Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Vila Real reforça combate à pandemia com centro de testagem

Um centro de testagem à covid-19 entra em funcionamento no domingo, em Vila Real, numa parceria entre o município e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte que visa reforçar o combate à pandemia.

Vila Real reforça combate à pandemia com centro de testagem
Notícias ao Minuto

13:22 - 28/03/20 por Lusa

País Covid-19

Amara de Vila Real explicou hoje, em comunicado, que a estrutura vai ficar localizada no centro de formação dos bombeiros da Cruz Verde, perto do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus.

O município realçou que "apenas poderão recorrer a este centro de testes as pessoas que para ele sejam encaminhadas, quer pela Linha Saúde 24, quer por indicação médica".

Em Vila Real, também o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) está credenciado como centro de testes covid-19.

Numa decisão inicial, a Direção-Geral da Saúde (DGS) excluiu o CHTMAD da rede de laboratórios acreditados para o diagnóstico da covid-19, uma decisão que foi muito criticada pelo presidente do município de Vila Real e outros autarcas da região.

Posteriormente, segundo a câmara, a "DGS ponderou a decisão inicial e resolveu incluir o CHTMAD na rede".

"Vila Real e a região ficam assim com uma capacidade acrescida de despistagem de covid-19, num altura em que o combate à pandemia tem vindo a ser reforçado", salientou o município.

Segundo o boletim epidemiológico de hoje da DGS, o concelho de Vila Real contabiliza um total de 98 pessoas com covid-19.

No Lar de Nossa Senhora das Dores, localizado no centro da cidade, foram detetados 88 utentes e funcionários com a doença, em 99 testes realizados pelo INEM, e esta madrugada concretizou-se a evacuação da instituição particular de solidariedade social.

Foram transferidos 53 idosos com covid-19 para o Trofa Saúde Hospital, localizado em Vila Real, numa operação que teve inicio às 20:45 de sexta-feira e mobilizou 50 operacionais e 25 viaturas entre bombeiros, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército e Proteção Civil.

Para o hospital militar do Porto já tinham sido levados 11 idosos na quarta-feira, encontrando-se mais quatro no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Quatro idosos com testes negativos à covid-19 foram transferidos para uma unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Depois da evacuação, o Exército está a proceder hoje à limpeza e desinfeção do lar, preparando-o para voltar a receber os residentes.

Devido à cadeia de contacto identificada no Lar de Nossa Senhora das Dores, a Câmara acionou na terça-feira o plano de emergência municipal.

Portugal, de acordo com a DGS, regista hoje 100 mortes associadas à covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902, para 5.170.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 129.100 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório