Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

EUA: Negado pedido de governo para proibir publicação de livro de Bolton

O juiz considera que o livro levanta "graves preocupações de segurança nacional", mas argumenta que a proibição não é a solução "apropriada".

EUA: Negado pedido de governo para proibir publicação de livro de Bolton
Notícias ao Minuto

16:08 - 20/06/20 por Fábio Nunes

Mundo Donald Trump

A justiça norte-americana rejeitou o pedido da administração Trump para proibir a publicação do livro de memórias de John Bolton, antigo conselheiro de Segurança Nacional do presidente, de acordo com a BBC. O lançamento do livro está agendado para a próxima terça-feira. 

O Departamento de Justiça norte-americano pediu a um juiz federal que impedisse a publicação do livro, com a justificação de que contém informações confidenciais. 

No entanto, já foram impressas e distribuídas pelo mundo cópias do livro, motivo pelo qual o juiz Royce C. Lamberth considerou que era demasiado tarde para que um pedido desses vingasse. 

"Com centenas de milhares de cópias no mundo inteiro - muitas em redações - o estrago já está feito. Não há forma de restaurar o status quo", afirmou o juiz. 

O magistrado decidiu que a proibição da publicação do livro não era a solução "apropriada" nesta altura, mas ainda assim referiu que o livro 'The Room Where It Happened' levanta "graves preocupações de segurança nacional". 

"Bolton brincou com a segurança nacional dos Estados Unidos. Expôs o seu país a danos e a si próprio a responsabilidade civil (e potencialmente criminal)", sublinhou o juiz Lamberth

O livro de John Bolton contém diversas alegações embaraçosas e penalizadoras para Donald Trump. O antigo conselheiro de Segurança Nacional sugere que há mais razões para tentar destituir Trump além do processo da Ucrânia e, entre outras afirmações explosivas, salienta que o presidente pediu a ajuda de Xi Jinping para ganhar as eleições deste ano

[Notícia atualizada às 16h58]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório