Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Trump exige "respeito" e ameaça retirar credenciais a mais jornalistas

Depois de Jim Acosta, da CNN, a Casa Branca poderá retirar credenciais a mais jornalistas, ameaça Donald Trump.

Trump exige "respeito" e ameaça retirar credenciais a mais jornalistas
Notícias ao Minuto

19:56 - 09/11/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Casa Branca

A relação de Donald Trump com a imprensa viveu hoje novo episódio. 

Depois da polémica em torno do repórter Jim Acosta, da CNN, que implicou inclusive o uso da Casa Branca de um video com alterações aos frames para justificar a decisão, Trump ameaça agora retirar credenciais a mais correspondentes da Casa Branca.

Questionado por jornalistas sobre quando tempo demoraria a suspensão do repórter da CNN, Trump defendeu-se ao mesmo tempo que abriu caminho a episódios semelhantes: "No que me diz respeito, não tomei essa decisão. Mas poderá haver mais".

Aos jornalistas presentes, dá conta o New York Times,  o presidente dos Estados Unidos reforçou a sua posição: "Quando estão na Casa Branca, isto é um lugar muito sagrado para mim. Têm de tratar a Casa Branca com rspeito. Têm de tratar o presidente com respeito".

Jim Acosta, recorde-se, estava a questionar Trump sobre porque é que chamava "invasão" à caravana de migrantes latino-americanos que se encaminha para a fronteira dos EUA com o México e que poderá pedir asilo nos EUA. A partir daí uma altercação teve lugar, com Trump a chamar Jim Acosta "uma pessoa horrível".

O tom crítico de Donald Trump para com a imprensa antecede ainda a sua presidência. Entre a sua campanha para as presidenciais e a sua presidência, Trump já chamou por diversas vezes "fake news" aos media norte-americanos. A CNN e o New York Times em particular costumam ser alvo de críticas de Trump, tanto em comícios como em conferências de imprensa e no Twitter pessoal de Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório