Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Portugal com 642 infetados; Terminado Conselho de Estado

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre esta pandemia. Mais de 200 mil casos no mundo. Por cá, há mais 194 infetados

AO MINUTO: Portugal com 642 infetados; Terminado Conselho de Estado
Notícias ao Minuto

08:18 - 18/03/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Depois de ter sido decretado estado de calamidade em Ovar devido a uma repentina propagação do novo coronavírus com indícios de transmissão comunitária, esta quarta-feira, Portugal vira a sua atenção para a reunião do Conselho de Estado.

Por videoconferência, será debatida a eventual declaração de estado de emergência e está previsto que Marcelo Rebelo de Sousa faça uma declaração ao país. Caso o Presidente da República decida avançar terá ainda de ouvir o Governo e submeter um pedido de autorização à Assembleia da República. 

Portugal também se prepara hoje para que a partir da meia-noite desta quinta-feira sejam suspensos voos de e para fora da União Europeia. A medida foi anunciada, ontem, por António Costa numa conferência de imprensa após a reunião do Conselho Europeu. No entanto, há exceções nas ligações aéreas para países com comunidades portuguesas com expressão significativa.  

Direção-Geral de Saúde informou, ao final da manhã de hoje, que, nas últimas 24 horas, foram identificados 194 casos novos de Covid, em Portugal. Ao todo, há agora 642 infetados, sendo que 20 se encontram nos cuidados intensivos. Foram detetados ainda 4.074 casos não confirmados e 351 pessoas aguardam resultados laboratoriais. O Alentejo, região que se mantinha sem casos, regista os primeiros dois. Há duas vítimas mortais e três pessoas curadas.

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

15h27 - A Liga Portuguesa Contra a Sida alargou o horário da Linha SOS Sida para responder a questões levantadas sobre o novo coronavírus por doentes com VIH e outras doenças infecciosas, foi hoje anunciado.

15h24 - É profissional de Saúde? Para agradecer o esforço e dedicação destes profissionais no difícil momento que o país atravessa, A Padaria Portuguesa oferece-lhes gratuitamente o seu menu pequeno-almoço.

15h20 - O Burkina Faso registou hoje a primeira morte pelo novo coronavírus, a primeira também na África subsaariana, ainda pouco afetada pela epidemia, embora o número de casos esteja a aumentar.

15h17 - A diretora-geral da Saúde afirmou que Portugal tem "um grupo de cientistas" reunido a avaliar a progressão do contágio com o novo coronavírus e pronto a aconselhar o poder político nas suas decisões. 

15h15 - Ovar vive hoje o seu primeiro dia de quarentena geográfica devido ao estado de calamidade pública resultante de 28 casos locais de infeção por Covid-19 e os ânimos dividem-se entre pânico nas compras, tranquilidade doméstica e carência informativa.

15h14 - Os futebolistas da seleção de futebol da Alemanha doaram 2,5 milhões de euros para ajudar a combater a pandemia da Covid-19, informou hoje o diretor desportivo e ex-jogador Olivier Bierhoff.

15h10 - Passageiros que chegaram hoje a Luanda, provenientes do Porto e Lisboa, queixam-se de tratamento desumano e discriminatório no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, ao serem submetidos a mais de quatro horas de espera, sob suspeitas de contaminação pela Covid-19.

15h00 - O Reino Unido registou mais 676 infetados, nas últimas 24 horas, totalizando mais de 2.600 casos positivos de Covid-19, adianta a Sky News. 

14h55 - A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil anunciou hoje que já enviou mais de 9,3 milhões de mensagens SMS com conselhos aos cidadãos sobre a situação de risco relacionada com a pandemia.

14h53 - Os médicos de saúde pública dizem que as orientações da Direção-Geral da Saúde sobre o manuseamento de cadáveres por causa da Covid-19 são uma medida importante para diminuir o risco de transmissão da doença.

14h50 - As autoridades espanholas anunciaram, esta quarta-feira, que já detiveram um total de 88 pessoas por desobedeceram às regras impostas pelo decreto de estado de emergência. 

14h47 - Afinal, o ibuprofeno piora Covid-19 ou não? "Não há evidência", reforça EMA

14h45 - A Deco recomenda aos consumidores com viagens afetadas pelo anúncio de suspensão de voos para fora da União Europeia que contactem as agências de viagens ou companhias aéreas, e a quem está fora do país que contacte as embaixadas.

14h39 - A Câmara de Santarém ativou hoje o Plano de Emergência e Proteção Civil, depois de conhecido o primeiro caso de infeção pela Covid-19 no concelho, uma médica do Hospital Distrital de Santarém.

14h32 - O ministro do Gabinete de Segurança Institucional do Governo brasileiro, Augusto Heleno, anunciou hoje que tem Covid-19, após o segundo exame que fez para detetar o novo coronavírus.

14h22 - Terminou a reunião do Conselho de Estado. Segue-se agora uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros. O Conselho de Estado informa apenas que foi analisado o cenário de um possível estado de emergênciaAntónio Costa fará uma declaração no final da reunião, pelas 15h.

14h17 - O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou hoje que vão ser entregues 55 ventiladores aos hospitais locais de São João e Santo António e ao de Cascais, para suprir necessidades imediatas perante a epidemia de Covid-19.

14h14 - Quase metade da população escolar mundial, mais de 850 milhões de crianças e jovens, está sem aulas devido às medidas de contenção para travar a propagação do novo coronavírus, anunciou hoje a UNESCO.

13h52 - Se tiver um voo que seja cancelado com 14 dias de antecedência, saiba que não tem direito a indemnização. Informa-se sobre o assunto aqui.

13h51 - Os governos autónomos da Escócia e País de Gales acabam de anunciar o encerramento das escolas a partir de sexta-feira.

 13h45 - Donald Trump decidiu encerrar as fronteiras dos EUA com o Canadá para deslocações consideradas desnecessárias. 

13h39 - Os aviões militares filipinos que deveriam transportar hoje para Manila estrangeiros retidos em Cebu foram cancelados. Estes eram os voos prometidos pelo Governo filipino e que poderiam ser a solução para os mais de cem portugueses retidos nas Filipinas.

13h36 - Há mais duas fábricas no Porto que se disponibilizaram para produzir máscaras de proteção pessoal, do tipo cirúrgico, e que "muito rapidamente" estarão em condição de o começar a fazer, informa a autarquia local. Já a Universidade de Aveiro está a produzir desinfetante para o Hospital Infante D. Pedro, tendo entregado hoje 120 litros do produto produzido nos seus laboratórios.

13h30 - O festival da Eurovisão 2020 acaba de ser cancelado. O evento iria decorrer em Roterdão, na Holanda, em maio.

13h27 - Ovar decretou, esta terça-feira, estado de calamidade pública e impôs quarentena geográfica. O município tem agora cerca de 70 postos fronteiriços onde cidadãos e agentes policiais se estão a adaptar ao controlo de entradas e saídas.

13h25 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje que está "iminente" uma decisão sobre as escolas no Reino Unido, as quais continuam em funcionamento.

13h15 - Cabo Verde vai encerrar todas as discotecas e os restaurantes a partir das 21h00, enquanto o estado de prontidão das forças e serviços de segurança será elevado, para prevenir casos do novo coronavírus, divulgou hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano

13h14 - O PAN considerou "positivas" as medidas avançadas hoje pelo Governo de apoio à economia durante a pandemia de Covid-19 e mostrou-se disponível para "contribuir para a estabilidade governativa" no caso de ser apresentado um orçamento retificativo.

13h12 - O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte , Carlos Nunes, admitiu hoje a instalação de centros de rastreio para suspeitos de infeção noutras cidades, adiantando já serem conhecidos os locais "mais prioritários".

13h10 - Veja AQUI as imagens do Conselho de Estado reunido por videoconferência.

13h05 - O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, disse hoje que o impacto da crise provocada pela Covid-19 na economia da Madeira está estimado em mais de mil milhões de euros. "Estimamos um impacto muito forte", disse.

12h54 - "O imobiliário nunca é bem tratado. Apesar de todo o trabalho que temos desenvolvido e da importância que, comprovadamente, revelamos ter no panorama económico nacional", criticou hoje o presidente da Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, Luís Lima, sobre a exclusão do setor das medidas de apoio anunciadas pelo Governo..

12h52 - O homem de 37 anos infetado com o novo coronavírus, que fugiu na segunda-feira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e que foi intercetado pela PSP, incorre no crime de desobediência, revelou hoje a força policial.

12h50 - O Banco Central Europeu afirmou hoje que está preparado para ajustar todas as medidas de forma adequada, se for necessário para salvaguardar as condições de liquidez no sistema bancário e para assegurar a transmissão fluida da política monetária em todas as jurisdições.

12h45 - A Comissão Europeia disse hoje que 80 mil cidadãos da União Europeia no estrangeiro pediram já às autoridades nacionais para serem repatriados devido ao surto de Covid-19, e recordou que os pedidos devem ser submetidos aos Estados-membros.

12h34 - Em conferência de imprensa, António Sales, secretário de estado da Saúde, garantiu que Portugal está a fazer todos os esforços para reforçar e garantir a aquisição de mais material hospitalar para combater o surto do Covid-19, no país Questionado sobre as queixas que os médicos têm feito chegar a vários meios de comunicação António Sales que “a partir do principio da próxima semana este stock será reforçado”.

Graças Freitas, diretora-geral da Saúde, também presente, esclareceu ainda que a discrepância entre o número de internados ontem (206) e os números apresentados hoje (89) deve-se ao facto de, neste momento, doentes “que tenham a capacidade para estar em casa tiveram alta hospitalar" e estão a ser acompanhados a partir das suas residências. “Cerca de 80% das pessoas fica em alta ou cuidados domiciliários", explicou. 

12h31 - A Câmara de Penamacor já encerrou a fronteira com Valverde del Fresno, no âmbito das medidas do Governo para o combate à pandemia Covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente daquele município do distrito de Castelo Branco.

12h30 - A UE e a China decidiram em conjunto adiar um projeto de cimeira que seria realizada em Pequim no final de março devido à epidemia do novo coronavírus, disse hoje uma porta-voz do chefe da diplomacia europeia.

12h28 - O ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, disse hoje, no parlamento, que "todos estão convocados" para o combate à pandemia de Covid-19, afirmando que conta também com os profissionais de saúde cabo-verdianos na reforma.

12h12 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou que foram registados mais 194 casos de Covid-19 em Portugal, nas últimas 24 horas. Ao todo, de acordo com o boletim diário da DGS, há agora 642 infetados pela doença, sendo que 20 se encontram nos cuidados intensivos.  Foram detetados ainda 4.074 casos não confirmados e 351 pessoas aguardam resultados laboratoriais. O Alentejo, região que se mantinha sem casos, regista os primeiros dois

Estes dois casos positivos de Covid-19 no Alentejo são de pessoas que contraíram a infeção fora da região, revelou entretanto, a Autoridade Regional de Saúde.

12h11 - A União das Misericórdias Portuguesas montou na maioria dos seus lares sistemas e écrans grandes para que os idosos, impedidos de receber visitas devido à Covid-19, possam fazer videochamadas com a família para atenuar as saudades e a solidão.

12h03 - O Instituto Robert Koch alertou hoje que, se as medidas adotadas pelo Governo e pelos poderes regionais na Alemanha contra o coronavírus não forem executadas, em dois ou três meses poderá haver 10 milhões de infetados no país.

12h00 - Há mais um caso de Covid-19 curado. Trata-se de uma mulher com 75 anos, dos primeiros casos de infeção no São João, no Porto, confirmou o Notícias ao Minuto.

11h51 - Já há mais de 200 mil casos confirmados de Covid-19 em todo o mundo, avança a Universidade Johns Hopkins. Ao todo, há registo de 201.436 casos de infecção e 8.006, sendo que pelo menos 82.032 pessoas já recuperaram da doença.

Os países com mais casos de infecção são a China (81.102), Itália (31.506), Irão (16.169) e Espanha (13.716). 

11h45 - A Autoridade Tributária e Aduaneira assegurou hoje não ter qualquer declaração aduaneira relativa a máscaras a aguardar desalfandegamento, depois de várias queixas de portugueses a residir em Macau.

11h44 - A companhia área estatal sul-africana South African Airways (SAA, na sigla em inglês) anunciou hoje o cancelamento de 162 voos internacionais e regionais devido à pandemia do novo coronavírus que afeta o país.

11h42 - Não consegue perder o hábito de levar as mãos à cara? Psicóloga dá dicas para parar de tocar no rosto, uma das formas mais comuns de propagação do novo coronavírus

11h38 - O Irão registou mais 147 mortos por Covid-19, verificando-se o maior aumento do número de mortes em 24 horas desde que o vírus apareceu no país. A República Islâmica conta agora com um total de 1.135 mortos devido ao novo coronavírus e 17.361 infetados.

11h30 - O festival de música Glastonbury, um dos mais conhecidos na Europa, foi cancelado. O festival de música britânico, que esperava cerca de 200 mil pessoas em junho, contava com concertos de grandes nomes da música como Paul McCartney,  Kendrick Lamar e Taylor Swift. O valor do bilhete será reembolsado. 

11h23 - O controlo de aviões vai também ser aplicado aos voos militares, tal como o isolamento das tripulações em bases militares, para conter a pandemia da Covid-19, informou hoje o Ministério da Defesa Nacional.

11h15O Ministério da Saúde da África do Sul anunciou hoje 31 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, em menos de 24 horas, elevando para 116 o total de casos positivos no país.

11h14 -Empresas vão poder adiar pagamentos à banca. As empresas vão ter a acesso a uma moratória, concedida pela banca, no pagamento de capital e juros, de acordo com o que hoje foi anunciado por Mário Centeno, e que está a ser trabalhada entre o Banco de Portugal (BdP) e o setor bancário.

11h06 - Zhong Nanshan, responsável pela equipa médica chinesa especializada em combater o novo coronavírus, apelou hoje à Europa que tome medidas mais proativas contra, identifique as infeções mais rapidamente e seja mais eficaz na aplicação de medidas de quarentena.

10h59 - Municípios continuam a avançar com novas medidas. No Fundão, em  Castelo Branco, os parquímetros vão ser desligados e o estacionamento à superfície passa a ser gratuito "até futura avaliação". E, em Arruda dos Vinhos, a autarquia anunciou que vai desinfetar na sexta-feira ruas e espaços públicos. Já a mara de Mafra informou que criou o Fundo Municipal de Emergência, com meio milhão de euros, para responder "a necessidades emergentes". 

10h53 - O Governo anunciou hoje que as contribuições das empresas para a Segurança Social serão reduzidas a um terço em março, abril e maio, "por forma a preservar o emprego", uma medida para combater os efeitos da Covid-19 na economia.

10h46 - Espanha regista cerca de 14.000 infetados pelo o novo coronavírus, avançou esta manhã o Governo espanhol. Nas últimas 24 horas, foram detetados mais 2.538 novos casos, totalizando 13.716 infetados em todo o país. 

10h45 - A BMW vai fechar as suas fábricas na Europa e na África do Sul, que representam metade da capacidade de produção, até 19 de abril devido à pandemia do novo coronavírus, foi hoje anunciado.

10h44 - O presidente do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística denunciou hoje que dezenas de estivadores voltaram a ser impedidos "pelas empresas" de entrar no porto de Lisboa, apesar da requisição civil decretada pelo Governo.

10h28 - A reunião do Conselho de Estado já começou. Por volta das 10h15, o órgão de consulta política do Presidente da República começou a discutir possibilidade de ser decretado o estado de emergência em Portugal devido à pandemia

10h22 - O Governo de Macau anunciou hoje mais um novo caso importado de infeção pelo novo coronavírus, o quinto em cerca de 72 horas, depois de 40 dias sem qualquer pessoa infetada.

10h24 - Desde o último balanço às 17h00 de terça-feira, foram registadas 60 novas mortes e 4.321 casos registados em todo o mundo devido à Covid-19AFP adianta ainda que foram registadas 194 mil contaminações em 150 países e territórios desde dezembro.

10h18 - O jornal Expresso avançou que o Presidente do Conselho da Administração do Santander, António Vieira Monteiro, morreu, esta quarta-feira, vítima de coronavírus

10h17 - O Governo criou hoje, por diploma, um grupo de trabalho para acompanhar e avaliar as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho "em virtude das dinâmicas" de mercado determinadas pelo Covid19.

10h03 - A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, fechou a fronteira de Segura e o acesso a Espanha por Salvaterra do Extremo, no âmbito das medidas do Governo para combate à pandemia.

9h46 - Portugueses a residir em Macau e que enviaram máscaras para amigos e familiares em Portugal, queixaram-se hoje da retenção das remessas pela alfândega portuguesa e do preço exigido para as libertar.

9h45 - O presidente do Governo espanhol dirigiu-se, esta manhã, a um Congresso que está praticamente vazio para fazer um rescaldo da pandemia no país e deixar uma palavra de esperança. "O mais difícil ainda está por vir. Precisamos do apoio do Estado", alertou Pedro Sanchéz deixando um apelo de ajuda de toda a comunidade

9h42 - Foi declarada, ontem, estado de calamidade em Ovar. E agora, o que se segue? Conheça todas as implicações desta medida AQUI. 

9h36 - A pandemia da Covid-19 ameaça deteriorar ainda mais as relações entre os Estados Unidos e a China, que travam já uma guerra comercial e tecnológica, com os dois lados a trocarem acusações.

9h25 - "O município de Gouveia criou uma linha de apoio que permitirá garantir [a pessoas em condições vulneráveis], o fornecimento ao domicílio de bens essenciais e medicamentos urgentes", refere a autarquia em comunicado

9h22 - A Câmara Municipal de Anadia assegura, a partir de hoje, o fornecimento, no formato de 'take-away', da refeição escolar do almoço a todas as crianças apoiadas nas escolas da rede pública deste concelho bairradino.

9h20 - As autoridades japonesas decidiram proibir a entrada de cidadãos que tenham estado em certas regiões espanholas, incluindo Madrid, adianta a agência de notícias EFE.

9h19 - As autoridades de Saúde da África do Sul anunciaram hoje 23 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em menos de dois dias, elevando agora para 85 o total de casos positivos no país.

9h15 - O líder norte-coreano, Kim Jong, admitiu que o seu país precisa de instalações médicas modernas e considera que é crucial melhorar os cuidados de saúde, depois de ter inaugurado um novo hospital, informaram hoje os media estatais.

9h09 - A França aumentou o valor da multa para quem desrespeite a quarentena obrigatória. A coima é agora de 135 euros, avançou hoje o Le Monde. Incialmente, o valor da multa era de 38 euros. Nos próximos dias, os cidadãos só poderão sair à rua para comprar bens essenciais, ir ao médico ou para ir trabalhar. 

8h55 - As principais bolsas europeias estavam hoje em baixa, com os investidores a manterem-se pendentes do impacto da pandemia de Covid-19 na economia.

8h47 - A Coreia do Sul registou hoje 93 casos do novo coronavírus, mais 11 do que na véspera, quando a preocupação se volta para novos focos da doença nos arredores da capital, onde vive metade do país.

08h44 - O Governo timorense decidiu hoje proibir durante um mês cidadãos estrangeiros não-residentes que tenham estado num país com casos de Covid-19 de entrar em Timor-Leste, informou à Lusa um membro do executivo.

8h40 - O governo alemão impôs um conjunto de medidas com o objetivo de evitar o contacto social e a propagação do novo coronavírus, mas os cidadãos ainda circulam livremente, apesar dos mais de 7 mil casos confirmados.

8h36 - Em conferência de imprensa, o ministro das Finanças juntamente com o ministro da Economia apresentou um conjunto de medidas para "ajudar Portugal a superar esta crise". "É a hora de garantir apoio à liquidez das PME e trabalhadores e famílias", disse Mário Centeno

Siza Vieira, anunciou também o lançamento de "linhas de crédito disponíveis para as empresas", no valor de três mil milhões de euros. Saiba tudo sobre as novas medida AQUI

8h14 - Confrontados com um cenário "catastrófico" de vendas e uma exposição "incontrolável" ao surto de Covid-19, empresários do setor da restauração do Porto encerram estabelecimentos e esperam o apoio do Governo para, futuramente, abrir portas e "tratar das feridas".

8h05 - Os bancos, em conjunto com o Governo, estão a preparar um mecanismo que vai isentar as famílias que sofreram perdas significativas no rendimento por causa do novo coronavírus, de acordo com a informação divulgada por vários meios de comunicação. Em causa estará um adiamento das prestações do crédito da casa. A medida, que está ainda em discussão, deverá ser publicada em Diário da República, em breve.

7h55 - A Embaixada de Portugal em Díli anunciou hoje a suspensão de todos os atos de registo civil, notariado e vistos, para reforçar o atendimento a cidadãos portugueses devido à pandemia de Covid-19.

7h51 - A CGTP considera inaceitável que o apoio extraordinário às empresas em crise devido à Covid-19 possa permitir a redução salarial, a imposição de férias ou a flexibilidade de horário e mobilidade funcional, e defende a revisão da medida.

7h46 - A China registou hoje 11 mortos e 13 novos casos infeção pela Covid-19, quase todos importados, numa altura em que a pandemia está a afetar 146 países e territórios.

7h40 - O despacho do Governo que determina calamidade pública em Ovar, concelho que tem quase 30 pessoas infetadas e onde existem indícios de transmissão comunitária do coronavírus que causa a doença Covid-19, foi publicado em Diário da República.

7h27 - O Governo venezuelano elevou para 36 o número de casos confirmados no país, na terça-feira, dia em que foi anunciada a restrinção de todos os voos nacionais e internacionais.

7h20 - Os ministérios da Saúde e da Justiça do Brasil definiram hoje regras para situações de quarentena e isolamento compulsórios (obrigatórios) face à pandemia do novo coronavírus, entre as quais a detenção de quem estiver em incumprimento.

7h11 - O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou que o seu segundo teste ao novo coronavírus deu negativo, numa mensagem escrita na rede social Twitter.

7h01 - O Conselho de Estado, órgão de consulta política do Presidente da República, reúne-se hoje, a partir das 10h00, para discutir a decisão de decretar o estado de emergência em Portugal devido à pandemia de Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório