Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: 6 crianças infetadas nas Caldas. Mais 45 mil casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: 6 crianças infetadas nas Caldas. Mais 45 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:25 - 07/07/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

O boletim epidemiológico desta terça-feira revela que o novo coronavírus já matou 1.629 pessoas em Portugal e infetou 44.416. São mais nove mortos nas últimas 24 horas e mais 287 infetados, sendo que dos novos casos, 207 concentram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), ou seja, cerca de 72,1%. 

O dia de hoje está também a ser marcado pela informação de que a Comissão Europeia agravou as suas previsões económicas para Portugal este ano face aos choques da Covid-19, estimando agora uma contração de 9,8% do PIB, muito acima da anterior projeção de 6,8% e da do Governo, de 6,9%.

Até ao momento, o surto do coronavírus já provocou mais de 538 mil mortos e infetou mais de 11,64 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Consulte aqui a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo: 

00h00 - Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h33 - O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, anunciou hoje que anulará "no primeiro dia" da sua presidência a decisão tomada pelo republicano Donald Trump de retirar Washington da Organização Mundial de Saúde (OMS), caso vença o sufrágio. 

23h27 - Brasil registou, nas últimas 24 horas, 45.305 novos casos de Covid-19 e 1.254 novas mortes. No total, desde que a pandemia chegou ao país, já foram registados 1.668.589 casos de infeção e 66.741 infetados.

23h16 - O Presidente de Angola, João Lourenço, já fez o despiste da Covid-19 em várias ocasiões, mas não foi testado após a reunião do Bureau Político do MPLA, na semana passada, na qual participou um dirigente do partido que testou positivo.  

22h56 - A ligação fluvial Trafaria-Porto Brandão-Belém, entre os concelhos de Almada e Lisboa, irá manter a redução de horários que entrou em vigor em 23 de março, no contexto da pandemia de covid-19, disse hoje à Lusa fonte da Transtejo.

22h43 - A cerca sanitária em Luanda, capital de Angola, vai prolongar-se até 9 de agosto, estendendo-se igualmente ao Cazengo, município do Cuanza Norte, a partir de quinta-feira e pelo mesmo período, foi hoje anunciado.

22h36 - A Casa Branca desejou hoje uma "rápida recuperação" ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após conhecer-se o resultado positivo para o novo coronavírus daquele que é um forte aliado do líder norte-americano, Donald Trump.

22h30 - O município de Leiria anunciou hoje o reforço de medidas para conter a proliferação da pandemia da Covid-19, nomeadamente a distribuição de equipamentos de proteção individual, o encerramento de parques infantis e a realização de testes serológicos.

22h26 - O reinício das aulas em Angola, que estava previsto para a próxima segunda-feira, foi adiado sem nova data, anunciou hoje o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

22h17 - O Serviço Regional de Saúde dos Açores vai ser reforçado este ano com 579 profissionais, de todas as carreiras, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, na Assembleia Legislativa Regional.

22h12 - Washington e ONU confirmaram hoje a notificação oficial sobre a saída dos Estados Unidos da América da Organização Mundial de Saúde (OMS), acusada pelos norte-americanos de tardar a reagir à pandemia do novo coronavírus.

22h06 - António Costa afirmou hoje que vai reunir-se em breve, por videoconferência, com a sua homóloga dinamarquesa, Mette Frederiksen, que chefia um dos governos que se tem oposto à proposta de fundo de recuperação da Comissão Europeia.

21h55 - O número de crianças infetadas num infantário das Caldas da Rainha aumentou para seis, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara. No âmbito do surto com origem num infantário há ainda mais sete pessoas infetadas (duas educadoras e um motorista) e quatro familiares das crianças, de acordo com o autarca.

Além deste surto há um outro detetado no lar do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, com um total de 26 pessoas infetadas (23 utentes e três funcionários).

21h37 - Angola registou mais 33 casos de infeção pelo novo coronavírus, aumentando o total para 386, com mais dois óbitos, anunciou hoje a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

21h24 - O uso de máscaras na via pública será obrigatório, a partir de quinta-feira, na província de Luanda e no município do Cazengo, no Cuanza Norte, estando previstas multas de 5.000 kwanzas (cerca de 7,70 euros) a 10.000 (15,41 euros) para quem violar as regras.

21h13 - António Costa recebeu, esta terça-feira, em Lisboa, o chefe do governo de Itália, Giuseppe Conte, no âmbito da preparação da próxima reunião do Conselho Europeu. Numa conferência de imprensa conjunta, o primeiro-ministro português apontou que "é preciso avançar com ambição porque a situação é muito grave em toda a Europa". O chefe do Executivo abordou ainda as previsões económicas da Comissão Europeia, considerando que "revelam bem a urgência de que haja um acordo" no Conselho Europeu deste mês.

Na sua intervenção, Giuseppe Conte começou por se mostrar "feliz" por estar em Portugal, aproveitando para destacar o sentimento "de amizade" entre os dois países. "Participámos em várias reuniões internacionais no Conselho Europeu, sempre tentámos cultivar um diálogo, intenso, direto, franco e partilhamos posições comuns".

21h00 - França registou hoje mais 13 mortes nos hospitais e 475 novos casos de Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o país já identificou 29.993 vítimas mortais e 168.810 infetados

20h56 - O embaixador dos Estados Unidos da América em Brasília, Todd Chapman, testou negativo para o novo coronavírus, após se ter reunido no sábado com o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que se encontra com Covid-19, informou hoje a embaixada.

20h45 - O economista Eduardo Catroga defendeu hoje que "é preciso vencer o vírus da inação estrutural" para avançar com o desenvolvimento da economia depois da pandemia de Covid-19.

20h32 - A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, condenou hoje as empresas que se estão a aproveitar dos efeitos da pandemia para cortar empregos, como a Super Bock, ou retirar direitos aos trabalhadores, como a Dat-Schaub.  

20h24 - O segundo comandante-geral da GNR, Rui Clero, disse hoje que a corporação teve que adaptar este ano as ações de sensibilização sobre o uso correto do fogo devido à pandemia de Covid-19, tendo procurado avisar a população individualmente.

20h11 - A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, alertou hoje no Conselho de Segurança que a evolução da Covid-19 ameaça criar tensões e defendeu a proteção dos direitos humanos.

Notícias ao MinutoMichelle Bachelet© Reuters

20h02 - A Madeira não registou nas últimas 24 horas novos casos de infeção por covid-19, mantendo um total de 95 casos notificados, dos quais 90 recuperados e cinco ativos, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde.

19h52 - O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, assegurou hoje, no parlamento, que, até ao momento, não foram registados casos de infeção por Covid-19 decorrentes da atividade da pesca.

19h48 - A administração do presidente norte-americano Donald Trump notificou o Congresso que está a retirar oficialmente os EUA da Organização Mundial de Saúde (OMS), numa altura em que o país enfrenta a pandemia de Covid-19.

A informação foi divulgada pelo senador Robert Menendez, o principal membro do Comité de Relações Exteriores do Senado, esta terça-feira, no Twitter. De acordo com o político, "chamar a resposta de Trump de caótica e incoerente não faz justiça. Isto não protege as vidas dos americanos ou os interesses - deixa os americanos doentes e a América sozinha". 

19h37 - Vários opositores políticos do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usaram hoje as redes sociais para desejar a recuperação do chefe de Estado, que testou positivo para a Covid-19, mas criticaram a sua postura ao longo da pandemia.

19h23 - São Tomé e Príncipe registou cinco novos casos positivos de Covid-19, nas últimas 72 horas, aumentando para 724 o número de infeções acumuladas, desde meados de março, quando a doença foi declarada no país, anunciou fonte do Ministério da Saúde.

19h02 - Cinco crianças testaram positivo à Covid-19, esta terça-feira, no Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, avança o jornal Público. De acordo com uma fonte oficial daquela unidade hospitalar, até ao momento, nenhuma das crianças infetadas foi hospitalizada. O Notícias ao Minuto já contactou com o hospital, mas não obteve qualquer resposta. 

18h57 - Após o alerta de mais de duas centenas de cientistas de todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu, esta terça-feira, que há indícios de que a Covid-19 se possa transmitir pelo ar. Confirmando que há novas provas sobre a matéria e que é preciso estar atento para perceber as implicações e precauções a serem tomadas, Maria Van Kerkhove, especialista da organização em prevenção e controlo de infeções, adiantou ainda, durante uma conferência de imprensa em Genebra, que a OMS dará "mais informação assim que estiver disponível".

18h52 - Doze estâncias da rede Termas do Centro já reabriram, "cumprindo rigorosos protocolos específicos de higienização e segurança" depois da suspensão originada pela covid-19, anunciou hoje este consórcio, que representa 60 por cento do mercado nacional.

18h45 - A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste informou hoje que já reagendou mais de metade das consultas e cirurgias canceladas nos três hospitais do distrito de Bragança devido à pandemia de Covid-19.

18h33 - Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profiláticoO  magistrado participou numa operação em que estiveram igualmente presentes três pessoas que estão infetadas com a Covid-19. Apesar de o teste do juiz ter dado negativo, permanecerá em isolamento profilático.

18h27 - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disse hoje que a pandemia de Covid-19 pode atirar quase 50 milhões de africanos para a pobreza extrema e destruir até 30 milhões de empregos, principalmente na África central e ocidental.

18h18 - Cinco pessoas foram detidas e cinco autuadas por desobediência, ontem, na Amadora. Em causa estiveram ajuntamentos e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública. 

18h05 - O Festival de fado Santa Casa Alfama realiza-se nos dia 2 e 3 de outubro, no bairro de Alfama, em Lisboa, respeitando "escrupulosamente as regras da Direção Geral da Saúde", de segurança sanitária, contra a Covid-19, foi hoje divulgado.

18h00 - Itália impôs uma quarentena de duas semanas ao navio 'Ocean Viking', que está ao largo de Porto Empedocle, na Sicília, depois do desembarque de 180 migrantes que estiveram retidos a bordo daquela embarcação humanitária vários dias, foi hoje divulgado.

Notícias ao MinutoNavio 'Ocean Viking' no porto siciliano de Empedocle.© Reuters

17h56 - Tedros Ghebreyesus, secretário-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), desejou hoje uma "recuperação rápida" ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que confirmou estar infetado com o novo coronavírus.

17h53 - A SATA solicitou um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para "prover as necessidades de liquidez" até ao final deste ano, porque as medidas para "debelar os impactos da pandemia são insuficientes", anunciou hoje a empresa.

17h42 - O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguação da prática dos crimes de propagação de doença contagiosa e de instigação pública após alguns estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) terem sido infetados com Covid-19, foi hoje anunciado.

17h40 - Vários peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) partem este fim de semana para a China para preparar uma missão internacional de descoberta da origem do novo coronavírus, anunciou hoje o secretário-geral daquela agência da ONU.

17h36 - Moçambique registou mais 28 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 1.040 infeções, mantendo-se com oito óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h32 - Cabo Verde registou mais 37 casos positivos do novo coronavírus, distribuídos pelas ilhas de Santiago e Sal, elevando o total acumulado a nível nacional para 1.500 infeções, informou hoje o Ministério da Saúde. 

17h30 -  Mais de 200 mil pessoas morreram devido à Covid-19 na Europa, anunciou esta tarde a agência de notícias AFP

17h24 - A companhia aérea Lufthansa anunciou hoje que vai cortar mil postos de trabalho administrativos e reduzir em 20% os cargos de gestão em todo o grupo, após a aprovação do resgate pelo Estado alemão.

17h18 - O comando Nacional da GNR indicou hoje que subiu para três o número de militares infetados por covid -19 afetos às subunidades que integram o Comando Territorial de Bragança, onde foram testados 48 agentes.

17h14 - A consultoria norte-americana Nielsen anunciou hoje que vai suprimir 3.500 empregos em todo o mundo, no âmbito de um plano de reestruturação que eliminará as áreas operacionais menos rentáveis e situadas longe do centro de negócios.

17h10 - O número de contágios em Itália subiu hoje para 241.956 e o referente a mortes associadas à Covid-19 para 34.899. Nas últimas 24 horas, foram, assim, registados mais 138 casos confirmados e 30 óbitos, adiantou esta tarde a Proteção Civil italiana. 

17h08 - A fiscalização e a coordenação com autarquias, entidades locais e produtores são as apostas para minimizar os riscos de propagação da Covid-19 entre os 30.000 trabalhadores temporários das campanhas da fruta no Oeste, anunciou hoje o Governo.

17h05 - GNR diz que infrações em Albufeira "têm sido diárias". A força militar levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse hoje à Lusa fonte daquela força

De acordo com a fonte, a GNR foi chamada na noite de domingo para dispersar centenas de pessoas de várias nacionalidades que estavam concentradas na via pública e a consumirem bebidas alcoólicas na Rua da Oura - conhecida como a rua dos bares de Albufeira -, em incumprimento da lei e das recomendações da DGS.

16h56 - Espanha identificou, de ontem para hoje, mais quatro mortes e 124 casos confirmados de Covid-19. Desde o início do surto, o país já registou 28.392 óbitos e 252.130 infetados

16h50 - A Liga Portugal e a Direção-Geral da Saúde (DGS) "uniram forças" e na próxima jornada da I Liga, as 18 equipas vão entrar em campo com camisolas especiais. Jornada arranca amanhã com um Boavista-Marítimo.

16h44 - A polícia italiana reforçou a vigilância nas suas praias para tentar assegurar que as medidas de distanciamento social são cumpridas. A autoridade esteve atenta às praias do Lago Como, com patrulhas a pé e nos barcos. Foi no decurso de uma dessas patrulhas que a polícia encontrou um grupo de seis nudistas, todos homens, este domingo, informa a BBC. Os seis homens foram multados e cada um deles teve de pagar uma coima de 3.300 euros por atentando ao pudor.

16h34 - O Reino Unido registou nas últimas 24 horas mais 581 casos confirmados e 155 vítimas mortais associadas à Covid-19, elevando o número total de infetados, desde o início da pandemia, para 286.349 e o de óbitos para 44.391

16h22 - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) anunciou, hoje, o lançamento de um guia digital sobre turismo e lazer em tempos pandemia, que procura responder às principais preocupações dos consumidores, dando-lhes também alguns conselhos. O guia, disponível em português e inglês, destaca também o "fundamental das novas regras" criadas num período marcado pela pandemia do novo coronavírus

16h18 - Jair Bolsonaro revelou, esta tarde, que o teste que realizou à Covid-19 deu positivo.  "Estou perfeitamente bem", afirmou o Presidente do Brasil em declarações aos jornalista, cita a G1. Recorde-se que o Chefe de Estado brasileiro foi submetido ao teste, ontem, após ter tido febre e sentido dores no corpo.

16h01 - O presidente do Turismo Centro de Portugal disse hoje que "praticamente 55% de todas as unidades" e entidades turísticas da região possuem selo 'Clean and Safe', que dá garantias de segurança em relação à pandemia da Covid-19.

15h58 - O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, alertou hoje para o perigo que pode significar a conjugação da gripe sazonal com uma segunda vaga da pandemia de Covid-19, e sugeriu que essa possibilidade seja acautelada desde já. 

"O inverno tem de ser programado já e com muita cautela. Não sabemos se vamos ter ou não uma segunda onda da pandemia, mas de certeza que vamos ter a gripe sazonal. Sabemos também que durante esse período os hospitais ficam com os serviços de urgência bloqueados, assim como os próprios internamentos, e perante este cenário, a que se junta a covid-19, temos de preparar antecipadamente o que vai ser feito", defendeu Miguel Guimarães em visita ao Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, em Lisboa.

15h46 - O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, propôs impor tratamento involuntário a pessoas que se recusem a receber o mesmo para se curarem da Covid-19. Segundo o The Guardian, esta sugestão vem na sequência do surgimento de um surto em Vento, no norte do país, que foi originado por um homem que contraiu a doença após ter regressado a Itália vindo da Sérvia e que se recusou a receber tratamento num hospital. 

“Estou a avaliar com o meu departamento legal a hipótese de impor tratamentos em casos em que uma pessoa que deva ser assistida medicamente, se recuse a receber ajuda hospitalar", revelou o governante. 

15h42 - A Câmara de Paços de Ferreira informou hoje que a empresa onde foram detetados, no domingo, três casos de covid-19 encontra-se encerrada e que só retomará a atividade na próxima semana.

15h38 - Os Estados Unidos anunciaram hoje um investimento de 1,4 mil milhões de euros à empresa Novavax por uma vacina contra a Covid-19, garantindo, assim, aos Estados Unidos a prioridade nos primeiros 100 milhões de doses.

15h31 - O festival internacional de curtas-metragens Leiria Film Fest acontece entre 9 e 12 de julho num modelo simplificado, adaptado às condicionantes da pandemia de Covid-19, com sessões 'online' e presenciais em Leiria e na Batalha.

15h24 - O Governo português estima que os apoios a empresas que adaptam a sua atividade às circunstâncias causadas pela pandemia de Covid-19 possam atingir cerca de 250 milhões de euros, revelou hoje o secretário de Estado adjunto e da Economia, João Neves.

15h12 - A Área Metropolitana de Lisboa anunciou hoje que vai enviar uma carta ao Ministério da Educação com "alguns dos desafios" na preparação do próximo ano letivo, inclusive o financiamento das medidas de higienização suplementares devido à pandemia.

15h09 - Se tem piscina em casa, saiba que agora, em tempos de pandemia, não pode mesmo deixar de os cumprir certos cuidados com a limpeza da mesma. Para o ajudar a não correr riscos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou, na sua página de Facebook, dois conselhos para a desinfeção de piscinas e similares.

15h05 - Uma responsável do Ministério da Saúde de Israel demitiu-se hoje, denunciando o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação do novo coronavírus num país em que os casos de infeção continuam a aumentar.

15h00 - Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam maior risco de destruição de emprego, alerta a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) estimando que, no Algarve, podem ser perdidos mais de 40% dos empregos.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos da evolução da pandemia, que ocorreram durante a manhã e início da tarde desta terça-feira, em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório