Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19: EUA suspendem envio de mais tropas para Afeganistão

Os Estados Unidos anunciaram hoje a suspensão do envio de mais tropas para o Afeganistão e um período de quarentena para 1.500 soldados e civis que chegaram recentemente, como medida de proteção face ao novo coronavírus.

Covid-19: EUA suspendem envio de mais tropas para Afeganistão
Notícias ao Minuto

13:52 - 19/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

As tropas já colocadas no país poderão permanecer durante mais tempo no terreno, para garantir o prosseguimento de missões militares.

O anúncio, do responsável do Comandante Militar dos EUA no Afeganistão, general Scott Miler, surge num período em que os Estados Unidos iniciaram a redução do seu contingente no Afeganistão, no âmbito de um acordo de paz assinado em fevereiro com os talibãs.

Numa mensagem na rede social Twitter, o general Scott Miller acrescentou que os militares estão a efetuar novos testes e procedimentos para o pessoal que está a ser enviado para o país, onde os EUA mantêm uma contínua presença militar desde a invasão em finais de 2001.

Cerca de 1.500 militares, civis, e pessoal contratado provenientes de vários países e que chegaram na semana passada ao Afeganistão estão confinados em instalações próprias.

Miller disse que a medida de destina a "adotar medidas de prevenção, e não pelo facto de estarem doentes". Acrescentou ainda que a coligação liderada pelos EUA também está a limitar o aceso a pessoal especializado e a diversas bases.

Até ao momento, 21 membros da coligação militar manifestaram sintomas gripais e estão em isolamento e a receber tratamento médico.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.000 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália, com 2.978 mortes em 35.713 casos, a Espanha, com 767 mortes (17.147 casos) e a França com 264 mortes (9.134 casos).

A China anunciou hoje não ter registado novas infeções locais nas últimas 24 horas, o que acontece pela primeira vez desde o início da pandemia. No entanto registou 34 novos casos importados.

No total, desde o início do surto, em dezembro passado, as autoridades da China continental, que exclui Macau e Hong Kong, contabilizaram 80.894 infeções diagnosticadas, incluindo 69.614 casos que já recuperaram, enquanto o total de mortos se fixou nos 3.237.

Destaque também para o Irão, com 1.135 mortes em 17.361 casos.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório