Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nova saliência no túnel atrasa trabalhos para resgatar Julen

O aparecimento de uma nova saliência no túnel de 60 metros escavado para resgatar um menino que caiu a um poço, em Totalán, Málaga, voltou a atrasar hoje a entrada em ação da brigada de salvamento mineiro, deslocada das Astúrias.

Nova saliência no túnel atrasa trabalhos para resgatar Julen
Notícias ao Minuto

21:08 - 23/01/19 por Lusa

Mundo Espanha

Segundo a agência noticiosa espanhola Efe, que cita fontes da Câmara de Málaga, este novo obstáculo situa-se nos últimos metros do túnel e para acelerar o processo os técnicos trabalham diretamente no tubo para alargar o seu diâmetro no trecho final, onde depois será escavada, manualmente, uma galeria vertical que ligará ao poço por onde caiu o menino de dois anos, no dia 13 de janeiro.

Fontes da operação explicaram que uma grua mantém suspenso o tubo que será introduzido no túnel vertical escavado, enquanto decorrem os trabalhos no trecho final.

As dificuldades surgiram depois de nas últimas horas o túnel ter sido ampliado, com o desbaste das saliências que impediam a colocação do tubo por onde vão descer os técnicos mineiros provenientes das Astúrias que vão escavar a galeria horizontal. Uma nova saliência encontrada aos 40 metros obrigou à retirada do tubo para desbastar a rocha.

A equipa operacional também conta com uma unidade especializada em explosivos da Guarda Civil (TEDAX), que está preparada para, se necessário, devido à dureza do solo, realizar ou pequenas explosões controladas que quebrem o material e facilitem a perfuração.

O delegado do Governo na Andaluzia, Alfonso Rodríguez Gómez de Celis, evitou dar prazos para o resgate da criança, uma vez que os socorristas "já trabalham com pressão suficiente, para se acrescentar mais" e têm "o desejo de alcançar Julén logo que possível", tendo em conta que é" uma situação extrema, sem precedentes. "

Os encarregados da Junta de Andalucía, da Guarda Civil e do serviço de emergência 112 destacaram a energia e o compromisso de todo o pessoal envolvido no resgate da criança Julén, que caiu em um poço em Totalán em 13 de janeiro (Málaga).

A subdelegada do governo em Málaga, María Gámez, disse a repórteres que a equipe de resgate tem uma energia "fora do humano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório