Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Hong Kong: Líder de movimento pró-democracia anuncia fuga do território

Nathan Law, um dos jovens ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong, anunciou hoje que fugiu do território após a entrada em vigor da nova lei de segurança imposta por Pequim.

Hong Kong: Líder de movimento pró-democracia anuncia fuga do território
Notícias ao Minuto

17:26 - 02/07/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

"Eu já saí de Hong Kong e continuo a trabalhar (a favor das reformas democráticas) internacionalmente", disse Law, numa mensagem aos media, sem especificar onde se encontra.

"Perante a avaliação de risco, não vou revelar onde estou, nem sobre a minha situação pessoal, neste momento", disse o ativista que se tornou um dos jovens líderes do movimento que milita pela democracia em Hong Kong e que tem ajudado a promover muitos dos protestos que têm saído à rua ao longo dos últimos meses.

Law foi também um dos fundadores do partido pró-democracia Demosisto, que esta terça-feira anunciou a sua dissolução, depois de o Parlamento chinês ter adotado a nova lei de segurança nacional em Hong Kong.

O Demosisto foi fundado por estudantes, no âmbito do movimento dos guarda-chuvas, em 2014, que lutou contra o crescente domínio de Pequim sobre a antiga colónia britânica.

Na quarta-feira, menos de 24 horas depois da entrada em vigor da nova lei de segurança nacional, a polícia de Hong Kong realizou as primeiras prisões sob a alçada desta legislação, que atribui à justiça chinesa competência para tratar crimes atentatórios contra a integridade política desta região semi-autónoma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório