Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Mais 443 infetados por cá; Comboios e surto "sem ligação"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Mais 443 infetados por cá; Comboios e surto "sem ligação"

O chefe de Estado, primeiro-ministro, presidente da Assembleia da República, líderes partidários, patronais e sindicais reuniram-se, esta quarta-feira, pela décima vez, com especialistas para avaliar a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa.

Dados do boletim epidemiológico da DGS, emitido esta quarta-feira, há mais dois mortos a lamentar e mais 443 infetados no país - o número mais elevado de julho e desde 28 de junho, quando foram reportados 457 casos.

O dia de ontem ficou ainda marcado pelo agravamento das previsões económicas da Comissão Europeia para Portugal devido ao impacto da Covid-19, estimando agora uma contração de 9,8% do PIB para este ano, muito acima da anterior projeção de 6,8% e da do Governo, de 6,9%.

António Costa recebeu o chefe do governo de Itália, Giuseppe Conte e considerou que "a melhor forma de poupar recursos é atacar esta crise", reforçando que as previsões de Bruxelas, "revelam a urgência de um acordo". 

A confirmação de que Bolsonaro está infetado pelo novo coronavírus marcou também indelevelmente o dia de terça-feira.

Consulte aqui a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo: 

15h30 - Boa tarde. Este registo fica por aqui, mas continue a acompanhar as incidências sobre o novo coronavírus neste link.

15h25 - A mara de Vizela encerrou as atividades de tempos livres da Escola Básica 1 e do Jardim de Infância de Torre Tagilde por ter sido detetado um caso de Covid-19 numa funcionária, informou hoje a autarquia.

15h21 - A ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão, garantiu hoje que o Governo não vai congelar carreiras na Administração Pública, face à crise causada pela pandemia de covid-19, e que a revisão das carreiras "não é tabu".

15h17 - A avó de Michelle Bolsonaro, mulher do presidente Jair Bolsonaro, está infetada com Covid-19, estando internada em estado grave. De acordo com o Correio Brazileirense, Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, foi internada no dia 1 de julho no hospital de Ceilândia, em Brasília, depois de ter sido encontrada em estado inconsciente pelos vizinhos.

15h04 - O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que pretende manter os apoios às empresas para evitar que se "precipite mais miséria, mais insolvências e mais desemprego", após a visita à empresa MatCerâmica, na Batalha.

14h59 - Os viajantes que cheguem à Bélgica provenientes de Portugal poderão ter de ser testados à Covid-19 ou cumprir um período de quarentena por virem de um "país de risco", segundo informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros belga.

14h43 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais dois mortos devido à Covid-19 e mais 443 casos de infeção. No total, desde o início da pandemia, o país contabiliza 1.631 óbitos (mais dois do que ontem, uma variação de 1,00%) e 44.859 infeções confirmadas (mais 443, uma variação 0,12%). Destas, são considerados curados 29.714 (mais 269).

Por regiões, a de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a mais afetada com um total, esta quarta-feira, de 21.256 casos e 514 óbitos, à qual se segue a região Norte, com 17.900 casos e 821 mortos, o Centro com 4.232 casos e 248 óbitos, a região do Algarve com 676 infetados e 15 mortos, e o Alentejo com 551 casos e 18 mortos. Nas ilhas, os Açores têm 149 casos confirmados e 15 mortos, enquanto a Madeira se mantém com 95 casos e sem registo de vítimas mortais até à data.

No que diz respeito a internamentos, há 512 pessoas internadas (mais um do que ontem), das quais 74 em unidades de Cuidados Intensivos (menos dois).

14h14 - Saída dos EUA da OMS é "revés para cooperação internacional". A afirmação pertence ao Governo alemão que defende que a agência da ONU deve ser apoiada. "As epidemias globais mostram que precisamos de mais cooperação internacional para combater a pandemia. O trabalho da OMS é extraordinário, especialmente em tempos como este. É importante que seja apoiado e suficientemente financiado", disse Martina Fietz, porta-voz do Governo de Merkel.

14h05 - O ministro das Finanças britânico anuncia um corte temporário do IVA nos setores da restauração e turismo, de 20% para 5%, e vai oferecer um desconto de 50% em refeições em cafés, restaurantes e pubs em todo o Reino Unido, de segunda a quarta-feira, durante o mês de agosto de 2020 até 10 libras (11 euros) por pessoa.

13h52 - Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta quarta-feira que as sessões com especialistas e políticos no Infarmed terminaram, pelo menos para já, e defendeu que este foi um exercício de transparência sem paralelo que valeu a pena. A decisão que terá apanhado os partidos de surpresa.

O Presidente da República anunciou ainda que o primeiro estudo serológico sobre a imunidade da população portuguesa em relação ao novo coronavírus "estará pronto no final de julho".

13h43 - Carla Castro, da Iniciativa Liberal, referiu que para o partido "é muito claro que o Governo continua com uma clara dificuldade em assumir quer responsabilidades políticas quer em lidar com a competência de gestão em toda esta questão"

"A atuação foi demorada, além de ter sido atabalhoada e, na nossa opinião, manifestamente não foi bem conseguida. E o tempo de demora a reagir tem impacto na evolução da epidemia. É algo que não podemos deixar passar", argumentou. 

13h36 - André Ventura, do Chega, afirmou que "é de estranhar" que após a consideração de Rio de que estas reuniões tinham cada vez menos importância "o Governo tenha ele também decidido terminar" com estas, com a "passividade do Presidente da República". "O que aconteceu foi uma concertação". 

Sobre LVT, "há uma certa estabilização", com "dois dados preocupantes": "um aumento progressivo de contágios em todas as idades" e um "aumento das incidências em lares". Já no Algarve, "o aumento de contágio social" pode ser "letal para os interesses da economia, das comunidades e da própria região". 

13h31 - Dulce Arrojado, do PEV, relevou também a importância que estas reuniões no Infarmed "tiveram desde o início", manifestando-se contra o seu fim. "Ficámos a saber, pelos dados fornecidos, que estamos numa estabilização dos casos epidémicos que vão surgindo", frisou, como uma das conclusões do encontro. 

"Esta pandemia atinge, efetivamente, quem mais fragilizado socio-económicamente se encontra. Vamos falando de famílias que coabitam no mesmo espaço e que são famílias numerosas, são as pessoas que nunca tiveram oportunidade que não tiveram oportunidade de confinar porque continuaram nos seus serviços", exemplificou. 

13h25 - António Carlos Monteiro, do CDS, referiu que "estas reuniões foram muito importantes porque permitiram ter informação e tirar dúvidas em primeira mão", sendo "fundamentais para construir uma unidade em torno do combate a esta doença". "Lamentamos que estejam a terminar com as reuniões numa altura em que a crise de saúde pública continua"

"Não há nenhum milagre português como podemos perceber hoje. Neste momento, em número de contágios por milhão de habitantes na Europa fica apenas atrás das Suécia que não fez nenhum confinamento. O que temos é um problema muito sério", concluiu. 

13h20 - Jorge Pires, do PCP, começou por frisar a "importância destas reuniões", apontando que "hoje termina um ciclo, com a décima e última". "Estas reuniões, desde o princípio, tiveram uma importância extraordinária", apontou, contrariando a ideia de que estes encontros já não eram úteis. 

"Não é um problema da Área Metropolitana, é um problema que está concentrado em cinco concelhos e em 19 freguesias. Dar a devida dimensão ao problema. Mas, mesmo assim, foi-nos dito aqui hoje que há uma tendência de estabilização o que é importante", destacou. 

13h16 - José Manuel Pureza, do BE, sublinhou "a importância que estas reuniões tiveram na consolidação de um conhecimento que é a única forma de combater um eventual desânimo e alarme que possa aparecer". 

Temos uma "realidade de dados que estão razoavelmente estabilizados no que diz respeito ao número de infetados, de internamentos e de óbitos", mas houve também no encontro uma "menção à importância de determinantes económicas e sociais na doença"

13h12 - Ricardo Batista Leite, do PSD, começou por deixar uma "palavra de ânimo" ao setor do Turismo, afirmando que a principal conclusão desta reunião foi que "se nós falharmos na resposta de Lisboa, estaremos a falhar ao país"

"Aquilo que vimos de mais positivo da reunião foi uma aparente estabilização dos números na região de Lisboa", acrescentou o deputado. 

13h06 - José Luís Carneiro, do PS, falou aos jornalistas após a reunião no Infarmed. "Os dados que nos foram apresentados, mostram que Portugal, no quadro dos países da UE, continua a ser um dos com maior nível de confinamento", sublinhou, acrescentando que "há uma estabilização na generalidade do território nacional, pese embora ainda prevalecerem focos". 

Os especialistas referiram ainda que o Serviço Nacional de Saúde "tem capacidade de resposta para a procura que se tem vindo a verificar, quer das unidades hospitalares, quer das unidades de cuidados intensivos". 

12h59 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 544.311 pessoas e infetou mais de 11,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h57 - Pesquisa de cocktail de anticorpos contra a Covid-19 entra na fase 3. O composto inclui dois anticorpos focados na proteína spike, usada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, para infetar as células humanas saudáveis.

12h49 - Estudo "parece demonstrar" que não há ligação entre comboios e surtos. À saída da 10.ª reunião com especialistas no Infarmed, Marcelo Rebelo de Sousa disse que os temas discutidos foram "muitos, ricos e importantes". 

A região de Lisboa e Vale do Tejo, disse o Presidente da República, "mereceu uma atenção particular". Marcelo revelou que foi apresentado um estudo "que parece demonstrar que não há ligação entre o transporte ferroviário" na região de LVT e o surto pandémico

No final da décima e última reunião no Infarmed, o Presidente da República destacou a "estabilização" na situação epidemiológica em Portugal e defendeu que o nível de atuação tem de ser, nesta fase, "mais micro", sendo essa, aliás, uma das razões a justificar o fim das sessões com os epidemiologistas.

Leia aqui em pormenor as declarações do Presidente da República.

12h41 - A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou hoje que as perdas para o setor turístico, devido à pandemia da Covid-19, podem ser superiores a 50%, acrescentando ter esperança de que no próximo ano o setor possa recuperar.

12h34 - África passou hoje o meio milhão de casos de Covid-19 e o número de mortos subiu para 11.955, mais 333 nas últimas 24 horas, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

12h30 - Recordamos agora o boletim epidemiológico esta terça-feira revelado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que dava conta de mais nove mortos num dia e mais 287 infetados

12h24 - A Áustria lançou hoje um alerta contra viagens para a Bulgária, Roménia e Moldávia e reforçou o controlo nas fronteiras com a Hungria e a Eslovénia devido ao aumento de contágios de coronavírus na região.

12h19 - O ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, anunciou hoje que vai ficar em quarentena por ter estado em contacto com um infetado com o novo coronavírus.

12h13 - Depois de ter estado parada por causa da pandemia, Sarah Jessica Parker não faltou à inauguração da nova loja da sua marca de sapatos, que aconteceu esta terça-feira, 7 de julho, em Manhattan, Nova Iorque. 

12h04 - O Hillingdon Hospital, em Londres, viu-se obrigado a encerrar devido a um surto de Covid-19. Segundo avança o The Telegraph, pelo menos 70 membros do staff estão em isolamento depois de alguns deles terem testado positivo.

11h56 - A morte de um idoso de 73 anos, utente do lar de Reguengos de Monsaraz, em Évora, elevou para 15 o número de óbitos relacionados com o surto de Covid-19 existente neste concelho, revelou hoje a câmara.

11h47 - Houve audiências suspensas no Tribunal de Sintra, esta manhã, após um funcionário ter testado positivo para a Covid-19, avança o JN. Trata-se de uma medida preventiva depois do caso confirmado. 

11h41 - O uso de máscara passa a ser obrigatório a partir de quinta-feira na região espanhola da Catalunha em todo o momento e em todos os espaços, interiores e exteriores, mesmo que haja distância social, para evitar novos surtos de Covid-19.

11h29 - A ministra da Modernização Administrativa, Alexandra Leitão, disse hoje que há ainda cerca de 15 mil trabalhadores da Administração Pública em teletrabalho, "mais um número em teletrabalho parcial", e que estão a decorrer reuniões com os sindicatos.

11h20 - Autarca de Paços de Ferreira é um dos infetados com Covid-19 na Câmara. O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Leão de Brito, é um dos quatro novos casos de Covid-19 na autarquia que levaram ao encerramento do edifício camarário esta quarta-feira.

11h12 - Ian Youngblood é um enfermeiro do Arizona que se mudou para Nova Iorque para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Três meses após a mudança, o jovem enfermeiro de 29 anos começou a sentir fortes dores de cabeça e náuseas. O enfermeiro foi internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital de White Plains, onde, após uma série de exames, se descobriu que sofria de um cancro raro na cabeça. Conheça aqui a história. 

10h46 - As noivas italianas manifestaram-se em Roma contra os adiamentos dos casamentos no país. Numa 'flash mob' - e vestidas a preceito - as mulheres protestaram em frente à Fontana di Trevi. As imagens são da Reuters. 

10h41 - Dados da Rússia. A Rússia contabiliza, esta quarta-feira, 6.562 novos casos de Covid-19 e ultrapassa, assim, os 700 mil casos de infeção. No total, desde o início da pandemia, são 700.792 as pessoas que já foram infetadas pelo vírus.

10h39 - O Professor Fausto Pinto, presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, disse à Renascença que "o desconfinamento "foi feito de uma forma um bocadinho atabalhoada", sublinhando que as "'festas covid' são irresponsáveis e têm consequências".

10h23 - Negócio das autocaravanas 'acelera' à boleia da pandemia. O novo coronavírus trouxe algumas mudanças de hábitos aos nossos dias e é, por isso, normal que as férias este ano sejam diferentes. Na vizinha Espanha, os dados revelam que o negócio das autocaravanas está a crescer numa altura em que os viajantes se adaptam ao novo contexto. 

10h17 - A mara de Paços de Ferreira foi encerrada depois de terem sido detetados mais quatro casos de Covid-19, informa esta quarta-feira a autarquia através de um comunicado. Os casos de infeção foram identificados a sequência da realização de um teste de despistagem a todos os colaboradores que trabalham no edifício da sede da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. No total, há já cinco casos confirmados na autarquia. 

10h00 - Dia Mundial da Alergia: a importância do diagnóstico em tempos de pandemia. Esta quarta-feira, dia 8 de julho, assinalamos o Dia Mundial da Alergia com uma iniciativa da OMS e da Organização Mundial da Alergia.

09h53 - O festival NOS Alive - que não se realiza este ano devido à pandemia da Covid-19 e que terá lugar entre 7 e 10 de julho de 2021 no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras - vai contar com Red Hot Chili Peppers, Angel Olsen e Moses Sumney no cartaz, anunciou a organização.

09h50 - A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) vai realizar uma conferência sobre as ameaças à cibersegurança nas empresas, numa altura em que grande parte das organizações está ainda em teletrabalho, em consequência da pandemia do novo coronavírus

09h43 - "Não faremos um eventual novo confinamento como fizemos em março". O novo primeiro-ministro francês, Jean Castex, descartou a ideia de um novo confinamento total do país no caso de uma segunda vaga da epidemia do novo coronavírus, em particular para preservar a economia, preferindo implementar medidas "direcionadas".

09h46 - O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) lançou a campanha #serjovememcasa, com vários conselhos para prevenção devido à Covid-19 e um apelo ao voluntariado por parte dos mais jovens. 

09h21 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar uma operação de fiscalização nos transportes públicos, esta quarta-feira, avança a SIC Notícias. Os utentes que não usem equipamentos de proteção individual - viseiras ou máscaras - podem ser multados. 

09h11 - O desafio PT281+ vai ser entre 23 e 26 de julho a primeira ultramaratona do mundo após a suspensão das provas devido à pandemia de Covid-19, para premiar os cerca de 110 participantes.

09h05 - "Eu confio na hidroxicloroquina". O Presidente brasileiro continua a enfrentar a Covid-19 com tranquilidade e de sorriso no rosto. Num novo vídeo publicado nas redes sociais, Bolsonaro diz que está a tomar hidroxicloroquina e se sente muito melhor.

08h37 - complicação de quadros de Covid-19 pode estar associada ao factor de von Willebrand - uma glicoproteína de sangue envolvida na hemostase e que, em excesso, está associada a problemas de coagulação. Estes são os resultados de um novo estudo publicado pela revista Ecological Genetics. 

08h12 - Inclusão de associações LGBTI nos apoios da crise Covid-19 discutida hoje. Bloco de Esquerda lembra que a atividade das associações e coletivos LGBTI "tem sido particularmente afetada pela crise pandémica".

07h55 - NBA desvaloriza número de casos de Covid-19 em jogadores. Comissário Adam Silver garante que não ficará "surpreendido" se ainda mais atletas forem diagnosticados com a doença em Orlando.

07h46 - Dados da Alemanha. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 12 mortes (um aumento de 0,13%) e 397 casos de infeção (uma variação de 0,20%) pelo novo coronavírus. No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 197.341 casos confirmados e 9.036 mortes. 

07h34 - Os postos de combustíveis na Área Metropolitana de Lisboa (AML) podem funcionar normalmente até às 22h00, se o horário o permitir, e a partir dessa hora exclusivamente para efeitos de venda de combustíveis e abastecimento de veículos.

07h10 - Os Estados Unidos registaram 60.209 infetados e 1.114 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

06h59 - Mais de três milhões de casos de Covid-19 foram identificados na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, mais de metade no Brasil, onde o novo coronavírus já matou mais de 66 mil pessoas.

06h40 - O México registou 895 mortos e 6.258 infetados nas últimas 24 horas, informaram as autoridades do país na terça-feira. O total de óbitos desde o início da pandemia subiu para 32.014 e o de contágios para 268.008.

06h26 - Pequim não registou nenhum novo caso da Covid-19 nas últimas 24 horas, pelo segundo dia consecutivo, indicaram hoje as autoridades chinesas.

06h21 - "Por que torço para que Bolsonaro morra". O ministro da Justiça do Brasil, André Mendonça, ordenou na terça-feira à Polícia Federal que investigue o autor de um artigo de opinião publicado na Folha de S. Paulo, no qual "deseja" a morte do presidente Bolsonaro.

O presidente brasileiro, de 65 anos, anunciou na terça-feira que o teste da Covid-19 que realizou deu positivo, após ter apresentado sintomas da doença, como febre alta e dores musculares, embora tenha dito estar "perfeitamente bem".

06h05 - O novo confinamento na cidade de Melbourne, após o ressurgimento de casos da Covid-19, custará à Austrália cerca de 3.695 milhões de euros, indicaram as autoridades.

06h00 - Bom dia. Acompanhe aqui todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus em Portugal e no Mundo. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório