Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: PSP controla quem vai para Sul. Itália passa as 10 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: PSP controla quem vai para Sul. Itália passa as 10 mil mortes
Notícias ao Minuto

07:00 - 28/03/20 por Sara Gouveia com Melissa Lopes

Mundo Coronavírus

Portugal atravessa, desde quinta-feira, a fase mais crítica da pandemia - a fase de mitigação - já com 100 mortos, segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde. Há ainda 5.170 infetados - um aumento de 902 casos em 24 horas. O número de recuperados mantém-se inalterado (43) desde quinta-feira. Ainda ontem, um avião que aterrou ontem em Lisboa com material médico para ajudar o país a mitigar a pandemia de Covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para testes e os ventiladores.

Por seu lado, a situação também não está fácil para os Estados Unidos ou a Itália, em particular. Os Estados Unidos ultrapassaram, esta sexta-feira, os 100 mil casos confirmados de Covid-19, com o número de vítimas mortais a subir também para 1.500.

Já na Itália, ontem foi o dia com mais mortos em 24 horas desde que começou a pandemia - 919 apenas em 24 horas. Este sábado, o número de vitimas mortais  em solo italiano ultrapassou as 10 mil.

Aqui ao lado, em Espanha, houve mais 832 vítimas mortais, tornando-se o segundo país do mundo a passar a barreira das 5 mil vítimas (5.690) da Covid-19, atrás de Itália. 

Mais de 600 mil casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 183 países e territórios desde o início da pandemia. O novo coronavírus já matou, pelo menos, 29 mil pessoas em todo o mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Continue a acompanhar-nos aqui. 

20h14 - A Misericórdia de Santo Tirso informou ter efetuado este sábado mais 19 testes de rastreio à covid-19 a utentes e colaboradores do lar Dra. Leonor Beleza, que na sexta-feira registou o quinto caso positivo do novo coronavírus.

20h05 - Édouard Philippe, primeiro-ministro francês, sublinhou este sábado que a única forma de vencer este período difícil decorrente da pandemia da covid-19 é com disciplina e concentração, e avisou que os próximos 15 dias "vão ser mais difíceis".

19h45 - O presidente da Câmara de Ovar, município atualmente em estado de calamidade pública devido à pandemia Covid-19 e sujeito a cerco sanitário, disse este sábado sentir "muito pouco apoio" por parte do Instituto da Segurança Social e do Ministério da Saúde.

19h30 - O Ministério da Administração Interna anunciou que, até às 18 horas deste sábado, já foram detidas 69 pessoas por desobediência,  designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência. No mesmo período, foram encerrados 1.509 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

19h25 - O novo coronavírus continua a alastrar no continente africano. São já dezenas os países afetados, contabilizando 2.650 casos confirmados de Covid-19 e 49 mortes, de acordo com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde. "Os governos e autoridades de saúde de todo o continente estão a esforçar-se para travar o contágio generalizado", apontou. 

19h29 - Se, tal como o senhor Silva, é amante de uma boa partida de cartas, faça como ele: fique em casa e jogue da forma mais segura, recorrendo às novas tecnologias. 

19h06 - O primeiro teste ao bebé de mãe infectada por Covid-19 em Lisboa deu negativo. Este, recorde-se, é o terceiro bebé nascido em Portugal de mãe infetada. Nenhum testou positivo para Covid-19. 

19h00 - Com as competições paradas há semanas, as consequências da pandemia também no mundo do futebol são inevitáveis. A Juventus revela este sábado que equipa técnica e jogadores aceitam cortes salariais

18h54 - Por cá, os níveis de poluição da Avenida da Liberdade, em Lisboa, tiveram na última semana uma redução de 60% em relação ao período homólogo, registando-se as concentrações mais baixas dos últimos sete anos.

18h35 - França ultrapassou este sábado a barreira dos dois mil mortos devido ao novo coranavírus. Nas últimas 24 horas, morreram em solo francês 319 pessoas com covid-19, elevando para 2314 o número de vítimas mortais.

18h25 - Aaron Ramsey, jogador da Juventus, fez uma uma doação superior a 11 mil euros a uma instituição de caridade do País de Gales, o seu país natal, para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus.

18h20 - O Hospital de São João vai passar a realizar, a partir das 08:00 de domingo, um "rastreio sistemático" à covid-19 "a todos os doentes com internamento programado ou urgente" naquele centro hospitalar. 

18h05 - A Fundação Sporting vai oferecer no domingo um almoço à comunidade dos sem-abrigo, numa iniciativa em que também alguns médicos irão medir a febre e monitorizar as pessoas presentes, devido à pandemia de Covid-19.

18h45 - O primeiro-ministro espanhol anunciou que todos os serviços não essenciais param a partir de segunda-feira

17h51 - Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, fala ao país. "É o momento de maior dificuldade da União Europeia desde a sua criação. A UE tem que estar a altura e não defraudar os seus cidadãos. Precisamos de provas, contundência e solidariedade", afirmou, em linha com o que tem dito António Costa. Sánchez defende que a Europa precisa de implementar "uma economia de guerra" com medidas que apoiem a dívida pública. 

"A humanidade inteira está ser posta à prova. A pandemia actua cegamente", referiu Sánchez, sublinhando que mais de um terço da população mundial "está confinada para lutar contra um inimigo comum". 

17h45 - A Organização Mundial de Saúde disponibiliza aos profissionais de saúde e profissionais de saúde pública um curso online gratuito sobre prevenção e controlo do novo coronavírus. Saiba como fazê-lo aqui.

17h35 - O Lar de Idosos da Misericórdia de Foz Côa, que registou da morte de um utente de 99 anos por covid-19, realizou testes a 45 funcionários e 62 utentes, tendo-se confirmado hoje 10 casos positivos.

17h15 - Em Itália, nas últimas 24 horas, morreram 889 pessoas, ultrapassando as 10 mil mortes. O número de infetados neste país situa-se agora nos 92.472, com mais 5.974 casos positivos, de acordo com os dados da proteção civil italiana. 

17h12 - No Porto, são os drones a 'dizer' quem passeia no litoral para ir para casa. "Estamos sob uma ameaça muito grave, regresse a casa, não permaneça no espaço público", avisa-se na gravação-áudio dos drones.

17h10 - Os estrangeiros que nunca deram entrada com nenhum processo de regularização no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, até ao dia em que foi declarado o estado de emergência, vão ter direito aos cuidados de saúde, informou hoje o Governo.

16h50 - A ministra da Saúde disse hoje que serão necessários voluntários com competência técnica em assistência a doentes e idosos em cuidados continuados e lares para substituir cuidadores que precisem de se afastar devido à pandemia de covid-19. Recorde aqui o vídeo da DGS sobre os cuidados a ter com os idosos. 

16h45 - A Marinha, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, iniciou hoje o fornecimento de refeições a sem abrigo, na zona do Cais do Sodré, durante o Estado de Emergência. 

16h32 - O grupo aeronáutico Airbus doou mais de quatro milhões de máscaras de proteção às autoridades sanitárias de Espanha, Alemanha, França e Reino Unido.

16h28 - Três hotéis de Lisboa reabriram hoje portas para acolher gratuitamente 80 profissionais de saúde após um "pedido urgente" feito esta manhã pelos hospitais Curry Cabral e São José.

16h24 - A mulher de 36 anos detida junto à fronteira do Caia na posse de 5.080 doses de cocaína, na quinta-feira, está infetada pela doença covid-19 e obrigou 16 militares da GNR a ficarem em quarentena.

16h10 - Cem toneladas de equipamentos de proteção chegam na terça-feira a Portugal. O carregamento prevê equipamentos como máscaras, respiradores, batas, fatos, toucas, luvas. Ainda na próxima semana, chegarão 200 mil testes para deteção de covid-19. 

16h04 - A PSP de Lisboa está identificar hoje todos os automobilistas que atravessam a Ponte 25 de Abril, no sentido norte-sul. O objetivo é travar movimentos desnecessárias em altura de pandemia

Os registos fotográficos partilhados nas redes sociais mostram o trânsito na Ponte 25 de Abril. 

16h00 - Dos EUA, chega a história de um adolescente de 17 anos que morreu, em Lancaster, na Califórnia, por suspeita de Covid-19. Ter-lhe-á sido recusado o tratamento de urgência por não ter seguro de saúde.

15h45 - Num sábado de sol, foram muitos os lisboetas que aproveitaram a manhã para passear e levar os cães à rua, mas também muitos os que optaram por caminhadas, corridas e treinos ao ar livre. De recordar que o Estado de Emergência não impede que pratique exercício físico na rua, deve é fazê-lo evitando multidões e mantendo o devido distanciamento social mínimo de 2 metros. Recorde aqui as regras do Estado de Emergência. 

15h35 - A partir de segunda-feira, a Rússia fecha totalmente as fronteiras para tentar travar a propagação do novo coronavírus

15h28 - Macau anuncia mais dois casos de Covid-19 importados de Portugal. Há naquele território um total de 37 pessoas infetadas com Covid-19. 

15h24 - Está em situação de isolamento por indicação médica? Saiba exatamente o que tem de fazer. Neste vídeo, a Direção-Geral de Saúde explica-lhe tudo. 

15h16 - Sem planos para esta tarde? Aceite a sugestão da Polícia de Segurança Pública e "divirta-se na sua cozinha". 

15h10- Foi hoje revelado que as autoridades dos Estados Unidos (EUA) aprovaram a produção e o uso de um novo teste para diagnosticar a doença covid-19, fabricado por uma farmacêutica norte-americana, que possibilita ter resultados em menos de 15 minutos.

15h05- Já morreram na Europa, zona mais afetada pela pandemia, 20.059 pessoas. Com 9.134 e 5.690 mortes, respetivamente, Itália e Espanha são os dois países mais afetados pela pandemia. Juntos, os dois países representam quase três quartos das mortes contabilizadas na Europa por causa do novo coronavírus.

14h21 - Reino Unido ultrapassou barreira dos mil mortos. Com mais 260 mortos nas últimas 24 horas o total de óbitos por Covid-19 subiu para 1.019. Segundo o Serviço Nacional de Saúde britânico, as vítimas mortais tinham entre os 33 e os 100 anos e todos, menos 13, tinham outros problemas de saúde.

14h13 - Centenas de turistas presos em altas altitudes no Nepal, como o Evereste, devido ao encerramento do país por causa da pandemia Covid-19, começaram a ser transportados de avião para "locais seguros" através do aeroporto de Lukla, foi hoje anunciado.

14h07 - Centenas de turistas europeus retidos em Bali por causa do cancelamento da maioria das ligações aéreas internacionais devido à pandemia da Covid-19 começaram hoje a ser retirados daquela ilha indonésia e a ser repatriados para a Europa, foi hoje divulgado.

13h53 - O Governo Regional dos Açores anunciou hoje que adquiriu material de proteção individual para profissionais de saúde e bombeiros, que combatem a pandemia da Covid-19, num total de 9,3 milhões de euros.

13h42 - A urgência pediátrica do Hospital Fernando Fonseca (Amadora), encerra a partir de hoje no período noturno e até ao próximo dia 11 de abril após serem detetados casos de contaminação com o coronavírus, anunciou a unidade hospitalar.

13h39 -  A polícia finlandesa, forças militares e oficiais da guarda de fronteira começaram a impor um bloqueio a uma região importante do sul do país, que inclui a capital, Helsínquia, devido à pandemia da Covid-19.

13h27 - Um centro de testagem à Covid-19 vai entrar em funcionamento no domingo, em Vila Real, numa parceria entre o município e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte que visa reforçar o combate à pandemia.

13h19 - A Fundação do FC Barcelona vai entregar 30 mil máscaras ao departamento de saúde da Catalunha, para fazer face à propagação do coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, anunciou hoje o clube.

13h02 - O Governo português decidiu regularizar os estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, medida em vigor desde a declaração do estado de emergência, no dia 19, e que garante os mesmos direitos que os restantes cidadãos.

12h56 - O Presidente da República pediu aos portugueses que "respeitem o apelo de contenção" na época da Páscoa. Durante uma visita a uma farmacêutica, Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que o combate à Covid-19 "é uma tarefa coletiva" que o país está "a vencer porque a adesão dos portugueses é massiva".

12h41 - A mara da Figueira da Foz vai instalar uma Área Dedicada Covid-19 no Centro de Formação da Guarda Nacional Republicana (GNR), naquela cidade, cedida, para o efeito, pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

12h35 - Veja aqui as incidências da conferência de imprensa diária da ministra da Saúde e da diretora-geral da Saúde e reveja abaixo:

12h30 - Em Portugal já morreram 100 pessoas, revela o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), este sábado, o que traduz um aumento de 24 vítimas mortais em relação a ontem. Até ao momento há 5.170 infetados com o novo coronavírus (mais 902). 

12h15 - Moçambique registou um novo caso da doença Covid-19, elevando o total de casos para oito, anunciou o hoje o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

12h08 - O impressionante relato do presidente da Atalanta que não vai esquecer a imagem "dos caminhões do exército alinhados em frente ao cemitério de Bergamo". "Eu entro num hospital e só consigo chorar. Isto é uma guerra mundial".

11h57 - A mara Municipal do Funchal (CMF) anunciou hoje que vai aplicar um desconto de 50% nos consumos de água relativos ao mês de março, mas apela ao uso responsável daquele bem.

11h36 - Mais de 600 mil casos do novo coronavírus foram oficialmente declarados em todo o mundo desde o início da pandemia, estando confirmadas quase 29 mil mortes, segundo um levantamento feito hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais.

11h29 - Os 191 signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear decidiram adiar a conferência de revisão da sua aplicação devido à pandemia da Covid-19, anunciaram as Nações Unidas.

11h24 - Uma farmácia de Vila Nova de Gaia e outra de Bragança estão encerradas devido a casos de infeção por Covid-19 nas equipas e a pandemia já obrigou a fechar sete estabelecimentos, revelou a Associação Nacional de Farmácias (ANF).

11h17 - Helicópteros militares franceses transportaram hoje pacientes infetados pelo novo coronavírus da cidade francesa de Metz, um dos principais centros da epidemia no país, para a Alemanha, anunciou o Governo francês.

11h13 - As autoridades iranianas anunciaram hoje 139 novas mortes associadas ao novo coronavírus, elevando o número oficial da pandemia da Covid-19 no Irão para 2.517 mortos.

11h11 - O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) questionou o Governo se tem conhecimento de casos em que entidades oficiais, ao abrigo da situação de emergência da pandemia de Covid-19, têm colocado limitações à liberdade de imprensa.

11h09 - A Alemanha contabilizou 6.294 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, registando, no total, 48.582 pacientes infetados e 325 vítimas mortais, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Robert Koch.

10h56 - O futebolista Neymar, a jogar no Paris Saint-Germain, juntou-se a uma campanha para ajudar as famílias das favelas de São Paulo a enfrentar a pandemia da Covid-19. "A solidariedade deve ser mais contagiosa que o vírus", afirmou o internacional brasileiro.

View this post on Instagram

Que as pessoas pensem mais no próximo, em especial, em um momento de tanta angústia, incertezas e sofrimento. Não estamos captando recursos, estamos doando recursos próprios, e mobilizando amigos e familiares. Se quiser e puder, façam o mesmo. Para quem também quiser doar e não sabe como e para quem, abaixo o link de duas Iniciativas sérias, comprometidas e transparentes, que estão captando recursos. A Solidariedade deve ser mais contagiosa que o virus. http://uniaosp.org/ https://benfeitoria.com/uniaorio #exemploarrasta #diretoriadobem #favelaépotencia

A post shared by Luciano Huck (@lucianohuck) on Mar 26, 2020 at 4:26pm PDT

10h49 - O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que a crise causada pelo novo coronavírus não pode ser superada "sem uma forte solidariedade europeia, em termos de saúde e orçamento", numa resposta a perguntas de três jornais italianos, hoje publicadas.

10h43 - Espanha ultrapassou a barreira dos 5 mil mortos e contabiliza um total de 5.690 vítimas mortais por Covid-19, depois de nas últimas horas terem morrido mais 832 pessoas. Segundo os últimos dados revelados pelas autoridades de Saúde espanholas, o número de infetados pelo novo coronavírus no país perfaz já os 72.248, com 8.189 novos casos.

10h27 - Do "cheque emergência" à proibição do corte da luz. Saiba quais são as 15 medidas propostas pelo CDS para apoiar a economia e o emprego. 

10h23 - Com o futebol parado, devido à propagação do novo coronavírus, os clubes também são obrigados a fazer uma gestão das suas contas, afinal tempos excepcionais obrigam a medidas excepcionais. Saiba qual será o corte salarial que CR7 vai sofrer na Juventus.

10h16 - A Universidade de Coimbra já registou 23 intercâmbios cancelados e 81 desistências do curso de língua portuguesa, e admitiu que os estrangeiros a regressar temporariamente aos países de origem pode crescer face à pandemia da Covid-19.

10h01 - O chefe de gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, declarou hoje que o governo da Alemanha não afrouxará as restrições impostas no país devido à pandemia da Covid-19 antes de 20 de abril.

9h53 -  Numa altura em que todos os campeonatos do Velho Continente estão parados, à exceção do bielorrusso, por força do combate ao novo coronavírus, nos bastidores da UEFA já se discutem possíveis soluções para que a presente época ainda conheça o seu término.

9h46 - Os bebés da quarentena. Pimpinha Jardim, Badoxa e Sisley Dias são algumas das celebridades portuguesas que receberam a chegada dos seus bebés durante a pandemia do novo coronavírus.

9h25 - O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu hoje que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas na sequência da pandemia de Covid-19.

9h17 - O Brunei registou a primeira morte por Covid-19, um homem de 64 anos, que tinha começado a mostrar sintomas pouco depois de regressar de uma viagem no início do mês, anunciaram hoje as autoridades de saúde locais.

9h03 - Numa altura em que a pandemia da Covid-19 força as pessoas a ficar em casa, há cada vez mais padres a explorar as redes sociais para manter o contacto com os fiéis.

8h43 - Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) publicou um conjunto de perguntas e respostas sobre as medidas extraordinárias do Governo de combate à pandemia da Covid-19. Ainda tem dúvidas? Consulte esta página.

8h39 - fundação do fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e da mulher Priscilla Chan - a Chan Zuckerberg Initiative (CZI) - contribuirá com 25 milhões de dólares para encontrar e desenvolver tratamentos para a Covid-19.

8h23 - Transportes públicos suspensos e obrigação de manter um metro de distância nas lojas são regras previstas no decreto sobre o estado de emergência em Timor-Leste, aprovado hoje em Conselho de Ministros e a que a Lusa teve acesso.

8h12 - Cristiano Ronaldo ofereceu cinco ventiladores ao serviço de saúde da Madeira. A notícia foi confirmada, nesta sexta-feira,  pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

8h09 - A mara de Ovar revelou na sexta-feira estar a preparar espaços alternativos para a eventualidade de utentes e funcionários de lares de idosos terem de ser transferidos para locais mais seguros devido à pandemia de Covid-19.

8h07 - O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 05 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo coronavírus nos Estados Unidos.

8h02 - O Governo português anunciou hoje que organizará uma operação de transporte aéreo para regresso temporário a Portugal de professores sem atividades letivas presenciais, caso Timor-Leste confirme o fecho das escolas durante um mês.

7h56 - A mara de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, confirmou hoje a segunda morte associada ao vírus da Covid-19 no lar Geriabranca, onde há mais idosos e funcionários infetados com o novo coronavírus.

7h52 - O Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche, no distrito de Leiria, foi encerrado na sexta-feira à noite, após as autoridades de saúde terem determinado a necessidade de toda a equipa cumprir quarentena, disse à Lusa fonte hospitalar.

7h44 - Quase duas centenas de portugueses retidos em Cabo Verde embarcaram hoje, no aeroporto internacional da Praia, no terceiro voo comercial de repatriamento organizado pela TAP no espaço de quatro dias, alguns pagando mais de 750 euros pela viagem.

7h36 - Um tribunal do Rio de Janeiro suspendeu um decreto do presidente brasileiro, que definiu igrejas e "casas lotéricas", para apostas e pagamento de faturas como "serviços essenciais" durante a quarentena devido à pandemia da Covid-19.

7h28 - O número de doentes em estado grave ou crítico devido à Covid-19 na China é de 921, pela primeira vez abaixo do milhar desde janeiro.

7h22 - O Infarmed esclareceu na sexta-feira que não há quaisquer evidências de que os medicamentos utilizados para tratar a hipertensão arterial e as doenças cardíacas ou renais agravem a infeção causada pelo novo coronavírus.

7h17 - Macau registou mais um caso importado da Covid-19, elevando para 35 o número de infetados desde o início da epidemia, anunciaram hoje as autoridades.

7h13 - A Coreia do Sul registou 146 novos casos da Covid-19 e mais cinco mortes, o que eleva o número total de infetados a 9.478 e o de mortos a 144, foi hoje anunciado.

7h05 - A operação de transferência de 53 idosos com a Covid-19 do lar de Vila Real para um hospital privado terminou pelas 05h deste sábado, informou fonte da câmara municipal.

7h03 - Em tempo de crise para muitos, há empresas que estão a ganhar muito dinheiro com a Covid-19. Conheça alguns exemplos.

7h01 - O governo brasileiro proibiu, a partir de hoje, e por 30 dias, a entrada no país de todos os cidadãos estrangeiros por via aérea, de forma a travar a expansão do coronavírus em escala global. Além disso, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou desconfiar do número de mortes e infeções pelo novo coronavírus em São Paulo, o estado do Brasil mais afetado pela Covid-19, assim como dos óbitos registados em Itália.

Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório