Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Itália reporta 1.648 novos casos e mais 24 mortos

Há mais de três mil infetados hospitalizados.

Covid-19: Itália reporta 1.648 novos casos e mais 24 mortos
Notícias ao Minuto

16:00 - 29/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Pandemia

Desde o início da pandemia em Itália, 313.011 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, um aumento de 1.648 nas últimas 24 horas. O número reportado hoje representa um ligeiro aumento face a ontem, em que foram 1.494.

Do total de casos confirmados, 35.875 pessoas perderam a vida devido à Covid-19, sendo que 24 óbitos ocorreram no último dia.

Os dados divulgados hoje pela Proteção Civil italiana indicam que 226.506 pessoas recuperaram da doença. Atualmente, há 50.630 casos ativos do vírus no país.

Neste momento, há 3.048 pacientes hospitalizados (mais 71 que ontem), dos quais 271 se encontram na unidade de Cuidados Intensivos

Itália pode prolongar estado de emergência

Há indícios crescentes de que o estado de emergência, decretado a 31 de janeiro, vai ser prolongado para além de 07 de outubro data agora em vigor, a fim de permitir o Governo italiano tomar rapidamente decisões e medidas para parar o contágio.

"Temos de pedir o prolongamento" do estado de emergência, afirmou a vice-ministra da Saúde, Sandra Zampa, em declarações a uma estação de televisão.

Ainda assim, esclareceu que isso não deve ser confundido com confinamento, já que com o estado de emergência o Executivo tem a "possibilidade de agir muito rapidamente se necessário".

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse hoje que a Itália pode ver a pandemia com "otimismo moderado", mas sublinhou que é necessária a "responsabilidade" de todos.

"Agora estamos preparados para enfrentar a emergência, mas se as regras não forem respeitadas, a curva [de contágio] pode voltar a descontrolar-se", vincou.

Recentemente, Conte assegurou que exclui um novo confinamento total do país, mas que se for necessário os encerramentos podem ser realizados por zonas.

Hoje entrou em vigor uma portaria do autarca de Bolonha, em cujo centro histórico será obrigatório o uso de máscara durante o fim de semana, das 18:00 de sexta-feira até à meia-noite de domingo.

Na região da Campânia, é obrigatório, desde há uma semana, o uso de máscaras ao ar livre, como nas ruas do centro histórico da cidade de Génova até 04 de outubro, depois de um aumento de casos.

No resto de Itália, as máscaras são obrigatórias sempre em ambientes fechados, mas ao ar livre apenas entre as 18h00 e as 06h00 se for numa zona com muita gente.

[Notícia atualizada às 17h37]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório