Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Procuradoria de Madrid investiga morte de 19 idosos residentes em lar

A procuradoria provincial de Madrid iniciou uma investigação penal à morte por coronavírus de 19 idosos residentes de um lar de terceira idade da capital espanhola, na sequência de uma denúncia do Provedor do Paciente, revelou fonte judicial.

Procuradoria de Madrid investiga morte de 19 idosos residentes em lar
Notícias ao Minuto

17:53 - 18/03/20 por Lusa

Mundo Espanha

A informação da abertura da investigação, que visa determinar se foi ou não cometido algum delito no tratamento dos idosos, que morreram devido à pandemia de Covid-19 depois de serem infetados enquanto se encontravam no lar de idosos o Monte Hermoso, em Madrid, foi hoje avançada por fontes ligadas ao ministério público da província de Madrid, noticiou a agência noticiosa espanhola EFE.

A EFE teve acesso à denúncia apresentada pelo Provedor do Paciente, Jesus Caballero Klink, que pedia à procuradoria provincial de Madrid para determinar as causas que levaram à "morte de, pelo menos, 17 idosos e à infeção de 70", qualificando a situação como "insólita" e apontando para a existência de "falta de segurança extrema, de limpeza, de pessoal e de meios".

Na sequência da morte destes idosos, a Comunidade de Madrid anunciou que vai passar a analisar diariamente a situação nos lares de terceira idade públicos ou privados e exigir aos próprios centros que facilitem a comunicação entre residentes e famílias, por telefone, eletronicamente ou através de uma terceira pessoa, nos casos em que não for possível o contacto direto.

A Comunidade de Madrid anunciou esta medida hoje, depois de familiares dos utentes do lar O Monte Hermoso se terem queixado da falta de informação sobre o estado dos seus mais próximos e de terem sido divulgados novos casos de Covid-19 em residências de outras regiões de Espanha.

O Centro de Controlo de Qualidade e Inspeção da secretaria de Políticas Sociais da Comunidade de Madrid passará assim a realizar uma análise diária à situação de cada lar residencial, público ou privado, enquanto a Direção-geral de Atenção ao Idoso informou os lares da necessidade de assegurarem a comunicação direta entre utentes e famílias ou indicar uma pessoa para fazer a interlocução entre as partes.

O objetivo da medida é, segundo as autoridades regionais de Madrid, garantir contactos e informação sobre o estado dos utentes, num período em que as visitas aos lares estão proibidas no âmbito das medidas de contenção da pandemia de Covid-19, impostas pelo Estado de alerta que foi decretado pelo Governo de Espanha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram, mas há também registados 82.500 casos que recuperaram da doença.

No total, desde o início do surto, em dezembro passado, as autoridades da China continental, que exclui Macau e Hong Kong, contabilizaram 80.894 infeções diagnosticadas, incluindo 69.601 casos que já recuperaram, enquanto o total de mortos se fixou nos 3.237.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 1.135 mortes (17.350 casos), a Espanha, com 558 mortes (13.716 casos) e a França com 175 mortes (7.730 casos).

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou quarta-feira o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório