Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Santarém com primeiro caso confirmado ativa Plano de Emergência

A Câmara de Santarém ativou hoje o Plano de Emergência e Proteção Civil, depois de conhecido o primeiro caso de infeção pela Covid-19 no concelho, uma médica do Hospital Distrital de Santarém.

Santarém com primeiro caso confirmado ativa Plano de Emergência
Notícias ao Minuto

14:30 - 18/03/20 por Lusa

País Covid-19

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse à Lusa que foi ativado o Posto de Comando Operacional, sendo esta a primeira fase do plano, essencialmente para coordenação, articulação de meios e agilização de diligências, estando a ser equacionado o encerramento de vários espaços públicos da cidade, como o Jardim das Portas do Sol.

O autarca afirmou que a decisão de ativar o plano assim que fosse confirmado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no concelho foi tomada numa reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada na terça-feira por videoconferência.

Ricardo Gonçalves sublinhou que o município tem uma rede social que há muito vem dando resposta a situações mais vulneráveis e conta com uma bolsa de voluntariado que pode reforçar esse apoio.

A Câmara de Santarém tem vindo a decretar, desde o passado dia 10, medidas para limitar o contacto entre as pessoas, encerrando serviços não essenciais e passando o atendimento a ser feito por telefone ou por e-mail.

No concelho de Santarém residem 62.200 pessoas.

Portugal regista duas mortes de pessoas infetadas com o novo coronavírus até agora, de acordo com o segundo boletim epidemiológico da pandemia da Covid-19 divulgado hoje.

O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a informação divulgada sobre a situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal, desde 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.

Segundo a DGS, há 351 (eram 323) casos a aguardar resultado laboratorial e três casos recuperados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório