Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: 4 mortos em Portugal, Há "dever de recolhimento obrigatório"

Portugal vai viver pelo menos 15 dias em estado de emergência. Uma medida "excepcional", nas palavras do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Hoje, em Conselho de Ministros, vão ser aprovadas as medidas que o concretizam. Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 4 mortos em Portugal, Há "dever de recolhimento obrigatório"

Portugal está em estado de emergência desde a meia-noite. O Governo esteve reunido, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros para aprovar as medidas que concretizem a execução do decreto do Presidente da República que institui esta decisão, aprovado pelo Parlamento na quarta-feira, depois de parecer favorável do Executivo de António Costa. 

Ontem à noite, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma declaração ao país onde decretou esta medida, sublinhando aos portugueses que se trata de uma "decisão excepcional". O Estado de Emergência que vigorará durante os próximos 15 dias. O chefe de Estado deu ainda cinco razões pelas quais este é justificado: solidariedade, prevenção, certeza, contenção e flexibilidade. Já o primeiro-ministro António Costa avisou que a declaração do estado de emergência não terá um "efeito salvífico" e, se tudo correr pelo melhor, a pandemia de Covid-19 terá o pico em meados de abril e poderá terminar no final de maio

Recorde-se que a Direção-Geral de Saúde (DGS) informou, ao final da manhã desta quinta-feira, que, nas últimas 24 horas, foram identificados 143 casos novos de Covid-19, em PortugalA Autoridade refere também que já são três as vítimas mortais.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências do Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

19h45 - Os testes de despistagem do novo coronavírus devem ser realizados, em primeiro lugar, aos pacientes hospitalizados e aos profissionais de saúde, assim como aos idosos com problemas crónicos, segundo recomendações hoje publicadas pela Comissão Europeia.

19h43 - A justiça egípcia libertou hoje 15 dissidentes políticos, um dia após ter detido quatro ativistas que exigiram a desocupação das prisões locais, cujas condições higiénicas podem favorecer a propagação da pandemia de Covid-19.

19h41 - Três analistas ouvidos hoje pela Lusa não esperam que a DBRS, na sua pronúncia sobre o 'rating' a Portugal que será conhecida na sexta-feira, altere as suas perspetivas, muito devido aos acontecimentos inesperados associados ao Covid-19.

19h35 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje a proposta de lei do Governo que determina medidas excecionais e temporárias de resposta ao novo coronavírus, um dia depois de ser aprovada pelo parlamento.

19h31 - A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) vai suspender a partir de segunda-feira, dia 23, a produção automóvel no Tramagal (Abrantes) por duas semanas, anunciou hoje a empresa, uma medida para prevenir a expansão do Covid-19.

19h25 - A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) decidiu hoje, "por motivo de força maior", suspender a consulta pública sobre o projeto de regulamento do leilão para a atribuição de licenças 5G, na sequência dos pedidos de suspensão dos operadores.

19h22 - A mara de Caminha informou hoje que vai antecipar os salários dos 350 funcionários do município, para que possam adquirir bens essenciais para o período de confinamento no domicílio devido à pandemia de Covic-19.

19h15 - Os Estados Unidos superaram hoje a marca de 10.000 casos confirmados de Covid-19, segundo uma contagem da Universidade Johns Hopkins.

19h12 - A Europa superou as 4.750 mortes e os 100 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo mais de 41 mil pessoas em Itália, de acordo com uma contagem feita hoje pela AFP, às 17h, recolhida de fontes nos países afetados.

19h09 - Madeira anuncia mais três casos de infeção, número duplicou em 24 horas. O número de casos de Covid-19 na Madeira duplicou nas últimas 24 horas, sendo agora seis os infetados, indicou o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE), esclarecendo que se trata de cinco cidadãos dos Países Baixos e uma madeirense.

19h07 - Algumas centenas de turistas portugueses estão retidos em Cabo Verde sem possibilidade de regresso a casa, devido à interdição de voos decidida pelo Governo cabo-verdiano como forma de conter a propagação do novo coronavírus ao arquipélago.

19h06 - rainha Isabel II fez um comunicado acerca da delicada situação que o mundo vive atualmente por causa da pandemia do novo coronavírus. A monarca inglesa garantiu que vai fazer tudo ao seu alcance para superar esta fase. Leia aqui as suas palavras.

19h - A mara de Lisboa vai antecipar o pagamento de subsídios a associações e organismos que trabalham em diversas áreas sociais e assumir as despesas relativas a bens necessário para combater a pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

18h59 - O novo coronavírus matou 1,4% das pessoas infetadas em Wuhan, na China, segundo um estudo hoje publicado, que destaca também o aumento da taxa de mortalidade com a idade.

18h52 - A primeira profissional de saúde a morrer em Espanha é uma enfermeira. A mulher de 52 anos morreu na quarta-feira à noite, confirmou a Organización Colegial de Enfermería de Espanha.

18h39 - A SATA para hoje de fazer ligações inter-ilhas nos Açores e também vai deixar de fazer voos de fora da região para dentro, mas a TAP e a Ryanair continuam a operar para São Miguel e para a Terceira.

18h38 - A situação na região suíça de Tessin, junto à fronteira com a Itália, é "dramática", advertiram hoje as autoridades helvéticas, com o setor hospitalar a atingir o "limite" face à progressão do coronavírus.

18h36 - O número de mortes provocadas pelo coronavírus Covid-19 subiu para 144 no Reino Unido, de acordo com o balanço diário publicado hoje pelo ministério da Saúde britânico. Foram ainda identificados 3.229 casos.

18h35 - Isolamento de populações poderá ter que se manter durante meses. Medidas como a colocação de cidades ou países em quarentena para travar a pandemia de Covid-19 poderão ter que se manter até haver uma vacina eficaz, o que poderá demorar meses, segundo um estudo científico.

18h29 - Um grupo de 46 médicos portugueses e brasileiros pediu à Ordem dos Médicos de Portugal autorizar para prestarem, de forma voluntária, auxílio médico temporário na resposta à pandemia de Covid-19.

18h26 - O Governo da Mauritânia anunciou hoje o recolher obrigatório noturno, entre as 20h00 e as 06h00 horas, para evitar a propagação do novo coronavírus.

18h25 - Número de mortes em Portugal sobe para 4. A vítima mortal pertence ao concelho de Ovar, o anúncio foi feito por Salvador Malheiro, presidente da Câmara, esta quinta-feira à tarde, na sua página de Facebook.

Em direto na RTP3, o presidente da Câmara avançou tratar-se de uma mulher "com uma idade avançada", que estava internada no Hospital de São Sebastião na Feira.

18h19 - A CP - Comboios de Portugal decidiu reforçar a linha de Sintra, após ter sido registada uma procura elevada nos primeiros comboios da manhã, um dia depois de ter ajustado a oferta a nível nacional, perante o impacto do Covid-19.

18h12 - Colômbia irá impedir a entrada de todos os estrangeiros a partir da meia-noite de segunda-feira, de forma a reforçar o combate à propagação do novo coronavírus, afirmou o presidente Ivan Duque, esta quinta-feira. Esta medida aplica-se a todas as pessoas vindas de fora, mesmo que sejam naturais do país.

18h10 - Os 16 municípios do Algarve vão contribuir com 1,3 milhões de euros para a aquisição de equipamentos e material hospitalar, reforçando os meios disponíveis para combater a epidemia de Covid-19 nos hospitais da região, foi hoje anunciado.

18h07 - A Agência Europeia de Medicamentos contradisse hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que falou na possibilidade de haver uma vacina para o Covid-19 no outono, estimando que o processo demore até 18 meses.

18h05 - O Governo criou um "gabinete de crise" para lidar com a pandemia da Covid-19. O gabinete integrará os ministros de Estado, da Administração Interna, da Defesa Nacional e das Infraestruturas, disse António Costa na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros que aprovou medidas para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

18h03 - A duração das bolsas de investigação científica financiadas diretamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) foi alargada por um mês devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje o Governo.

17h59 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que o mundo está a pagar "um preço alto" pela lentidão com que a China transmitiu inicialmente as informações sobre o novo coronavírus.

17h53 - Com mais de 200 mil contagiados e 160 países afetados pela Covid-19 no mundo e com os seus vizinhos Egito e Israel atingidos, Gaza é o único ponto do Médio Oriente que se mantém até agora livre do vírus. O secretário-geral da ONU, António Guterres avisou hoje que se a propagação do novo coronavírus não for travada, especialmente nas regiões mais vulneráveis, morrerão milhões de pessoas.

17h50 - EDP e a CTG adquiriram 50 ventiladores, 200 monitores e outros equipamentos de apoio médico que serão oferecidos aos hospitais portugueses e que deverão ser entregues ao Ministério da Saúde no final do mês, foi hoje anunciado.

17h48 - TAP decidiu não renovar o contrato a prazo com 100 trabalhadores, que já foram notificados, uma medida do plano de contingência implementado pela companhia no âmbito do surto de Covid-19, confirmou hoje à Lusa fonte da transportadora aérea.

17h45 - O primeiro-ministro já fala em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira e deu conta de que a reunião se centrou nas “restrições ao direito de deslocação e à liberdade de iniciativa económica”, acrescentando que as medidas aprovadas foram pensadas com a “máxima contenção e mínimo de perturbação” do dia-a-dia das pessoas.

"Algumas das disposições constantes [do decreto do Presidente da República] são claras e exequíveis por si próprias" como "as que suspendem o direito á resistência, ou direito à greve, ou infraestruturas essenciais ao país", afirmou António Costa.

Durante estado de emergência:

Abertos: Padarias, mercearias, supermercados, bombas de gasolina, quiosques e farmácias;

Fechados: Estabelecimentos restauração (exceto para take-away ou domicílio), lojas de cidadão, centros comercias e todos as atividades que envolvam atendimento ao público. Os serviços públicos serão feitos via telefone ou online.

17h42 - António Costa apresenta as medidas que vão vigorar durante estado de emergência:

17h32 - O Governo criou um endereço de e-mail para esclarecer as dúvidas dos agentes culturais sobre os apoios disponíveis para o setor, segundo a informação disponível no 'site' de resposta à pandemia de Covid-19.  Há ainda uma centena de empresas de espetáculos e audiovisuais pediu hoje a intervenção do Governo para responder ao "coma profundo" em que entrou esta área da cultura, na sequência das medidas restritivas de contenção da doença Covid-19.

17h30 - A Rússia condenou hoje as acusações "infundadas" e "imorais" destinadas a esconder a "incapacidade" dos europeus de combater a propagação da pandemia da Covid-19, em resposta às alegações da UE sobre uma campanha de desinformação sobre o coronavírus.

17h21 - Itália ultrapassou o número de mortos na China (3.249) com 3.405 óbitos no total. Houve 427 mortes e cerca de 5 mil novos casos nas últimas 24 horas.

17h10 - Cerca de 190 migrantes retidos desde segunda-feira na ilha turística de Kea, na Grécia, estão desde hoje em quarentena num hotel abandonado, devido a uma suspeita da Covid-19 dentro do grupo, afirmou o vice-presidente local.

17h06 - Governo Regional dos Açores anunciou hoje medidas de apoio às empresas, complementares às implementadas a nível de nacional, para promover a manutenção de emprego, em situações de quebra de receitas devido à pandemia da Covid-19. 

17h02 - Mais de duas dezenas de passageiros de um voo proveniente de Orly, França, estão em isolamento no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, por suspeitas relacionadas com a Covid-19, indicou hoje o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC).

16h58 - Na economia, presidente do grupo Lufthansa, Carsten Spohr, disse hoje estar a preparar-se para reduzir o tamanho da empresa, uma vez superada a crise causada pela pandemia de Covid-19 no setor da aviação, um dos mais afetados. Já o Banco de Inglaterra anunciou hoje uma descida nas taxas de juro de 0,25% para 0,1%, um mínimo histórico e um aumento do programa de estímulos para 645 mil milhões de libras (700 mil milhões de euros). E os bancos centrais de todo o mundo anunciaram nos últimos dias várias medidas de apoio à economia numa altura em que esta se encontra paralisada pela pandemia de Covid-19.

16h56 - Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte denunciou hoje que 450 motoristas de dois grupos de operadores privados estão a ser forçados a trabalhar sem máscara ou luvas, desrespeitando medidas para travar a Covid-19.

16h53 - As sanções em França por violação da quarentena chegam aos 375 euros. Para além do trabalho que não pode ser feito através de teletrabalho, só são autorizadas saídas de casa para ir às compras, ao médico, prestar serviço a um familiar dependente e fazer curtas sessões de exercício físico.

16h50 - O corte de estradas secundárias entre Portugal e Espanha foi hoje reforçado com a colocação de vigas de betão em sete localidades do concelho de Chaves para o encerramento destas ser "mais eficaz", adiantou o presidente da câmara.

16h48 - O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, apelou hoje a um recolher obrigatório nacional no domingo na Índia, com 1,3 mil milhões de habitantes, como "experiência" e como "símbolo" na luta contra a pandemia do coronavírus.

16h45 - Um inquérito oficial chinês criticou hoje a polícia de Wuhan, cidade onde foi detetado inicialmente o novo coronavírus, por ter advertido o médico que alertou sobre o surgimento deste vírus, cuja morte, em fevereiro, suscitou a indignação pública.

16h41 - No desporto, Gonzalo Higuaín e Rodrigo Bentancur 'escaparam', esta quinta-feira, à quarentena obrigatória que está a acontecer em Itália, por força da pandemia do novo coronavírus, avança a imprensa italiana. A dupla da Juventus apanhou um voo com destino à Argentina, ainda que dois companheiros de equipa estejam infetados pela Covid-19.  Também, na Formula 1, os Grandes Prémios de Holanda, Espanha e Mónaco foram, esta quinta-feira, adiados devido à pandemia do novo coronavírus

16h38 - governo brasileiro proibiu hoje a entrada de cidadãos estrangeiros de oito países da América do Sul nas suas fronteiras, devido à pandemia de Covid-19, através de uma portaria divulgada numa edição extraordinária do Diário Oficial da União.

16h31 - A corrida aos supermercados online Continente e Auchan tem provocado congestionamento no acesso às lojas virtuais e atrasos na entrega das compras, com as empresas a fazer todos os esforços para responder ao aumento da procura.

16h27 - Três carteiros residentes em Ovar, concelho em estado de calamidade pública devido à disseminação da Covid-19 e sob quarentena geográfica obrigatória, foram hoje impedidos pela PSP de fazer distribuição postal em Santa Maria da Feira.

16h25 - O PAN vai apresentar na Assembleia da República uma resolução que recomenda ao Governo a implementação de um projeto que permita o acompanhamento de idosos durante a pandemia de Covid-19.

16h21 - Dos Açores chega-nos a história de uma farmácia, localizada na Praia da Vitória, na ilha Terceira, que decidiu começar a preparar soluções antisséticas para fazer fase à impossibilidade de a população adquirir o produto já preparado na ilha. Com as receitas que obtiveram através da venda da solução antissética, decidiram encomendar um ventilador e doá-lo ao Hospital do Santo Espírito.

16h19 - A farmacêutica Sanofi Pasteur estimou hoje que uma vacina contra o coronavírus na origem da pandemia Covid-19 só estará pronta para ser comercializada dentro de um ano ou ano e meio.

16h17 - No dia em que se assinala o Dia do Pai, a Polícia de Segurança Pública (PSP) homenageia "todos os papás espalhados pelo país" e relembra "a importância de manter estreitos laços familiares". 

16h13 - Para responder à fase de mitigação do impacto do isolamento voluntário, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa,  decidiu assumir as despesas e transporte de todos os bens essenciais para os habitantes de maior risco de contágio pela Covid-19.

16h12 - O Brasil registou hoje a quinta morte causada pela pandemia do novo coronavírus, uma mulher de 63 anos que morreu na cidade de Miguel Pereira, no estado do Rio de Janeiro. A vítima era empregada doméstica e entrou em contacto com a patroa, que após voltar de Itália, testou positivo para Covid-19. 

16h07 - A Associação Industrial Portuguesa (AIP) disse hoje que apoia as medidas anunciadas pelo Governo para travar o impacto da pandemia Covid-19, ressalvando que é necessário remover o enquadramento burocrático que, por norma, compromete a sua execução.

16h - Portugal está em estado de emergência, mas sabia que há pelo menos outros 25 países que declararam nas últimas semanas o estado de emergência para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

15h58 - Seis cadeias de restaurantes -ArukiChickinho, Grupo Non Basta, Home Sweet Sushi, Sushi@home e The Burguer Guy - uniram-se e vão distribuir gratuitamente refeições aos profissionais de saúde que estão a trabalhar nos hospitais, como uma forma de homenagem tendo em conta a luta destes contra a pandemia de Covid-19.

15h53 - Tondela vai disponibilizar uma linha de atendimento telefónico que permitirá cuidar à distância da população mais vulnerável do concelho. O número a contactar é o 966 335 996, entre as 09h e as 17h dos dias úteis. Já no Fundão, uma rede de voluntariado, que integra pessoas e instituições, está a produzir máscaras de proteção em tecido para ceder à proteção civil nesta fase de combate à pandemia Covid-19.

15h51 - O chefe de uma delegação da Cruz Vermelha chinesa que está a ajudar na resposta italiana à crise de pandemia avisou hoje as autoridades que a única maneira de impedir a disseminação do vírus é encerrar todas as atividades económicas.

15h43 - A Amnistia Internacional Portugal apelou hoje às autoridades para que sejam garantidos os direitos humanos das pessoas mais vulneráveis, no âmbito da declaração do estado de emergência para conter a pandemia de Covid-19.

15h41 - A Autoridade Regional das Atividades Económicas da Madeira (ARAE) apelou hoje à população para não abrir a porta a estranhos, respondendo apenas a elementos de entidades comprovadas de saúde ou segurança para a realização de rastreios da Covid-19.

15h36 - Trinta casos de notícias falsas sobre o Covid-19 foram detetados, esta semana, pelo grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra as 'fake news', com teorias conspirativas sobre o surto, sugerindo que o vírus foi criado em laboratório.

15h32 - As IPSS do Porto querem usufruir das máscaras e luvas que o Governo adquiriu para evitar a propagação da Covid-19, respondendo o Estado com um pedido de levantamento das necessidades.

15h30 - A autoridade de saúde dos concelhos de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel determinou hoje que todos os emigrantes que regressem do estrangeiro devem ficar em isolamento social, por um período de 14 dias, devido à pandemia da Covid-19. Também a autoridade de saúde nos concelhos do Baixo Tâmega determinou o isolamento profilático a todos os cidadãos que regressam do estrangeiro devido à Covid-19, de acordo com publicação no 'site' do município de Amarante.

15h27 - O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) informou hoje que tem recebido queixas dos maquinistas do metro de Almada por falta de "higienização" das composições, mas a empresa garante que a informação "é completamente falsa".

15h25 - O Governo dos Açores determinou que, a partir de sexta-feira, as embarcações de pesca apenas podem acostar ou descarregar o pescado capturado na ilha do seu porto de armazenamento, sendo proibida a descarga em qualquer outra ilha.

15h21 - A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) encomendou 10 ventiladores, admitindo ser um processo "complicado" face à "escassez brutal" do mercado por causa da pandemia de Coivd-19, disse hoje à Lusa o presidente.

15h17 - Os turistas estrangeiros que se encontram de férias no Algarve estão apreensivos com a situação de incerteza gerada pela pandemia de Covid-19 e alguns manifestaram à Lusa preocupação com a viagem de regresso ao seu país.

15h15 - Os governos devem responder à pandemia de Covid-19 dando prioridade à saúde, mas não ignorando a proteção dos direitos humanos, defendeu hoje a organização Human Rights Watch (HRW), num relatório.

15h12 - O número de mortos no Reino Unido subiu para 137. Mais 29 pessoas morreram só em Inglaterra de Covid-19, nas últimas 24 horas, segundo o Serviço Nacional de Saúde britânico, citado pelo Guardian. Tinham entre os 47 e os 96 anos de idade e outros problemas de saúde prévios. A Irlanda do Norte registou a primeira morte hoje e há mais 3 mortos na Escócia (6 no total) e outros dois no País de Gales.

15h10 - A Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, bem como a secção consular, suspenderam hoje o atendimento ao público no âmbito das medidas extraordinárias tomadas para evitar contágio pela Covid-19.

15h07 - Um grupo de portugueses e outros passageiros que ficaram retidos na quarta-feira, em Maputo, após o cancelamento de um voo para Portugal devido à Covid-19, têm viagens de regresso no sábado e segunda-feira, disse à Lusa um dos elementos.

15h03 - O governo israelita tem tomado uma série de medidas para conter a propagação do novo coronavírus, mas o primeiro-ministro em funções é acusado de explorar a crise para se manter no poder minando a democracia no país.

14h58 - O Príncipe Alberto do Mónaco está infetado com Covid-19. A Casa Real já confirmou, na tarde desta quinta-feira, que o filho do príncipe Rainier III de Mónaco e de Grace Kelly testou positivo, avança a imprensa internacional. 

15h52 - A conferência de presidentes do Parlamento Europeu decidiu organizar uma sessão plenária na próxima semana, dia 26 de março, na qual os eurodeputados votarão por correio eletrónico, para acelerar as medidas de combate à pandemia de Covid-19.

14h50 - Cerca de 200 mil cidadãos da União Europeia foram repatriados desde o início do surto de Covid-19, estando agora perto de 100 mil a aguardar ações de repatriamento, incluindo em países africanos, informou a Comissão Europeia.

14h48 - O vice-presidente da Câmara de Ovar, onde foi decretada a situação de calamidade pública e imposta quarentena obrigatória, disse hoje estar a analisar a situação dos residentes que diariamente têm de trabalhar noutros concelhos, em atividades consideradas essenciais.

14h45 - Instituições, bancos centrais e Governos de todo o mundo lançaram uma bateria de medidas para atenuar os efeitos económicos da pandemia de Covid-19, que já se cifra em mais de seis biliões de euros.

14h42 - Várias pessoas nos Estados Unidos estão a decorar as suas casas no exterior com luzes de Natal. O objetivo é espalhar uma onda de energia positiva quando o mundo sofre com a propagação do novo coronavírus

14h38 - A conferência de presidentes do Parlamento Europeu decidiu hoje organizar uma sessão plenária na próxima semana, dia 26 de março, na qual os eurodeputados votarão por correio eletrónico, para acelerar as medidas de combate à pandemia.

14h32 - A Alsea informou hoje que, perante a declaração de estado de emergência, decidiu encerrar todos os seus estabelecimentos em Portugal, ou seja, 20 lojas Starbucks e dois restaurantes Ginos

14h20 - O briefing do Conselho de Ministros onde serão apresentadas as medidas do estado de emergência em Portugal deverá ocorrer pelas 17 horas desta quinta-feira. 

14h13 - A linha SNS 24 é reforçada a partir de hoje com um novo call center no Algarve. Começa a funcionar a partir das 18h00 desta quinta-feira. Este é, recorde-se, "o segundo call center a ser criado" na região.

14h08 - Um grupo de pelo menos 25 portugueses, além de passageiros de outras nacionalidades, estão desde quarta-feira retidos em Moçambique, depois do cancelamento de um voo com destino a Portugal e sem soluções imediatas à vista, disseram à Lusa.

14h02 - Mário Centeno, presidente do Eurogrupo, congratulou-se com o anúncio do Banco Central Europeu de um novo programa de compra de dívida, comentando que a UE está a mostrar-se à altura do desafio colocado pela pandemia de Covid-19.

13h58 - O filho do Presidente do Brasil culpou a China pela pandemia do novo coronavírus, aumentando a tensão nas relações diplomáticas entre os dois países, numa mensagem publicada na rede social Twitter que foi criticada pelas autoridades chinesas.

13h54 - A Interpol alertou contra a proliferação de equipamentos de proteção médica falsificados, como máscaras, salientando que a pandemia de Covid-19 é uma forma de criminosos ganharem dinheiro fácil.

13h52 - Os Estados Unidos anunciaram a suspensão do envio de mais tropas para o Afeganistão e um período de quarentena para 1.500 soldados e civis que chegaram recentemente, como medida de proteção face ao novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório