Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Noiva do Daesh pode voltar ao Reino Unido. Mas se o fizer pode ser presa

Tribunal de Recurso decidiu ontem que Reino Unido deve autorizar a jovem a regressar ao país.

Noiva do Daesh pode voltar ao Reino Unido. Mas se o fizer pode ser presa
Notícias ao Minuto

11:45 - 17/07/20 por Andrea Pinto

Mundo Terrorismo

Esta quinta-feira, um Tribunal de Recurso decretou que Shamima Begum, conhecida como a noiva britânica do Daesh, poderia regressar ao Reino Unido.

O país - que lhe retirou a cidadania - não concorda com a decisão e ate já informou que irá recorrer. Shamima Begum foi ontem fotografada no campo de refugiados da Síria, onde se encontra a viver e negou-se a prestar declarações.

Isto numa altura em que a imprensa britânica refere que, caso volte ao Reino Unido, o mais provável é que seja presa por acusações ligadas a terrorismo.

A jovem, de 20 anos, foi uma das três alunas que deixaram Londres para se juntarem ao grupo jihadista na Síria, em 2015.

Depois de ter sido encontrada num campo de refugiados em 2019, por um jornalista, a sua cidadania foi-lhe revogada pelo Ministério do Interior do Reino Unido, que alegou razões de segurança e que afirmou, na altura, que "se alguém apoia o terrorismo, deve sofrer as consequências".

O Tribunal de Recurso refere que a decisão foi injusta para com a jovem, que não teve direito a uma audiência justa uma vez que se encontrava num campo sírio. Esta nova decisão significa que o governo britânico deve encontrar uma forma de permitir que a jovem regresse ao país para ser ouvida em tribunal.

Depois dessa decisão, a jovem, agora com 20 anos, foi fotografada no campo síria usando roupas modernas, o que mostra que terá abandonado os trajes islâmicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório