Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Comunidade Israelita de Lisboa condena atentado a sinagoga nos EUA

A Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) condenou hoje o atentado de sábado a uma sinagoga nos Estados Unidos, em que morreram 11 pessoas, apelando aos portugueses para que se unam aos judeus no repúdio e combate ao antissemitismo.

Comunidade Israelita de Lisboa condena atentado a sinagoga nos EUA
Notícias ao Minuto

12:48 - 29/10/18 por Lusa

Mundo Antissemitismo

"Neste momento de luto e de dor, expressamos a nossa total solidariedade com os familiares das vítimas e com a comunidade judaica da cidade [de Pittsburgh) e dos Estados Unidos da América", manifestou a CIL, através de um comunicado, divulgado nas redes sociais.

Para a comunidade judaica de Lisboa, "é inadmissível" que no século XXI se continuem a verificar "quaisquer demonstrações de ódio racial, xenofobia, intolerância e antissemitismo que põe em causa as liberdades básicas e a própria civilização".

Por isso, a CIL, apela às "autoridades portuguesas e a todas as pessoas de bem" para que se unam "às comunidades e organizações judaicas de todo o mundo na sua manifestação de repúdio e no combate ao antissemitismo".

A comunidade judaica considerou ainda que, neste contexto, "assume particular relevância" o pedido a Portugal para que aceite a recomendação do Parlamento Europeu de "adoção formal" da definição da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto sobre antissemitismo.

Onze pessoas morreram e seis ficaram feridas, incluindo quatro polícias, no tiroteio de sábado numa sinagoga em Pittsburgh, nos Estados Unidos, segundo o balanço oficial das autoridades.

A polícia identificou o atirador da sinagoga como sendo Robert Bowers, adiantando que o suspeito, que se encontra detido, não estava referenciado pelas autoridades.

O homem disparou sobre os participantes numa cerimónia na sinagoga da congregação "Tree of Life", em Pittsburgh.

O ataque foi condenado por organizações hebraicas e governos de vários países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório