Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "Ninguém pode afrouxar"; Brasil perto das 68 mil mortes

A pandemia de coronavírus já infetou cerca de 12 milhões de pessoas no mundo. Mais de 547 mil pessoas morreram e quase sete milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: "Ninguém pode afrouxar"; Brasil perto das 68 mil mortes
Notícias ao Minuto

15:46 - 08/07/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 443 novos casos e mais duas mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 44.859 casos de contágio e 1.631 óbitos. O número de pessoas recuperadas é de 29.714. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje o fim das sessões com especialistas e políticos no Infarmed. Uma decisão que apanhou os partidos de surpresa. 

Os Estados Unidos, cujos casos de infeção continuam a aumentar em vários estados, são o país mais afetado pela pandemia de Covid-19 no mundo. 

Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, o Peru e o Chile na lista de países mais atingidos pelo SARS-CoV-2. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

00h01 - Termina aqui o registo desta quarta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h57 - Pode consultar neste mapa a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h54 - Os sindicatos chilenos afirmam que quase três mil trabalhadores da Codelco, a maior produtora de cobre do mundo, foram infetados com o coronavírus, de acordo com o The Guardian. Os sindicatos voltaram a pedir mais medidas de segurança para proteger os funcionários da empresa. 

23h39 - O comício de pré-campanha de Donald Trump em Tulsa, estado do Oklahoma, no final de junho, ao qual compareceram milhares de pessoas, e as subsequentes manifestações, "provavelmente contribuíram" para o crescimento drástico de casos de coronavírus naquela cidade, disse esta quarta-feira o diretor do departamento de saúde de Tulsa, Bruce Dart. 

Notícias ao MinutoDonald Trump ignorou os pedidos das autoridades de saúde de Tulsa para cancelar o comício© Getty Images

Segunda e terça-feira as autoridades de saúde de Tulsa registaram 467 novos casos de Covid-19, segundo a Associated Press. 

23h25 - O estado norte-americano do Texas registou 98 mortes no espaço de 24 horas, o número mais elevado de óbitos num dia desde o início da pandemia, informa a CNN. O número total de vítimas mortais no Texas subiu para 2.813. Foram identificados 9.979 novos casos. O estado soma nesta altura 220.564 contágios. 

23h19 - O governo francês admitiu hoje que está preparado para um possível aumento de casos de Covid-19 nos próximos meses, mas descartou a hipótese de impor nova quarentena no país. 

"O meu objetivo é preparar a França para uma segunda vaga ao mesmo tempo que preservo a nossa vida quotidiana, económica e social", declarou o novo primeiro-ministro gaulês, Jean Castex, durante uma entrevista à RTL

22h48 - O Brasil ultrapassou esta quarta-feira os 1,7 milhões de infetados com o SARS-CoV-2. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro mostram que nas últimas 24 horas foram detetados 44.571 novos casos e mais 1.223 mortes. O Brasil perfaz assim um total de 1.713.160 casos de contágio e um número acumulado de 67.964 vítimas mortais. Cerca de um milhão de pessoas já recuperaram da Covid-19

22h37 - As autoridades da província sul-africana de Gauteng, onde se verifica um dos maiores surtos do país, estarão a preparar mais de 1,5 milhões de sepulturas, isto numa altura em que o número de casos está a aumentar, refere a Associated Press. 

O número de casos de contágio em Gauteng é de mais de 71 mil, e representa 33% do total de casos na África do Sul. O país contabiliza mais de 215 mil pessoas infetadas desde o início da pandemia

21h55 - Surto em infantário.  O número de crianças infetadas com Covid-19 num infantário das Caldas da Rainha aumentou para hoje sete, registando-se igualmente mais dois casos positivos entre os utentes no Lar do Montepio, informou a câmara.

21h30 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou hoje que a multiplicação de anúncios de restrições a viagens "só mostra que campeia a descoordenação" e apelou para uma coordenação de medidas "que realmente permitam combater" a pandemia.

21h20 - Atualização mundial. A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 545.414 pessoas e infetou quase 12 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

21h18 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo com medidas de apoio social aprovadas na semana passada, destacando as [medidas] sobre o Rendimento Social de Inserção (RSI) e sobre cuidadores informais.

21h07 - As hospitalizações no estado da Califórnia registaram uma subida de 44% nas últimas duas semanas, revelou o governador Gavin Newsom durante uma conferência de imprensa. Essa percentagem traduz-se em cerca de 6.100 pacientes com Covid-19. Houve um aumento de 34% no número de pacientes nas unidades de cuidados intensivos em 14 dias, avança a CNN

Foram diagnosticados 11.694 novos casos na Califórnia, o que elevou o total de contágios para quase 290 mil. 

20h53 - A Madeira não registou novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indicou hoje o Instituo de Administração da Saúde (IASAÚDE), que reportou também a recuperação de mais três doentes.

20h42 - António Costa agradeceu através do Twitter o contributo dos especialistas nas reuniões no Infarmed sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 em Portugal. 

20h36 - A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) criticou o presidente Jair Bolsonaro por ter anunciado que contraiu a Covid-19 num encontro presencial com jornalistas e ter retirado a máscara, colocando a vida destes profissionais em risco.

"Mesmo informado de que estava infetado com a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro continua a agir de forma criminosa", realçou a ABI

20h29 - A companhia aérea norte-americana United Airlines, duramente atingida pela crise devido à pandemia de Covid-19, advertiu hoje que pode dispensar até 36 mil funcionários em outubro, mais de um terço do total. 

Notícias ao MinutoA United acredita que venda de bilhetes só deve voltar ao normal "quando houver um tratamento ou uma vacina disponíveis"© Getty Images

20h17 - António Costa considerou que "não há drama nenhum" pelo facto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter anunciado o fim das sessões com especialistas e políticos no Infarmed. "Não é por não haver reuniões no Infarmed que as medidas serão afrouxadas", ressalvou o primeiro-ministro.

O líder do Governo adiantou ainda que a situação de alerta deve manter-se na generalidade do país

Estas declarações de António Costa foram feitas após a reunião com a presidente da Câmara da Amadora, um dos concelhos que está em estado de calamidade. 

20h07 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, garantiu hoje que nenhum país do mundo preservou vidas e empregos como o Brasil sem espalhar o pânico na população, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus

19h56 - A Finlândia anunciou hoje a reabertura de fronteiras para turismo a 17 Estados europeus com baixas taxas de infeção por Covid-19, excluindo dessa lista países como Portugal, Espanha, França ou Luxemburgo.

19h41 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje os três milhões de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins. O número de contágios nos Estados Unidos representa cerca de um quarto do total de casos positivos no mundo

19h25 - Um inquérito nacional hoje divulgado concluiu que o confinamento gerado pela pandemia da Covid-19 levou a que 42% das pessoas bebessem menos álcool, por falta da habitual companhia ou por desejo de terem um estilo de vida mais saudável.

19h16 - As companhias aéreas e os aeroportos lamentam a falta de coordenação na reabertura das fronteiras externas da União Europeia (UE) e pedem que se respeite a lista de 15 países cujos residentes podem entrar livremente na comunidade. 

19h06 - Cabo Verde registou mais 43 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de Santiago, aumentando para 1.542 o total acumulado a nível nacional, anunciou hoje o Ministério da Saúde. O país regista 18 óbitos

18h51 - O Ministério da Saúde francês anunciou esta quarta-feira que nas últimas 24 horas foram detetados 663 novos casos e morreram mais 32 pessoas em meio hospitalar. França soma um total de 169.473 contágios e um número acumulado de 29.965 vítimas mortais

18h48 - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, destacou hoje que o número de casos, hospitalizações e mortes está a diminuir no país, de acordo com a CNN

"A situação está a estabilizar no Canadá porque os canadianos fizeram a sua parte e seguiram as instruções de saúde pública. Mas ainda temos de ser muito cuidadosos. As coisas podem mudar rapidamente...", frisou Trudeau. 

O Canadá totaliza 108 mil casos e mais de oito mil mortes causadas pela Covid-19. 

18h35 - Portugal é dos países que descobre mais casos assintomáticos de Covid-19, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apontando que são um "risco acrescido" de transmissão da doença porque não se protegem nem permitem que os outros se protejam

18h29 - Os casos confirmados de Covid-19 nas Filipinas ultrapassaram hoje os 50.000, um marco importante para um país que reabriu uma economia à beira da recessão. No total, 1.314 pessoas morreram nas Filipinas devido à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.

18h26 - A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, defendeu hoje que Portugal é um destino turístico seguro, ressalvando a importância de cumprir as regras de segurança e higiene para que tal se mantenha.

18h18 - Portugal e Espanha foram excluídos da lista de 39 países isentos de quarentena na chegada à Escócia, a qual inclui França, Alemanha, Grécia, Holanda, entre outros, anunciou hoje a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.

18h03 - António Costa não antecipa a alteração do estado de calamidade e das medidas em vigor nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa, face à evolução epidemiológica registada até ao momento.

17h59 - Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinhou esta quarta-feira que os dados mais recentes relativamente à evolução dos casos na autarquia são "animadores", mas manteve-se cauteloso. "Caminhamos sobre gelo muito fino", salientou. 

Basílio Horta esteve reunido com o primeiro-ministro, António Costa, e com a ministra da Saúde, Marta Temido. Depois deste encontro. António Costa vai deslocar-se à Amadora para falar com a autarca local. Nos próximos dias tem agendadas reuniões com os autarcas de Lisboa, Odivelas e Loures.

17h53 - A Roménia registou esta quarta-feira um recorde de casos diários de Covid-19, segundo a Associated Press. No espaço de 24 horas foram diagnosticados 555 novos casos. O máximo de casos diários anterior era de 11 de abril (523). Até ao momento, a Roménia tem 30.175 casos confirmados e 1.817 óbitos

17h41 - O juiz Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje que o governo brasileiro adote cinco medidas para proteger as comunidades indígenas, e evitar a mortalidade deste grupo da população pela Covid-19.

17h28 - O Governo reviu em alta a previsão do défice e admite que pode chegar aos 7%. Esta informação foi avançada pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, em declarações à TSF

Tiago Antunes justificou esta estimativa superior como "resultado direto das medidas que foram aprovadas [na Assembleia da República]" por causa da pandemia

17h21 - O Governo garantiu hoje que as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para as residências de estudantes serão conhecidas este mês, acrescentando que haverá mais mil camas e que está em estudo a hipótese de ocupar alojamentos locais.

17h06 - Graça Freitas pediu hoje que se evitem ajuntamentos e sejam cumpridas as normas de distanciamento na eventualidade do FC Porto se sagrar campeão amanhã, o que vai depender de uma conjugação de resultados.

diretora-geral da Saúde lembrou que em alguns países "houve surtos que começaram em festejos, nos quais não foi respeitado o distanciamento social nem a regra de utilização de máscaras".

16h59 - A proteção civil italiana divulgou os dados mais recentes da evolução da pandemia. Nas últimas 24 horas mais 193 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e foram registadas mais 15 vítimas mortais. Em termos acumulados, Itália apresenta 242.149 infeções e 34.914 mortes. Mais de 193.600 pessoas recuperaram da doença

16h40 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta quarta-feira que no espaço de 24 horas morreram mais quatro pessoas e foram identificados 257 novos casos, um aumento que foi impulsionado pelos surtos nas regiões da Catalunha, Galiza e Aragão. Desde ontem foram registados 147 contágios nestas três regiões. 

Espanha perfaz agora um total de 252.513 infeções e 28.396 óbitos

16h32 - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ratificou hoje uma lei para proteger indígenas e descendentes de africanos na pandemia de Covid-19, mas vetou a obrigação de o governo fornecer água, material de higiene e camas hospitalares a estas populações.

16h25 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico revelou esta quarta-feira que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 630 novos casos de infeção e mais 126 mortes. O Reino Unido totaliza nesta altura 286.979 contágios e 44.517 vítimas mortais

16h20 - No 'briefing' desta quarta-feira, Graça Freitas referiu que "foi detetado um foco" de Covid-19 no Hospital São José, em Lisboa

"Foi detetado um foco [no São José], estão a ser feitos testes e sabemos que foram retirados os doentes das áreas consideradas afetadas. Todos os profissionais de saúde e os doentes envolvidos vão fazer testes, mas neste momento é precoce dizer um número de casos", afirmou a diretora-geral da Saúde, acrescentando que a "evolução deste surto é muito recente". 

16h14 - A Polícia Municipal de Sintra e a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizaram, esta quarta-feira, uma operação de fiscalização nos transportes públicos de Sintra para averiguar o uso de máscara e o cumprimento da lotação de 2/3 nos transportes públicos. A PSP disse que a operação "correu muito bem", não se registando qualquer auto de contraordenação

16h06 - O Governo promete estar atento ao evoluir da situação epidemiológica em Portugal, para que ao se abrir a economia não se descontrole a pandemia, garantiu hoje, na Batalha, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. 

15h57 - A conferência de imprensa conjunta do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde desta quarta-feira conta com as presenças da secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira, da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo. Pode acompanhar aqui a conferência. 

15h45 - A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje, em Bruxelas, que a Europa só sairá mais forte da crise da Covid-19 se reforçar a coesão e solidariedade, e apelou ao sentido de compromisso dos 27 para um acordo célere sobre o plano de recuperação.

"A Europa só superará com êxito a crise se conseguir ultrapassar as suas diferenças e identificar soluções comuns. A Europa sairá da crise mais forte do que nunca se reforçarmos a coesão e a solidariedade. Ninguém vai ultrapassar a crise sozinho, estamos todos vulneráveis", advertiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório