Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Noiva britânica do Daesh recebe autorização para regressar ao Reino Unido

Ministério do Interior vai pedir autorização para recorrer.

Noiva britânica do Daesh recebe autorização para regressar ao Reino Unido
Notícias ao Minuto

13:22 - 16/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Daesh

Shamima Begum, que ficou conhecida como a noiva britânica do Daesh, deve ser autorizada a regressar ao Reino Unido para lutar contra a decisão do país de retirar-lhe a cidadania britânica, decretou o Tribunal de Recurso.

A jovem, de 20 anos, foi uma das três alunas que deixaram Londres para se juntarem ao grupo jihadista na Síria, em 2015.

Depois de ter sido encontrada num campo de refugiados em 2019, a sua cidadania foi-lhe revogada pelo Ministério do Interior do Reino Unido, que alegou razões de segurança e que afirmou, na altura, que "se alguém apoia o terrorismo, deve sofrer as consequências".

O Tribunal de Recurso refere que a decisão foi injusta para com a jovem, que não teve direito a uma audiência justa uma vez que se encontrava num campo sírio. Esta nova decisão significa que o governo deve encontrar uma forma de permitir que a jovem regresse ao país para ser ouvida em tribunal.

"A equidade e a justiça devem, sobre os factos deste caso, prevalecer sobre as preocupações de segurança nacional", afirmou o juiz.

O Ministério do Interior considera a decisão "muito dececionante" e afirma que vai "pedir autorização para recorrer", reporta a BBC.

Shamima Begum fugiu com duas amigas adolescentes em 2015, quando só tinha 15 anos, e viajou para a Síria, onde disse ter casado com um holandês convertido ao Islão, de quem engravidou três vezes, sendo que todas as crianças morreram.

No ano passado, a jovem declarava o desejo de voltar a casa para cuidar deste terceiro bebé, que morreu entretanto. Um desejo que não obtinha o consentimento do país britânico.

Shamima Begum encontra-se num campo de refugiados no norte da Síria, juntamente com centenas de outras mulheres e filhos de combatentes deslocadas do território entretanto recuperado ao grupo jihadista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório