Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Seis pessoas detidas por matarem e comerem macaco em via de extinção

Os suspeitos filmaram-se a comer o animal em direto para as redes sociais.

Seis pessoas detidas por matarem e comerem macaco em via de extinção
Notícias ao Minuto

12:11 - 28/12/18 por Sara Gouveia

Mundo Vietname

Seis homens foram detidos no Vietname por matarem e comerem um macaco em vias de extinção e transmitirem tudo em direto nas redes sociais.

Os suspeitos, com idades entre os 35 e os 59 anos, filmaram-se a comer um macaco iangur (um macaco da espécie Semnopithecus) em novembro deste ano. As autoridades, citadas pela BBC, referem que o grupo de homens confirmou esta quinta-feira ter violado as leis de proteção da vida selvagem.

Os macacos iangur são uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo e vivem apenas no norte do Vietname.

"Levou algum tempo para conseguirmos perceber quem eram os suspeitos envolvidos", referiu a polícia. Em comunicado acrescentaram ainda que o animal foi comprado por um dos homens a um caçador por 1,1 milhões de dong (mais de 41 euros).

O tráfico e consumo de animais raros ou em vias de extinção é uma prática lucrativa e que se está a alastrar pelo país. Várias espécies estão a ser usadas para cozinhar e outras têm partes do corpo vendidas para a medicina.

Apesar de as leis de proteção animal locais e internacionais existirem, os críticos referem que não são aplicadas convenientemente no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório