada na segunda-feira
Notícias ao Minuto

19:05 - 25/10/20 por Lusa

Mundo EUA

Segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press, a confirmação de Barrett na segunda-feira não levantava dúvidas, mas os democratas estavam prontos para manter o Senado em sessão durante a noite numa tentativa de a adiar, argumentando que o vencedor da eleição de 03 de novembro é que deveria escolher quem preencherá a vaga deixada pela falecida juíza Ruth Bader Ginsburg.

Os democratas contestam o nome de Barrett, alegando que ela tem posições excessivamente conservadoras em algumas matérias sensíveis, como o direito ao aborto e o sistema de saúde conhecido como Obamacare.

A nomeação da juíza Barrett, 48 anos, garantirá ainda uma maioria conservadora de 6-3 no Supremo Tribunal, o que alguns analistas consideram poder ser importante a curto prazo, se os resultados eleitorais de 03 de novembro forem contestados pelos republicanos, como já foi admitido pelo Presidente Donald Trump.

Na quinta-feira, o candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, prometeu que, se for eleito, nomeará uma comissão bipartidária para propor reformas "profundas" para o sistema de justiça, considerando que o sistema judicial norte-americano está "fora de controlo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório