Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Donald Trump culpa movimento Me Too por não poder falar à vontade

Presidente norte-americano disse que queria usar "uma expressão" mas que não podia, por causa do movimento Me Too.

Donald Trump culpa movimento Me Too por não poder falar à vontade
Notícias ao Minuto

10:00 - 11/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Presidentes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez na quarta-feira uma crítica velada ao movimento Me Too, queixando-se de que não pode falar da mesma forma porque pode ofender.

O governante estava a falar sobre a eleição de há dois anos, durante um comício em Erie, no Estado da Pensilvânia, onde refletia sobre ter conquistado votos naquele Estado, onde os republicanos não conseguiam votos do Colégio Eleitoral há muitos anos. Trump, em tom jocoso, disse que havia uma expressão para descrever a Pensilvânia antes da sua eleição mas que não poderia usá-la porque a imprensa estava presente.

“Todos os republicanos pensam que vão ganhar a Pensilvânia, mas fui eu que consegui. Até podia usar uma expressão, vocês sabem que há uma expressão, mas as regras do Me Too não me permitem usar mais essa expressão. Não posso dizê-la”, afirmou, não gerando a reação esperada.

“É a ‘pessoa’ que escapou”, acrescentou, uma referência que pode ser associada à canção de Frank Sinatra ‘The Gal That Got Away’ (traduzido livremente por ‘A Miúda Que Escapou’).

Uma das pessoas presentes no comício, porém, pediu para que o presidente usasse a expressão na mesma. “Eu dizia mas não posso por causa daquelas pessoas ali”, indicou, apontando para a imprensa. “Há uma expressão mas podemos mudá-la. A Pensilvânia foi sempre a ‘pessoa’ que escapou”, acrescentou.

Recorde-se que o presidente norte-americano esteve sob duras críticas durante a corrida presidencial, há dois anos, quando foi revelado um vídeo gravado em 2005 onde proferia declarações marcadamente machistas para descrever a forma como seduzia mulheres (“grab them by the pussy” ou “agarrem-nas pela vagina”).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório