Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Tenho mesmo de ir àquela festa?". O apelo da OMS aos jovens do mundo

A camada mais jovem em alguns países tem sido os principais contribuidores para o aparecimento de surtos.

"Tenho mesmo de ir àquela festa?". O apelo da OMS aos jovens do mundo
Notícias ao Minuto

22:34 - 05/08/20 por Sara Gouveia

Mundo OMS

Os jovens têm de acalmar os seus instintos de se juntar em grupo, de organizar e ir a festas de forma a evitar o surgimento de novos surtos de Covid-19. O apelo foi feito por responsáveis da Organização Mundial de Saúde esta quarta-feira.

Em alguns países, a camada mais jovem, cansada de estar fechada e ansiosa por aproveitar o verão (no hemisfério norte), tem contribuído em grande parte para um aumento de casos diários ao juntar-se em festas, churrascos ou férias em conjunto, conta a Reuters.

Em Genebra, na Suíça, por exemplo, foi necessário fechar as discotecas e bares, no passado fim de semana, depois de ficar provado que quase metade dos novos casos estavam a daqueles locais.

"Os jovens também têm de perceber que têm responsabilidades", explicou o responsável pelo programa de Emergências Sanitárias da OMS, Michael Ryan, durante uma discussão online, acompanhada pela agência. "Perguntem-se: Preciso mesmo de ir àquela festa?", acrescentou.

Michael explicou ainda que os jovens são também sempre os mais reticentes em dar os seus dados ou os nomes dos seus amigos para se perceber as possíveis cadeias de infeções. "É difícil, mas é o que é necessário para parar o vírus", rematou.

pandemia de Covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório