Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Fortes explosões no vulcão Etna fazem subir nível de vigilância

Várias fortes explosões ocorridas na terça-feira à noite e hoje de manhã no vulcão Etna, na Sicília, levaram à subida do nível de vigilância de verde para amarelo, anunciou hoje a proteção civil italiana.

Fortes explosões no vulcão Etna fazem subir nível de vigilância
Notícias ao Minuto

18:59 - 05/09/18 por Lusa

Mundo Itália

O aumento do grau de vigilância foi decidido após uma reunião, no fim de semana passado, na sequência de uma fase de alguns dias de fraca atividade na cratera do vulcão.

Com esta medida, a vigilância vai ser intensificada e é ativado um canal de comunicação permanente entre a comunidade científica e a proteção civil.

"Independentemente dos fenómenos vulcânicos locais, o vulcão continua numa situação de desequilíbrio potencial", alertou a proteção civil em comunicado.

O Etna, com 3.300 metros de altitude, é o maior vulcão em atividade na Europa, com erupções frequentes, em curso há pelo menos 2.700 anos.

A sua última fase eruptiva deu-se na primavera de 2017, e a última grande erupção aconteceu no inverno de 2008/2009.

No fim de março, um estudo publicado na revista Bulletin of Volcanology revelou que o Etna estava a deslizar muito lentamente em direção ao Mediterrâneo, a um ritmo constante de 14 milímetros por ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório