Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: "Pandemia vai ser teste nunca vivido", diz Marcelo

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre esta pandemia. Mais de 200 mil casos no mundo. Por cá, há mais 194 infetados.

AO MINUTO: "Pandemia vai ser teste nunca vivido", diz Marcelo
Notícias ao Minuto

15:15 - 18/03/20 por Sara Gouveia e Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Depois de ter sido decretado estado de calamidade em Ovar devido a uma repentina propagação do novo coronavírus com indícios de transmissão comunitária, esta quarta-feira, Portugal vira a sua atenção para a reunião do Conselho de Estado. A reunião foi mantida por videoconferência, e terá sido debatida a eventual declaração de estado de emergência - que nunca vigorou no país. Está previsto que Marcelo Rebelo de Sousa faça uma declaração ao país.

É também hoje que Portugal se prepara para que a partir da meia-noite desta quinta-feira sejam suspensos voos de e para fora da União Europeia. A medida foi anunciada, ontem, por António Costa numa conferência de imprensa após a reunião do Conselho Europeu. No entanto, há exceções nas ligações aéreas para países com comunidades portuguesas com expressão significativa.  

Já esta manhã, o Governo anunciou a suspensão temporária do pagamento de créditos pelas empresas e particulares, adiamento de impostos e ainda uma linha de crédito de 3.000 milhões de euros para as empresas.

Direção-Geral de Saúde informou, ao final da manhã de hoje, que, nas últimas 24 horas, foram identificados 194 casos novos de Covid-19, em Portugal. Ao todo, há agora 642 infetados, sendo que 20 se encontram nos cuidados intensivos. Foram detetados ainda 4.074 casos não confirmados e 351 pessoas aguardam resultados laboratoriais. O Alentejo, região que se mantinha sem casos, regista os primeiros dois. Há duas vítimas mortais e três pessoas curadas.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

00h07 - Fernando Maltez prevê que caminhamos para "um colapso dos serviços de saúde" a nível europeu, no que aos cuidados intensivos diz respeito. Em declarações à RTP, o diretor do Serviço de Infeciologia do Curry Cabral reforçou, por isso, a necessidade de isolamento para evitar a progressão da pandemia

23h44 - A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, alertou hoje que as farmácias estão a ficar sem equipamentos de proteção, avisando que, se não forem contempladas com máscaras, algumas terão de fechar.

23h33 - A fábrica de destilação de gin irlandesa Listoke Distillery and Gin School suspendeu a sua produção normal, na semana passada, para passar só a produzir gel desinfetante e um produto próprio para limpar as superfícies de blocos operatórios

23h24 - O Departamento do Tesouro dos EUA informou hoje que tenciona afetar 500 mil milhões de dólares (458 mil milhões de euros) à atribuição direta de liquidez aos cidadãos norte-americanos, a começar no princípio do próximo mês

Esta iniciativa é um dos pilares principais do plano da administração Trump, que ronda o bilião de dólares, para procurar estabilizar a economia, quando o avanço do novo coronavírus ameaça famílias e empresas. 

23h19 - O estado de emergência, declarado hoje pelo Presidente, para conter a pandemia de Covid-19, entra em vigor às 00h00 de quinta-feira e prolonga-se até às 23h59 de 2 de abril, segundo o decreto publicado em Diário da República. 

23h17 - Cerca de quarenta pessoas da ilha de São Jorge, nos Açores, estão em quarentena depois de ter sido registado naquela ilha o segundo caso positivo de Covid-19 nos Açores.

23h14 - O ministro da Saúde dos Países Baixos desmaiou durante um debate parlamentar sobre os esforços do governo holandês para combater o coronavírus, revela a Associated Press. Bruno Bruins, que tem liderado a resposta governamental à pandemia nos Países Baixos, afirmou posteriormente através do Twitter que desmaiou devido à exaustão depois de "semanas intensivas de trabalho". 

23h01 - O Flamengo anunciou ao início da noite desta quarta-feira que o resultado da contra-análise ao treinador Jorge Jesus deu negativo para a Covid-19

22h59 - Israel decidiu proibir com efeito imediato a entrada a cidadãos estrangeiros no país, refere a CNN

22h44 - As vendas de ibuprofeno em Portugal caíram quase 30% numa semana, revelou hoje a consultora Health Market Research, que atribuiu a variação ao "impacto mediático" do desaconselhamento do medicamento na sequência da pandemia de Covid-19. 

22h39 - O estado de emergência foi declarado, esta quarta-feira, em Portugal e Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deixou uma mensagem aos adeptos. O líder azul e branco acredita que a decisão vai ajudar a travar a pandemia do novo coronavírus e deixa o apelo para que as pessoas permaneçam em casa.

22h36 - Seleção Nacional publicou esta quarta-feira na rede social Twitter uma mensagem de solidariedade face à pandemia de Covid-19. A mensagem é apoiada num vídeo no qual são recordados os festejos da Seleção Nacional nos Aliados, no Porto, após a vitória na final da Liga das Nações.

22h25 - É seguro abrir correspondência durante a pandemia de Covid-19? Uma especialista em infeciologia respondeu à questão e explicou quais os procedimentos a adotar.

22h03 - Entretanto, a Comunidade de Madrid iniciou a adaptação de outros espaços para receber camas e doentes. O primeiro hotel a ser adaptado foi o Ayre Gran Hotel Colón, com 365 quartos, que irá receber pacientes do coronavírus

21h59 - A procuradoria provincial de Madrid iniciou uma investigação penal à morte por coronavírus de 19 idosos residentes de um lar de terceira idade da capital espanhola. Todas as vítimas mortais estavam no lar MonteHermoso, conforme noticiou o El País.

21h48 - O ator Matthew McConaughey, vencedor de um Óscar de Melhor Ator por 'Dallas Buyers Club', deixa uma mensagem de esperança e um apelo à solidariedade para ultrapassar a crise do surto viral. McConaughey pede às pessoas para "não ceder ao denominador comum e ficar paranóico", mas antes "tomar as precauções que são necessárias".

21h44 - A pandemia de Covid-19 já provocou 8.784 mortos em mais de 209.000 casos de infeção registados em 150 países e territórios desde o início da epidemia. Eis alguns números globais dos países mais afetados neste momento:

  • Itália com 2.978 mortes em 35.713 casos;
  • Irão com 1.135 mortes em 17.161 casos;
  • Espanha com 598 mortes em 13.716 casos;
  • França com 264 mortes em 9.134 casos;

21h25 - O Governo lançou um site e uma app relativos ao plano de resposta à pandemia. O objetivo é apresentar, numa plataforma única, "todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e de contenção do novo coronavírus". 

21h22 - O rei de Espanha, Felipe VI, pediu aos espanhóis para deixarem de lado as divisões e apelou à união de todos contra o novo coronavírus, uma pandemia que, assegurou, será vencida.

"Devemo-nos unir à volta do mesmo objetivo: ultrapassar esta grave situação. E temos de fazê-lo juntos, entre todos nós, com serenidade e confiança, mas também com decisão e energia", sublinhou o chefe de Estado.  

21h18 - O Parlamento aprovou hoje uma proposta do Bloco de Esquerda para suspender ações de despejo devido à pandemia da Covid-19 e uma do PCP para impedir denúncias de contratos de arrendamento de casas

21h12 - O estado de saúde de Lorenzo Sanz, antigo presidente do Real Madrid que se encontra hospitalizado após ter testado positivo por infeção pelo novo coronavírus, piorou subitamente. "Além da insuficiência respiratória, junta-se agora uma insuficiência renal devido à infeção grave", revelou o filho do antigo líder dos merengues. Lorenzo Sanz tem 76 anos e sofre de hipertensão. 

21h04 - O Congresso dos EUA aprovou hoje um plano de assistência social de cerca de 100 mil milhões de dólares (mais de 91 mil milhões de euros) para trabalhadores diretamente afetados pela pandemia da Covid-19, enquanto a Casa Branca negoceia um plano de recuperação da economia norte-americana. 

20h58 - O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, disse hoje que nas primeiras 36 horas de quarentena reforçada a polícia multou mais de 4.000 pessoas por circularem na rua sem apresentarem a declaração justificando o motivo

20h56 - A Assembleia da República aprovou hoje a proposta de lei do Governo que determina medidas excecionais e temporárias de resposta ao novo coronavírus com a abstenção do PCP, PEV e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira. 

20h53 - O Metropolitano de Lisboa abriu os canais de validação em toda a rede para aumentar a facilidade de deslocação e uma menor necessidade de intervenção dos trabalhadores, com "o consequente distanciamento social pretendido", devido ao surto de Covid-19. 

20h48 - Em tempos de pandemia, adaptam-se e ajustam-se comportamentos. E isso implica, por exemplo, fazer serenatas de uma forma diferente, como foi o caso deste italiano que tocou uma música dos Slayer para a vizinha

20h39 - Dori, avançado brasileiro que atua no Meizhou Hakka, é o primeiro jogador a testar positivo para a Covid-19 no futebol chinês

20h34 - O grupo espanhol Inditex, dono da Zara e Massimo Dutti, entre outras marcas, decidiu fechar "temporariamente" a partir de hoje as 335 lojas que tem em Portugal devido ao novo coronavírus

20h17 - A companhia aérea easyJet está a implantar um plano de voos de resgate para os passageiros alvo de cancelamento de viagens devido à pandemia Covid-19. 

20h05 - O Presidente da República declarou o estado de emergência numa comunicação ao país. "Acabei de declarar o estado de emergência. Uma decisão excecional", salientou Marcelo Rebelo de Sousa. O Chefe de Estado disse que considerou "ser do interesse nacional dar este passo" e acrescentou que a pandemia de Covid-19 "vai ser um teste nunca vivido". 

20h00 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje a África para se preparar já para o pior e para enfrentar a ameaça do coronavírus no continente, que soma quase 600 casos em 33 países.

19h41 - A Caixa Geral de Depósitos (CGD) lançou várias medidas de apoio a empresas e particulares, incluindo flexibilização nos pagamentos de créditos e uma moratória até seis meses a famílias e empresas, para fazer face ao impacto do surto de Covid-19. 

19h36 - O Paquistão registou as suas primeiras mortes por causa da Covid-19. O número de pessoas infetadas no país subiu para 260. 

19h30 - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) das Nações Unidas estima que, no pior cenário, a pandemia de Covid-19 pode custar quase 25 milhões de empregos no mundo inteiro. Esta é uma previsão que, a confirmar-se, excederia a perda de empregos provocada pela crise financeira global de 2008. 

19h24 - A atriz Itziar Ituño, que dá vida a Raquel na série 'La Casa de Papel', revelou nas redes sociais que foi diagnosticada com o novo coronavírus.  

19h16 - O número de vítimas mortais em França em resultado da pandemia subiu para 264, com 89 mortos nas últimas 24 horas. Já foram registados mais de nove mil casos de infeção desde o início do surto do novo coronavírus no país. 

19h07 - As autoridades de saúde da Madeira anunciaram hoje dois novos casos de Covid-19 na região, elevando para três o número de infetados pelo novo coronavírus no arquipélago

18h56 - Angela Merkel descreveu a pandemia do novo coronavírus como "o maior desafio desde a Segunda Guerra Mundial", numa comunicação ao país onde apelou aos cidadãos para que respeitem as medidas de distanciamento social e para que se protejam uns aos outros. 

18h49 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) reiterou, esta quarta-feira, a importância das medidas de distanciamento físico e do compromisso dos países com a sua implementação

"Não assuma que a sua comunidade não vai ser afetada. Prepara-se como se fosse. Não assuma que não vai ser infetado. Prepare-se como se fosse", pediu o diretor-geral da autoridade de saúde mundial Tedros Adhanom Ghebreyesus

18h47 - Um grupo de cientistas brasileiros está a conduzir uma pesquisa de uma forma diferente para uma vacina contra o novo coronavírus, utilizando partículas criadas em laboratório para simular o vírus

Segundo o investigador Gustavo Cabral, um dos responsáveis do projeto, a premissa desta pesquisa passa por "não utilizar o material genético" do agente patogénico, devido à pouca informação existente sobre o novo coronavírus, e desenvolver estruturas similares a este.

18h42 - O número de mortes no Reino Unido causadas pelo pandemia de Covid-19 ultrapassou a centena, anunciaram hoje as autoridades britânicas, perante a iminência do encerramento de escolas. Já foram registados 2.626 casos positivos. 

18h37 - Serie A pode prolongar-se até julho e estão na calha cortes salariais, referiu Gabriele Gravina, o presidente da federação italiana de futebol. 

18h35 - A ATP e a WTA anunciaram, esta quarta-feira, numa decisão conjunta o cancelamento de todos os torneios de ténis até ao próximo dia 7 de junho. Esta decisão significa que a edição do Estoril Open deste ano foi cancelada

18h31 - O festival #EuFicoEmCasa, que une alguns dos maiores artistas portugueses numa iniciativa que tem como objetivo animar a população que, por esta altura, se encontra em isolamento devido ao surto do novo coronavírus, registou no primeiro dia mais de 700 mil visualizações na rede social Instagram

18h29 - Um funcionário do FC Porto foi diagnosticado com a Covid-19. Esta é uma informação que está a ser avançada pelo Jornal de Notícias. 

18h27 - Especialistas de medicina interna defenderam hoje que as unidades de hospitalização domiciliária devem reforçar a sua capacidade de internar mais doentes para libertar camas nos hospitais para infetados com Covid-19

18h14 - O Parlamento aprovou a declaração de estado de emergência proposta pelo Presidente da República. O decreto foi aprovado com os votos a favor do PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDS e Chega. Nenhum partido votou contra, mas o PCP, Os Verdes, o Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira abstiveram-se. 

Após a votação, o primeiro-ministro António Costa abandonou o hemiciclo. 

18h05 - Miguel Poiares Maduro diz que os estados-membros da União Europeia desvalorizaram o risco relativamente ao novo coronavírus

"Acho que muitos governos nacionais subestimaram o risco, porque se não o fizessem iam pagar logo nessa altura um custo, que era [...] estar a criar já problemas no funcionamento da economia, porque tinham receio do pânico", afirmou o antigo ministro. 

18h00 - Rui Rio mostrou-se hoje favorável à declaração do estado de emergência na sequência da pandemia de Covid-19, anunciando que vai votar favoravelmente, e ofereceu colaboração ao Governo que, neste combate, "não é de um partido adversário".

17h54 - A cidade do Rio de Janeiro entrou hoje em estado de emergência, anunciou o presidente da Câmara, Marcelo Crivella, que recomendou à população que evite sair de casa, devido à pandemia de Covid-19. 

17h51 - Tal como o PCP, Os Verdes também optam por abster-se na votação do decreto de estado de emergência proposto por Marcelo Rebelo de Sousa. 

17h49 - O decreto de estado de emergência, hoje proposto pelo Presidente, prevê a suspensão do direito à greve se tal "comprometer o funcionamento de infraestruturas críticas" ou a "prestação de cuidados de saúde" no combate à pandemia da Covid-19. 

17h47 - Do total de casos positivos de coronavírus em Itália, 8,3% corresponde a pessoal da saúde, o dobro dos números registados na China, segundo um estudo da fundação Gimbe a partir dos dados do Instituto Superior de Saúde. 

17h36 - O Estado de emergência prevê o confinamento obrigatório em casa. Para "reduzir o risco de contágio" e fazer a prevenção, "podem ser impostas pelas autoridades públicas competentes as restrições necessárias", incluindo "o confinamento compulsivo no domicílio ou em estabelecimento de saúde, o estabelecimento de cercas sanitárias", assim como "a interdição das deslocações e da permanência na via pública que não sejam justificadas", lê-se no decreto para o estado de emergência que consta no site da Presidência da República. 

17h31 - O PCP vai abster-se na votação do decreto do Presidente da República para o estado de emergência, revelou o líder parlamentar da bancada comunista João Oliveira. 

17h29 - O decreto de Marcelo Rebelo de Sousa para o estado de emergência prevê que o Governo pode requisitar a privados a prestação de serviços e a utilização de propriedades, como hospitais ou fábricas.

"Pode ser requisitada pelas autoridades públicas competentes a prestação de quaisquer serviços e a utilização de bens móveis e imóveis, de unidades de prestação de cuidados de saúde, de estabelecimentos comerciais e industriais, de empresas e outras unidades produtivas", lê-se no documento divulgado na página na Internet da Presidência da República. 

17h22 - A proteção civil italiana revelou esta quarta-feira que morreram mais 475 pessoas nas últimas 24 horas devido à Covid-19. No total, desde que começou o surto do novo coronavírus em Itália já  morreram 2.987 pessoas. As autoridades italianas dão ainda conta de um aumento de 12% no número de infetados

17h18 - O governo polaco anunciou hoje um programa de 47 mil milhões de euros para ajudar a economia do país confrontada com a pandemia do novo coronavírus. A Polónia regista até ao momento cerca de 250 de pessoas infetadas com o novo coronavírus e cinco mortes.

17h14 - Das 303 bibliotecas municipais, ainda há algumas abertas ao público, mas a maioria encerrou, tendo sido criada uma plataforma digital de partilha de conteúdos com os leitores, revelou a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB). 

17h08 - Donald Trump, anunciou hoje que vai invocar uma disposição federal que permite ao governo mobilizar recursos do setor privado para fazer frente à pandemia de Covid-19.

17h06 - A Federação de Dadores de Sangue apelou hoje aos que habitualmente contribuem para que continuem a doar apesar da pandemia da Covid-19, porque Portugal está no nível amarelo de armazenamento de sangue. 

17h05 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou hoje que o partido irá apoiar "sem hesitações todas as medidas que salvaguardem o interesse nacional" na tentativa de mitigação da Covid-19, incluindo a declaração do estado de emergência. 

17h01 - O decreto do Presidente da República tem um prazo de 15 dias, sem prejuízo de poder ser renovado. O decreto, que foi partilhado na página da Presidência da República, sublinha que "a declaração limita-se ao estritamente necessário" e os "efeitos terminarão logo que a normalidade seja retomada"

Quanto à restrição de direitos, liberdades e garantias, no que ao direito de deslocação e fixação diz respeito, "podem ser impostas pelas autoridades as restrições necessárias para reduzir o risco de contágio". 

16h54 - A Ordem dos Enfermeiros (OE) recomendou hoje que, face à pandemia de Covid-19, seja garantido o reforço orçamental imediato, com autonomia de gestão, aos conselhos de administração dos hospitais e serviços de saúde

16h52 - Apelando a que os idosos "fiquem nas suas casas", devido ao surto de Covid-19, a Câmara de Lisboa reuniu-se hoje, por videochamada, com as Juntas de Freguesia, para montar uma rede de apoio ao sistema de alimentação

16h51 - O novo coronavírus pode permanecer até 72 horas em superfícies como plástico e aço inoxidável, revela um estudo divulgado na terça-feira na revista científica The New England Journal of Medicine. 

16h49 - Os funerais devem realizar-se sem velório, seguir diretamente do local do óbito para o cemitério mais próximo e não deve haver qualquer preparação de cadáveres "nem com simples vestimenta", recomendou hoje uma associação representativa do setor

16h47 - O centro de rastreio móvel à Covid-19 instalado no Porto realizou, desde segunda-feira, 141 testes, estando prevista a realização de outros 200 no dia de hoje, revelou o município. 

16h45 - Cuba registou a primeira morte associada ao novo coronavírus. A vítima mortal era um turista italiano de 61 anos, disseram hoje as autoridades de Havana. Cuba, que ainda não adotou medidas restritivas de fronteira, tem 10 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 389 casos suspeitos.

16h44 - A demógrafa Maria Filomena Mendes, da Universidade de Évora, alertou hoje que, para Portugal evitar o que aconteceu com a gripe espanhola de 1918, quando "morreu muita gente", é preciso "respeitar as regras para travar" a Covid-19

"No caso deste vírus sabemos como nos podemos proteger porque sabemos como se transmite, ao contrário da gripe espanhola, e, por isso, temos de nos preservar uns aos outros", frisou. 

16h40 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apelou hoje às indústrias mineira, automóvel e agrícola que disponibilizem máscaras aos profissionais de saúde, uma vez que estão com atividade reduzida e os seus trabalhadores não as estão a usar. 

16h38 - Os trabalhos da Assembleia da República foram hoje suspensos até às 17h00 para que os deputados possam fazer a análise da mensagem do Presidente da República sobre o estado de emergência

16h35 - O Bloco de Esquerda mostrou-se hoje "inteiramente disponível" para aprovar um orçamento retificativo devido ao novo coronavírus, defendendo que todas as medidas de apoio excecionais "devem ter como contrapartida a proibição dos despedimentos".

16h32 - A PSP apelou hoje à população residente no concelho de Ovar para cumprir todas as indicações dadas pelos polícias e lembrou que o incumprimento das ordens emitidas constitui crime de desobediência

Esta terça-feira foi declarado o estado de calamidade em Ovar, onde se verifica um dos principais surtos do novo coronavírus em Portugal. 

16h29 - A Turquia anunciou hoje que vai impedir a entrada no seu território a partir da Grécia e Bulgária, numa medida de combate ao Covid-19, três semanas após abrir as suas fronteiras aos migrantes que pretendiam alcançar a Europa. 

16h27 - O presidente da Câmara do Porto Rui Moreira disse hoje ser vontade do município recolher todos os sem-abrigo devido à pandemia da Covid-19 e garantiu que há capacidade instalada no Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano para aumentar a resposta

16h24 - Os países da África Austral vão tomar medidas mais gravosas para minimizar o impacto económico e social da eclosão da Covid-19 na região, anunciou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique. 

16h22 - A China vai enviar dois milhões de máscaras cirúrgicas e 50 mil testes de diagnóstico para a União Europeia devido ao surto de Covid-19, dois meses após Bruxelas ter doado 50 toneladas de equipamentos médicos a Pequim

"A China não se esqueceu que, em janeiro, quando a China era o epicentro do surto, a UE ajudou. Doámos mais de 50 toneladas de equipamento médico. Hoje somos o epicentro da pandemia e somos nós que precisamos de equipamentos de proteção", afirmou a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen

16h18 - As cerca de 600 escolas abertas desde segunda-feira para acolher os filhos de profissionais de saúde e de emergência só receberam 36 alunos no total, de acordo com um balanço da Fenprof. Uma baixa adesão que Mário Nogueira considerou ser expectável. 

"Tratando-se de famílias que têm um risco pessoal agravado, os pais acabaram por não querer aumentar o risco dos seus filhos, metendo-os numa sala com outras crianças em situações semelhantes", disse o líder da estrutura sindical. 

16h13 - O governo de Angola decidiu hoje suspender todos os voos internacionais de e para o país, como medida de prevenção ao novo coronavírus, isto apesar de o país não ter ainda nenhum caso registado.

16h10 - O governo do Reino Unido recomendou hoje aos turistas britânicos em Espanha que regressem ao país antes de 24 de março devido ao encerramento anunciado por Madrid de todos os hotéis, medida para combater o coronavírus

16h08 - Milhares de alunos começaram esta semana a ter aulas à distância, para tentar controlar a disseminação da Covid-19, no entanto, nem todos têm computadores e internet em casa.

Segundo um estudo realizado esta semana por Arlindo Ferreira, especialista em Estatísticas da Educação, um em cada cinco estudantes não tem computador em casa e por isso "dificilmente se conseguirá pedir a todos os alunos trabalhos que impliquem a necessidade de um computador".

15h52 - O Presidente da República vai declarar o estado de emergência em Portugal. António Costa anunciou que o Governo deu parecer favorável ao decreto de Marcelo Rebelo de Sousa. A Assembleia da República terá agora de aprovar o decreto do Presidente.

"A democracia não está suspensa", fez questão de salientar o primeiro-ministro, lembrando que o "país não vai parar". 

15h48 - O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) anunciou hoje a criação de um serviço de Urgência específico para doentes com sintomas de possível infeção por coronavírus, tendo já em funcionamento um espaço provisório para esse efeito. 

15h44 - Jair Bolsonaro disse hoje que a decisão de proibir por um período de 15 dias a entrada de pessoas que atravessam a fronteira da Venezuela é uma medida de segurança ante a "incapacidade do regime ditatorial" de Nicolás Maduro em conter o Covid-19. 

15h39 - O PAN propôs hoje alterações à proposta de lei que estabelece medidas excecionais face à pandemia de Covid-19, para incluir a suspensão dos prazos judiciais ou a possibilidade de a Linha SNS24 ser contactada pela comunidade surda por videochamada

15h29 - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou hoje o estado de exceção por catástrofe como uma medida para enfrentar a situação de pandemia do novo coronavírus no Chile, que já infetou 238 pessoas.

15h21 - A Alemanha anunciou hoje a suspensão temporária do programa de acolhimento de refugiados sírios que mantém com a Turquia na sequência do encerramento das fronteiras da União Europeia (UE) para travar a pandemia do novo coronavírus.

15h19 - A diretora-geral da Saúde afirmou que Portugal tem "um grupo de cientistas" reunido a avaliar a progressão do contágio com o novo coronavírus e pronto a aconselhar o poder político nas suas decisões.

15h17 - A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) alargou o horário da Linha SOS Sida para responder a questões levantadas sobre o novo coronavírus por doentes com VIH e outras doenças infecciosas, foi hoje anunciado.

15h15 - Recorde aqui o acompanhamento anterior de tudo o que é relacionado com o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório