Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Comissão Europeia prepara "fase permanente" do mecanismo 'rescEU'

O comissário para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises informou hoje que a Comissão Europeia está a preparar a "fase permanente" do mecanismo de ajuda e resposta a catástrofes a nível europeu, o "rescEU".

Comissão Europeia prepara "fase permanente" do mecanismo 'rescEU'
Notícias ao Minuto

15:42 - 05/11/19 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"Neste verão, a frota de transição 'rescEU' operou pela primeira vez para combater incêndios florestais na Grécia. Foi o primeiro teste, não em teoria, mas na prática. E o 'rescEU passou neste primeiro teste difícil, com a melhor pontuação. Agora, estamos a preparar a fase permanente", adiantou Christos Stylianides.

O comissário europeu falava aos jornalistas no Centro de Capacitação da GNR, no Seixal, distrito de Setúbal, onde assistiu ao exercício Eu Modex, com mais de 400 operacionais europeus, que testaram a capacidade de resposta a um sismo em Lisboa e Setúbal.

Para o comissário, "a preparação para desastres é a chave para salvar vidas", pelo que a preparação e treino das equipas de resgate foi assumida como uma "prioridade" pela Comissão Europeia, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, conhecido como "rescEU".

Até agora, a iniciativa encontrava-se na fase de transição, mas, segundo Christos Stylianides, está "pronto para apoiar os Estados-Membros quando as suas capacidades nacionais estão sobrecarregadas".

"A Europa nunca esteve tão bem preparada para enfrentar emergências, como incêndios florestais. O nosso compromisso será sempre por uma Europa que proteja, por uma Europa que salva vidas, por uma Europa de solidariedade", garantiu.

Em setembro, o Ministério da Administração Interna indicou que Portugal estava a participar nas três 'task teams' constituídas para apoiar neste projeto em três áreas prioritárias: emergência médica, combate a incêndios e incidentes envolvendo agentes nucleares, radiológicos, biológicos ou químicos.

Neste sentido, o comissário referiu que Portugal "tem sido um parceiro-chave" para fortalecer o sistema de proteção civil, afirmando que continuará a ter "um papel importante na próxima fase permanente do 'rescUE'".

Também o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, lembrou como a "tragédia" dos incêndios florestais de 2017 "foi vista como uma oportunidade para mudar radicalmente o Mecanismo Europeu de Proteção Civil", numa estratégia assente no conceito de 'rescue' [resgatar].

"É fundamental na dotação da europa com meios de entreajuda relativamente a incêndios rurais que ocorrem tanto em Portugal, como na Grécia ou na Suécia, como vimos no ano passado", lembrou.

Assim, o Governo português assumiu hoje o compromisso de continuar a apoiar a Comissão Europeia, particularmente para que "o apoio na área da emergência médica seja também uma prioridade à escala europeia".

"Neste momento, estamos a discutir o mecanismo financeiro para o período de 2021-2027. Portugal apoia inteiramente o significativo reforço de meios na área da ajuda humanitária e da gestão de crises", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório