Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal sem "racionamento" para já. Covid-19 chega à PSP

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal sem "racionamento" para já. Covid-19 chega à PSP
Notícias ao Minuto

20:00 - 19/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

Portugal está oficialmente em estado de emergência desde a meia-noite. O Governo esteve reunido, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros para aprovar as medidas que concretizem a execução do decreto do Presidente da República que institui esta decisão, aprovado pelo Parlamento na quarta-feira, depois de parecer favorável do Executivo de António Costa. 

O Estado de Emergência que vigorará durante os próximos 15 diasAntónio Costa já anunciou os detalhes - a população deve ficar em casa (regra geral), foram recomendados procedimentos para maiores de 70 anos, restaurantes só podem funcionar em take away ou domicílio e os serviços públicos devem funcionar por telefone ou email.

Recorde-se que são já quatro as vítimas mortais em Portugal, a última conhecida na tarde desta quinta-feira. A Direção-Geral de Saúde (DGS) informou, ao final da manhã desta quinta-feira, que, nas últimas 24 horas, foram identificados 143 casos novos de Covid-19, em Portugal.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências do Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h -  Balanço do mais importante que se passou até aqui: 

Depois de o estado de emergência ter entrado em vigor e António Costa já anunciou detalhes das medidas impostas: população deve ficar em casa (regra geral), foram recomendados procedimentos para maiores de 70 anos, restaurantes só podem funcionar em take away e domicílio.

São já quatro as vítimas mortais registadas em Portugal - a última revelada esta tarde.  Foi ainda confirmado primeiro caso de covid-19 na PSP. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram. Esta quinta-feira, o número de mortos por Covid-19 registados na Itália ultrapassou esta quinta-feira o número de óbitos da China. Das pessoas infetadas, mais de 86.600 recuperaram da doença. O surto já se espalhou por 177 países e territórios. 

23h59 - O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) de Portugal informou hoje que está a aceitar inscrições de voluntários para apoiar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à propagação da pandemia da doença Covid-19.

23h56 - Mais de 400 estudantes portugueses estão em programas Erasmus em instituições de ensino superior italianas, país em quarentena forçada por causa do surto de Covid-19, revela um despacho hoje publicado em suplemento em Diário da República.

23h51 - O presidente norte-americano, Donald Trump, vai cancelar um reunião do G7, marcada para junho deste ano, por causa do novo coronavírus. Segundo a Casa Branca, citada pela Reuters, o encontro será substituído por uma videoconferência. A decisão surge no momento em que vários são os países que selam as suas fronteiras e proíbem viagens para tentar conter o surto da Covid-19.

23h43 - O bilionário e filantropo Bill Gates já tinha avisado que uma pandemia poderia estar a caminho e, numa sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit, o fundador da Microsoft foi mais longe. Questionado sobre quanto tempo a crise provocada pelo novo coronavírus poderia durar, o norte-americano respondeu que "se um país fizer bem o seu trabalho com os testes e o encerramento poderão ver menos casos dentro de 6 a 10 semanas e reabrir". Mas, avisou, "isto poderá variar muito por país".

Ainda na tecnologia, a ferramenta de colaboração da Microsoft Teams está a ser um verdadeiro sucesso, devido à quantidade de pessoas que se encontra em teletrabalho por causa do novo coronavírus.

23h30 - ASAE desencadeou uma operação direcionada ao combate de alegado lucro ilegítimo obtido na venda de bens necessários para a prevenção e combate ao novo coronavírus. Foram fiscalizados 28 operadores económicos, tendo sido instaurado um processo crime pela prática de obtenção de lucro ilegítimo na comercialização de álcool gel e dois processos de contraordenação por práticas comerciais ilegais, estando ainda em análise documental cinco ocorrências por suspeita de obtenção de lucro ilegítimo.

23h17 - Na sequência das medidas anunciadas pelo Governo, esta quinta-feira, de diferimento das prestações de Segurança Social, foi suspensa a data de pagamento, que terminava esta sexta-feira, 20 de março, das contribuições devidas à Segurança Social das empresas (Taxa Social Única).

23h05 - Ponha-se confortável e viaje aqui. Estar fechado em casa não significa que não pode visitar lugares incríveis. Bem, não fisicamente, é claro, mas graças à Internet agora podemos fazer visitas virtuais a algumas das atrações mais emblemáticas do planeta.

23h01 - O governo espanhol acordou, esta sexta-feira, o encerramento de todos os hóteis e alojamentos turísticos no prazo de uma semana. Esta medida junta-se às já implementadas - como a quarentena obrigatória-, para combater a propagação do novo coronavírus.

22h59 - As fabricantes automóveis Toyota, Volkswagen, Subaru e Tesla vão suspender temporariamente a sua produção na América do Norte devido aos problemas causados pela propagação da Covid-19.

22h51 - A cadeia de restaurantes McDonald's anunciou hoje que vai apenas servir refeições através do 'drive-thru' e da entrega ao domicílio em Portugal, devido à pandemia de Covid-19. Com 175 restaurantes em território nacional, a cadeia esclareceu que os espaços que continuam a trabalhar vão ter "equipas muito reduzidas, de forma a minimizar contactos pessoais"

22h47 - Foram confirmados os primeiros quatro casos de Covid-19 em Torres Vedras. A Proteção Civil adiantou, na noite desta quinta-feira, num comunicado partilhado na página da Câmara Municipal de Torres Vedras, que três dos infetados são adultos e um é uma criança.

22h34 - África registou hoje quatro mortes e 147 novos casos confirmados de infeções pelo novo coronavírus, elevando para 801 o número de doentes em 36 Estados africanos, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.

22h29 - O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil aumentou hoje para seis, com o país a registar 621 pessoas infetadas, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

22h25 - O Presidente da República de Cabo Verde dirigiu hoje uma mensagem de encorajamento aos emigrantes cabo-verdianos, pedindo que se mantenham "firmes" nos países onde vivem e trabalham, já fortemente afetados pela pandemia de Covid-19. Em São Tomé e Príncipe, o presidente da Associação Nacional do Turismo são-tomense alertou hoje que a crise provocada no setor pelo novo coronavírus pode levar à falência algumas empresas da área.

22h19 - Se acha que era impossível que alguém em alguma parte do mundo não soubesse do novo coronavírus, engana-se. Na Alemanha, Brasil, Itália, Canadá e Austrália, onde estão a decorrer edições do Big Brother, os participantes não sabiam da intensa propagação da Covid-19, porque todos os programas começaram antes da pandemia.

22h16 - A Comissão Distrital da Proteção Civil de Bragança quer que se faça o controlo sanitário nas fronteiras e que o exército ajude a reforçar a fiscalização, entre várias medidas decididas hoje numa reunião.

22h11 - O primeiro-ministro afirmou hoje que esta "é a fase de os bancos ajudarem" a economia, nomeadamente através de moratórias no pagamento de capital e juros de empréstimos, retribuindo o suporte à sua atividade que lhes foi dado pela comunidade.

22h - Depois de  Hollywood ter travado a fundo, com o cancelamento de filmagens, produções, estreias e eventos públicos, o sindicato do setor do entretenimento nos Estados Unidos estima que se tenham perdido pelo menos 120 mil empregos na indústria de cinema e televisão devido ao impacto do novo coronavírus (Covid-19).

21h58 - Está infetado? Saiba o que fazer com os resíduos produzidos em casa. O Ministério do Ambiente e da Ação Climática emitiu esta quinta-feira um comunicado no qual explica que as famílias com pessoas infetadas ou com suspeita de estarem infetadas com Covid-19 devem colocar o saco do lixo devidamente fechado dentro de um segundo saco.

21h53 - ator Daniel Dae Kim revelou na sua conta de Instagram com foi diagnosticado com Covid-19. O artista acredita que tenha ficado infetado quando esteve em Nova Iorque a filmar a série 'New Amsterdam'.

21h50 - A Embaixada portuguesa em Cabo Verde anunciou hoje que está para "breve" uma solução para repatriar as centenas de turistas portugueses que permanecem no arquipélago, afetados pela interdição de voos para conter a propagação da Covid-19.

21h47 - Eintracht Frankfurt confirmou, esta quinta-feira, há um jogador do plantel que testou positivo ao novo coronavírus depois de ter apresentado os sintomas associados à doença. Recorde-se que a equipa conta com dois jogadores portugueses - Gonçalo Paciência e André Silva. Ainda pelo desporto Frederico Varandas, o presidente leonino, confirmou, esta quinta-feira através das redes sociais, que vai voltar a prestar serviço como médico durante o Estado de Emergência, declarado ontem por conta da pandemia do novo coronavírus

21h33 - A autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN) decidiu hoje adiar para outubro as eleições presidenciais, que estavam previstas para o próximo mês, com o intuito de limitar a propagação do novo coronavírus. Ná África do Sul, o governo promulgou hoje uma lei que prevê pena de prisão até seis meses para qualquer cidadão que divulgue falsas notícias sobre o novo coronavírus..

21h31 - Os consulados de Portugal em Londres e Manchester, Reino Unido, suspenderam o atendimento presencial nas instalações, atendendo apenas com marcação prévia para situações de emergência, devido à pandemia de Covid-19. 

21h29 - Cerca de 20 trabalhadores que foram afastados da TAP ao abrigo do período experimental tinham "muito pouco dias de casa", disse à Lusa o presidente do Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPAC), Henrique Louro Martins.

21h28 - O Governo português diz que está a negociar a possibilidade de repatriação dos cidadãos que têm pedido o seu regresso dos PALOP, apesar das restrições colocadas por alguns países africanos, no combate à Covid-19.

21h27 - Primeiro caso de coronavírus  na PSP. Trata-se de um agente da Polícia de Segurança Pública está infetado com Covid-19, o Notícias ao Minuto apurou junto de fonte oficial da força de segurança que o polícia está estável, mas permanece em avaliação.

21h25 - Especialistas advertiram para o risco de uma eventual vacina contra a Covid-19 se revelar ineficaz se não se souber como é que o sistema imunitário pode combater o coronavírus que causa a doença que se tornou uma pandemia.

21h16 - O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) destacou hoje a "sensatez" das medidas do estado de emergência para conter a pandemia de Covid-19, mas pediu uma "responsável fiscalização para impedir que empresas se possam vir a aproveitar da situação".

21h10 - O Papa Francisco juntou-se hoje à noite, por vídeo, à oração organizada pelos bispos italianos, que pediram a todos os fiéis que rezassem às 21:00 (20:00 em Portugal) pela luta contra o novo coronavírus.

21h08 - A associação FEM - Feministas Em Movimento alertou hoje, em comunicado, para o aumento do risco de violência doméstica e de género durante o isolamento social decretado no quadro da propagação do novo coronavírus (Covid-19).

21h05 - O jogador Romelu Lukaku admite que está a viver uma fase complicada num momento em que tem de cumprir isolamento devido à pandemia do novo coronavírus. O avançado belga está fechado em casa, tal como os companheiros de equipa no Inter, e não tem problemas em assumir que sente falta da rotina de treinos e de estar com a família. "Quarentena? Quase enlouqueci, estou trancado há nove dias", disse.

21h03 - A EDP Comercial anunciou hoje que vai encerrar todas as suas lojas e agentes exclusivos, a partir de sexta-feira e por tempo indeterminado, para "reduzir o contacto social" e assim conter a propagação da Covid-19.

20h59 - A jovem de 17 anos que está internada no Hospital de São João com Covid-19, bem como a mãe, também infetada, deverão ter alta ainda hoje. Segundo apurou o Notícias ao Minuto, ambas irão continuar em casa o tratamento.

20h54 - Mais de 620 brasileiros presos no Peru, devido às medidas restritivas impostas no país para impedir o avanço do novo coronavírus, vão ser repatriados, na sequência de um acordo entre o Governo do Brasil e as autoridades peruanas.

20h51 - O Governo português assegurou hoje que está a dar resposta a todos os pedidos feitos para repatriamento, por efeito da crise de pandemia, de turistas e viajantes ocasionais portugueses espalhados pelo mundo.

20h51 - Sondagem revela que 90% dos portugueses concorda com Estado de Emergência. O inquérito feito pela Marktest junto da população portuguesa, "logo após a comunicação do Presidente da República refere ainda que mais de metade considera, aliás, que a decisão do Presidente da República devia ter sido tomada há mais tempo.

20h45 - Sam Smith encontra-se isolado em casa à semelhança de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo na sequência da pandemia da Covid-19. O cantor, que sofre de alergias, diz que a decisão foi fácil uma vez que teve alguns sintomas parecidos com o do vírus. 

20h43 - EMEL informa que decidiu suspender a partir desta quinta-feira (dia 19) a operação da rede de bicicletas partilhadas Gira na cidade de Lisboa.

20h42 - A Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que "faltou a coragem para agir sem esperar pelo momento político mais seguro" e que as medidas anunciadas pelo governo após o Conselho de Ministros "não careciam da declaração de estado de emergência".

20h41 - O surto de Covid-19 fez mais vítimas mortais num lar em Madrid- 11 mortos e 34 infetados. Os idosos são o grupo de maior risco para a infeção pelo novo coronavírus. A infeção por Covid-19 em utentes de lares de idosos tem sido, aliás, um dos principais problemas em Espanha.

20h40 - O líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, afirmou hoje que as medidas do estado de emergência para conter a pandemia de Covid-19, apresentadas hoje pelo primeiro-ministro "merecem o apoio e a concordância" do partido.

20h39 - mara Municipal de Lisboa decidiu suspender a recolha de vários tipos de resíduos, devido ao aumento de lixo doméstico nos últimos dias. Numa altura em que cada vez mais pessoas estão a trabalhar a partir de casa, foi necessário, de acordo com a autarquia, alocar todos os meios à recolha diária e suspender a recolha de lixo volumoso, resíduos verdes de limpeza de jardins e resíduos de construção e demolição.

20h37 - As autoridades da Guiné-Bissau disseram hoje estar atentas aos "gulosos" que aumentam os preços dos bens essenciais, depois de na quarta-feira vários produtos de necessidade básica e alimentares terem passado a ser vendidos mais caros no país. Já a Roménia vai punir com 15 anos de prisão qualquer cidadão contagiado pela Covid-19 que não respeite as medidas sanitárias impostas durante a pandemia e cujo comportamento cause a morte comprovada de uma terceira pessoa, foi hoje anunciado.

20h35 - Depois de dias de incerteza, após dois testes inconclusivos para a presença de Coronavírus, Jorge Jesus, treinador do Flamengo, viu ontem ser-lhe confirmado, em definitivo, um teste negativo e deixou uma nova mensagem. O treinador lembrou que doença não escolhe cor, religião ou estrato social.

20h30 - O representante da República para a Madeira declarou hoje ser impossível o encerramento dos aeroportos do arquipélago, adiantando ter transmitido ao Governo central ser necessário implementar a obrigatoriedade de quarentena para os que chegam à região.

20h28 - O governo venezuelano anunciou hoje que foram confirmados seis novos casos de coronavírus no país, elevando para 42 o número de pessoas com a Covid-19, naquele que é o quarto dia de isolamento social.

20h26 - A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) reduz na segunda-feira a oferta de serviço em 40%, com todas as linhas de autocarro a circular com os horários de sábado devido à Covid-19, foi hoje divulgado.

20h23 - Os Países Baixos registaram hoje 409 novos casos de infeção e 18 mortes, em relação a quarta-feira, devido à pandemia de Covid-19, apesar da recusa do Governo holandês em decretar o isolamento da população.

20h21 - As instituições do setor social colocaram ao serviço do Estado os seus hospitais, lares e unidades de cuidados continuados e garantiu continuidade no apoio domiciliário, "mesmo que a situação exija que vão muito para além das suas possibilidades". Por seu lado, a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu hoje que o Governo tome imediatamente medidas que garantam a manutenção a 100% dos rendimentos e as condições de saúde e de segurança no trabalho face à pandemia da Covid-19.

20h15 - A Sérvia vai encerrar a partir de sexta-feira todas as passagens fronteiriças terrestres numa nova tentativa para conter a propagação do coronavírus no país balcânico, onde existem até ao momento 103 casos confirmados. 

20h13 - A Tunísia confirmou hoje oficialmente a primeira morte por Covid-19, a de uma mulher de 72 anos, que morreu na segunda-feira na cidade de Susa, quando estava a ser transportada para o hospital com febre e problemas respiratórios.

20h12 - O programa de licenças sem vencimento que a TAP lançou para fazer face ao impacto do surto de Covid-19 na sua atividade registou, até hoje, 300 adesões, revelou à Lusa fonte oficial da companhia aérea.

20h11 - A plataforma digital de séries e filmes Netflix comprometeu-se hoje a reduzir, num mês, a qualidade da transmissão, para evitar o congestionamento do serviço numa altura de maior procura devido ao isolamento na Europa devido ao Covid-19.

20h10 - Dois cidadãos italianos obtiveram hoje uma autorização especial da autarquia de Ancona, em Itália, para casar, mas tiveram de o fazer utilizando luvas e máscaras, para manter as medidas de prevenção de propagação da pandemia da Covid-19.

20h08 - As pessoas suspeitas de terem o novo coronavírus poderão ser detidas e forçadas a ficarem hospitalizadas ou em isolamento no âmbito de legislação de emergência apresentada hoje pelo governo britânico no parlamento. 

20h06 - O ministro dos Cuidados de Saúde holandês, Bruno Bruins, demitiu-se hoje, assumindo sofrer de exaustão, depois de ter desmaiado durante um debate parlamentar sobre a epidemia do novo coronavírus (Covid-19), que já infetou 2.460 holandeses.

20h03 - O porta-voz do PAN, André Silva, considerou hoje que as medidas do estado de emergência para conter a pandemia de Covid-19 "parecem adequadas", mas salientou que deve haver espaço para um reforço caso seja necessário. 

20h01 - Festival de Cannes 2020 foi adiado devido ao surto de novo coronavírus. A organização do festival não avança com uma data certa, mas refere estar a pensar em datas para junho.

20h - Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório