Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19: Trombose pode ser explicada pelo fator de von Willebrand

Os efeitos do Sars-CoV-2 no organismo podem alterar a produção da proteína.

Covid-19: Trombose pode ser explicada pelo fator de von Willebrand
Notícias ao Minuto

08:37 - 08/07/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

A complicação de quadros de Covid-19 pode estar associada ao fator de von Willebrand - uma glicoproteína de sangue envolvida na hemostase e que, em excesso, está associada a problemas de coagulação. Estes são os resultados de um novo estudo publicado pela revista Ecological Genetics. 

A pesquisa conduzida pela investigadora Anna Aksenova, da Universidade de São Petersburgo, na Rússia, explica que a replicação do vírus estimula o desenvolvimento de microdanos nas paredes dos vasos sanguíneos. Em resposta a isso, o corpo liberta o fator von Willebrand no sangue, tentando 'corrigir' possíveis 'buracos'. Como resultado, o risco de trombose aumenta. É a essa coagulação que uma parte significativa das mortes por Covid-19 está associada.

"Há estudos em animais e humanos que sugerem que quanto maior o fator de von Willebrand, maior a probabilidade de dificuldade respiratória", afirmou Aksenova, num comunicado enviado à imprensa. "A produção excessiva do factor de von Willebrand pode levar ao desenvolvimento de trombose, inclusive nos capilares pulmonares", acrescenta. 

A investigadora supõe que o  nível e a atividade do fator de von Willebrand possam ser importantes para prever a mortalidade da doença, mas "para confirmar essa hipótese é necessário realizar uma pesquisa abrangente e em larga escala sobre o nível e a atividade da proteína em pessoas infetadas com Sars-CoV-2, em estado ligeiro ou grave de infeção", disse.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório