Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nonagenária morre de Covid-19 após 'oferecer' ventilador "aos mais novos"

Suzanne Hoylaerts foi admitida num hospital duas semanas depois de começar a ter sintomas agudos do novo coronavírus. Quando os médicos propuseram pô-la num ventilador rejeitou a proposta e disse estar a tomar essa opção para libertar recursos para doentes com menos idade.

Nonagenária morre de Covid-19 após 'oferecer' ventilador "aos mais novos"
Notícias ao Minuto

23:40 - 31/03/20 por Sérgio Abrantes

Mundo Bélgica

Suzanne Hoylaerts, uma mulher belga de Binkom, faleceu esta terça-feira de Covid-19, isto após ter rejeitado ser posta em respiração assistida com recurso a um ventilador.

Segundo o relatado pelo jornal Mirror, Suzanne deu entrada numa unidade hospitalar duas semanas depois de ter começado a sentir os primeiros sintomas agudos. A dificuldade em respirar e a falta de apetite levaram-na a aceitar a hospitalização, mas antes de falecer, dois dias depois de ser internada, teve um gesto louvável e controverso.

De acordo com esta publicação, ao ser sugerido pelos médicos que fosse tratada com recurso a um ventilador, Suzanne rejeitou a oferta, deixando esse tão escasso recurso para pacientes mais novos.

"Não quero usar respiração artificial. Guardem o ventilador para pacientes mais novos, eu já tive uma boa vida", terá dito Suzanne aos médicos.

A sua filha, Judith, contou ao jornal Het Laatste Nieuws que nem teve oportunidade de se despedir da mãe. "Nem posso despedir-me dela, não tenho oportunidade de ir ao seu funeral", afirmou, dizendo desconhecer como a mãe possa ter contraído o vírus uma vez que estava há várias semanas em isolamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório