Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Hungria convoca embaixador alemão por alegada acusação de antissemitismo

O ministro húngaro dos Negócios Estrangeiros convocou hoje o embaixador alemão credenciado no país, depois da publicação de umas declarações de um alto político germânico que acusam implicitamente Budapeste de antissemitismo.

Hungria convoca embaixador alemão por alegada acusação de antissemitismo
Notícias ao Minuto

13:07 - 24/08/20 por Lusa

Mundo Antissemitismo

"Devido às declarações de ontem [sábado] de Michael Roth, secretário de Estado [para a Europa] social-democrata, nas quais expressou acusações de antissemitismo contra a Hungria, convocamos ao Ministério o embaixador alemão em Budapeste", escreveu Péter Szijjártó numa mensagem publicada no domingo na conta de Facebook.

Embora a nota curta não especifique as palavras de Roth que motivaram esta decisão, diversos meios de comunicação húngaros, como o diário digital 444.hu, atribuem-nas a uma entrevista publicada no sábado pelo meio alemão t-online.de.

Nela, o político alemão confirma a postura da atual presidência da União Europeia ocupada pelos alemães durante este semestre, a favor de condicionar alguns fundos comunitários ao cumprimento do Estado de Direito nos países membros.

Neste contexto, e em resposta a uma pergunta sobre a conhecida rejeição dessa proposta por parte do primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, Roth falou implicitamente do antissemitismo na Hungria.

"O importante é que todos devem poder ser avaliados no controlo do Estado de Direito. E isto deve ser baseado num relatório objetivo da Comissão Europeia. Nós (Alemanha) também temos antissemitismo, racismo, nacionalismo e desprezo pela democracia. Todos devemos ser mais autocríticos", disse Roth.

O embaixador alemão vai ser recebido hoje pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Levente Magyar, já que Szijjártó está fora do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório