Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

EUA restringem atividade de cinco media estatais chineses

O Governo norte-americano restringiu hoje a atividade de cinco media estatais chineses que trabalham nos Estados Unidos, incluindo a agência de notícias Nova China, por fazerem propaganda do Partido Comunista da China, indicaram funcionários do Departamento de Estado.

EUA restringem atividade de cinco media estatais chineses
Notícias ao Minuto

23:44 - 18/02/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A lista engloba também a televisão CGTN, a Rádio Internacional da China, a China Daily Distribution Corporation, que distribui o jornal China Daily, e a Hai Tian Development USA, que distribui o Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista chinês.

A partir de hoje, os Estados Unidos passam a tratar os cinco media como missões diplomáticas do Governo chinês.

Nestes termos, os cinco grupos de comunicação social ficam obrigados a registar a localização dos imóveis arrendados ou de que são proprietários nos Estados Unidos, a requerer autorização para arrendar ou comprar outros imóveis e a revelar os nomes dos seus empregados, incluindo norte-americanos. As restrições não abrangem o exercício jornalístico.

Em novembro de 2017, Washington restringiu a atividade da televisão russa RT, obrigando-a ao registo como agente estrangeiro para continuar a operar nos Estados Unidos.

Reagindo à medida, o parlamento russo aprovou uma lei para designar vários media ocidentais como agentes estrangeiros, como a televisão norte-americana CNN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório