Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Associação Industrial Portuguesa apoia medidas do Governo

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) disse hoje que apoia as medidas anunciadas pelo Governo para travar o impacto da pandemia Covid-19, ressalvando que é necessário remover o enquadramento burocrático que, por norma, compromete a sua execução.

Covid-19: Associação Industrial Portuguesa apoia medidas do Governo
Notícias ao Minuto

15:54 - 19/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

"A AIP apoia as medidas anunciadas pelo Governo [...]. As moratórias dos mútuos com garantias do Estado, o acesso a linhas de crédito e a flexibilização das obrigações fiscais e contributivas terão os seus resultados, desde que removido o enquadramento burocrático que normalmente compromete a execução deste tipo de medidas", indicou, em comunicado, a associação.

No entanto, os associados da AIP reconhecem a "ausência de algumas medidas" neste pacote, como a redução drástica das coimas no atraso de pagamento do IVA, a simplificação de procedimentos no acerto de contas decorrente entre o fisco e as empresas, a "liquidação imediata" dos pedidos de pagamentos submetidos no Portugal 2020 e a reavaliação das metas dos projetos e apoios contratualizados neste programa.

A AIP diz ainda perceber que o "agravamento das condições de exploração das empresas" irá provocar uma crise de liquidez, cuja dimensão vai obrigar à implementação de um segundo plano de emergência com financiamento extraordinário, que poderá envolver o Banco Central Europeu (BCE).

"Daí que se aguarde com grande apreensão e sentido de urgência o anúncio de um novo programa de medidas, centrado no financiamento às empresas, e que contemple um desagravamento fiscal ambicioso e drástico, além da necessária adequação da legislação laboral à situação de emergência que se vive", lê-se no documento assinado pelo presidente da direção da AIP, José Eduardo Carvalho.

A associação garantiu ainda continuar a trabalhar com todas as áreas operacionais em "pleno funcionamento", tendo compatibilizado a adoção de medidas de contingência com "condições eficientes" de gestão interna e de apoio aos associados.

No entanto, entende que uma associação empresarial tem de dar sinais às empresas "que não podem parar, que têm de continuar a sua atividade e que esta é a única forma da economia não colapsar".

O Governo anunciou, na quarta-feira, medidas de apoio às empresas que garantem aumento de liquidez próximo dos 9.200 milhões de euros, dos quais 5.200 na área fiscal, 3.000 na de garantias e 1.000 na contributiva.

Em conferência de imprensa conjunta dos ministérios das Finanças e da Economia, transmitida 'online', o ministro da Economia anunciou um conjunto de linhas de crédito, garantidas pelo Estado, que alavancam em 3.000 milhões de euros o crédito disponível para as empresas.

Para o setor da restauração e similares, o executivo cria uma linha de crédito de 600 milhões de euros, dos quais 270 milhões de euros são destinados a micro e pequenas empresas.

Para as empresas do setor do turismo, que abrange agências de viagem, animação e organização de eventos, estará disponível nos próximos dias uma linha de crédito no montante de 200 milhões de euros, dos quais 75 milhões de euros para micro e pequenas empresas.

Já outras empresas no setor do turismo, incluindo empreendimentos e alojamento turístico, terão ao dispor 900 milhões de euros, dos quais 300 especificamente para micro e pequenas.

Na indústria, em particular têxtil, vestuário, calçado, indústria extrativa e da fileira da madeira, Siza Vieira anunciou uma linha de 1.300 milhões, sendo 400 milhões de euros destinados a micro e pequenas empresas.

Já a linha de crédito de 200 milhões de euros destinada à economia em geral - que já havia sido anunciada na semana passada - será "revista e flexibilizada" nas condições de acesso, nomeadamente deixa de existir a referência a uma queda do volume de negócios em 20%.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 6.061 casos suspeitos até hoje, dos quais 488 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

A Assembleia da República aprovou na quarta-feira o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo, uma medida que entrou em vigor às 00:00 de hoje.

O Conselho de Ministros aprova hoje as medidas que concretizam o estado de emergência proposto pelo Presidente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório