Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ataques turcos matam nove combatentes do regime de Damasco

Nove combatentes do regime sírio foram mortos na segunda-feira por bombardeamentos turcos em Idlib, onde as forças de Damasco, com apoio russo, avançam no quadro da ofensiva contra o último bastião controlado por milicianos.

Ataques turcos matam nove combatentes do regime de Damasco
Notícias ao Minuto

07:03 - 25/02/20 por Lusa

Mundo Síria

Os rebeldes apoiados pela Turquia conseguiram recuperar o controlo da localidade de Nayrab, no sudeste da cidade de Idlib, enquanto a artilharia turca matou nove combatentes na zona, indicou o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).

Na segunda-feira, foram mortos 94 combatentes em várias frentes na região de Idlib, acrescentou o Observatório.

Entre estes mortos estão 41 combatentes do regime e 53 milicianos, segundo a mesma fonte.

Os milicianos do Hayat Tahrir al-Cham, o ex-ramo sírio da Al-Qaeda, dominam ainda mais de metade da província de Idlib e setores contíguos nas de Alepo, Hama e Latakia.

O avanço do regime tem sido feito a sul da autoestrada estratégica M4, que liga Alepo à província litoral de Latakia, dois bastiões de Bachar al-Assad, indicou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Para reconquistar a autoestrada M4, o regime deve "lançar operações contra Ariha e Jisr al-Choughour", duas cidades importantes para esse objetivo, previu Rahmane.

A batalha pela conquista de Jisr al-Choughour, em particular, tem motivado considerações de analistas que preveem dificuldades acrescidas para o regime.

Esta cidade é dominada pelo partido Islâmico do Turquestão, cujos membros pertencem maioritariamente à minoria muçulmana uigure da China.

Desencadeada em março de 2011 pela repressão de manifestações pacíficas, a guerra na Síria já provocou mais de 380 mil mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório