Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Hospital da Figueira da Foz vai ter urgência só para doentes com sintomas

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) anunciou hoje a criação de um serviço de Urgência específico para doentes com sintomas de possível infeção por coronavírus, tendo já em funcionamento um espaço provisório para esse efeito.

Hospital da Figueira da Foz vai ter urgência só para doentes com sintomas
Notícias ao Minuto

15:40 - 18/03/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, o HDFF explica que "está a preparar uma urgência destinada à Covid-19, que ficará à entrada do hospital [junto ao acesso principal, o único aberto ao público, do lado da povoação da Gala], onde será feita uma pré-triagem dos doentes com dificuldade respiratória que possam eventualmente estar infetados com o vírus".

"Até estar concluída esta área, os utentes com sintomas devem dirigir-se ao espaço provisório para o efeito, contíguo ao Serviço de Urgência e devidamente identificado com placa 'Urgência Respiratória Aguda'", informa a unidade hospitalar.

Fonte do gabinete de comunicação do HDFF explicitou à agência Lusa que a nova Urgência irá funcionar em quatro módulos pré-fabricados, que já estão a ser instalados. Estes irão ligar ao edifício da unidade de saúde e deverão estar concluídos até ao final da semana.

Na nota, o HDFF afirma que estão internados os seus dois primeiros "casos positivos" de doentes infetados com o novo coronavírus. São dois homens, de 63 e 77 anos, residentes na "área de influência" do hospital, que abrange os concelhos da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho e parte dos municípios de Mira, Cantanhede e Soure, todos no distrito de Coimbra e ainda uma área do concelho de Pombal (Leiria).

"Os doentes encontram-se internados neste Hospital em enfermaria dedicada ao seu tratamento", adianta o comunicado.

No texto, o conselho de administração do HDFF solicita a "compreensão" da população numa fase que considera "particularmente crítica" e pede a todos os seus utentes "que continuem a cumprir as boas práticas de higiene pessoal e dos espaços físicos".

Reafirma que, em caso de necessidade, antes de recorrerem a uma unidade de saúde, os potenciais infetados com coronavírus devem recorrer à linha SNS24, por telefone ou 'e-mail', e agradece e enaltece "o empenho" dos profissionais de saúde.

O agradecimento do HDFF estende-se à Câmara Municipal da Figueira da Foz "pelo apoio e colaboração prestado", às empresas da região "que mostraram enorme espírito solidário, contribuindo com equipamentos médicos e outros", e aos fornecedores hospitalares de bens e serviços, "que têm ajudado a dar a melhor resposta nesta situação difícil".

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

Dos casos confirmados, 553 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório