Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Covid-19: Encerrados 1.509 estabelecimentos e detidas 69 pessoas

Administração Interna anuncia este sábado que foram já encerrados mais de 1500 estabelecimentos e foram detidas 69 pessoas, no âmbito da fiscalização ao cumprimentos da normas impostas pelo Estado de Emergência.

Covid-19: Encerrados 1.509 estabelecimentos e detidas 69 pessoas
Notícias ao Minuto

19:34 - 28/03/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

País Covid-19

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública, dando cumprimento às determinações do decreto que regulamenta o Estado de Emergência, em vigor desde o dia 22 de março, encerrou 1.509 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas e deteve 69 pessoas e por crime de desobediência.

Em comunicado, a Administração Interna indica que as detenções aconteceram, designadamente, por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência.

Em relação ao balanço de sexta-feira foram hoje detidas mais cinco pessoas e mandados encerrar mais 60 estabelecimentos.

Os dados hoje divulgados, nota o comunicado do MAI, não contemplam as operações de fiscalização rodoviária, ou outras, realizadas ao longo do dia de hoje.

As detenções deveram-se designadamente a obrigação de confinamento obrigatório e a "outras situações de desobediência ou resistência".

O Governo recorda que as forças de segurança intensificaram, a partir de hoje, a fiscalização rodoviária, durante o fim de semana e ao longo do período da Páscoa. E lembra também que apenas são autorizados a deslocar-se os cidadãos que o façam ao abrigo das exceções previstas no dever geral de recolhimento.

GNR e a PSP, no âmbito do estado de emergência, têm feito ações de sensibilização, vigilância e fiscalização.

O MAI, "perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da covid-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo estado de emergência", diz-se no comunicado, no qual se apela para que as pessoas apenas saiam de casa para o estritamente necessário.

Portugal regista hoje 100 mortes associadas a covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902 para 5.170, segundo os dados hoje divulgados, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório