Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Depois da quimio, chegou o dia da vitória. Finalmente a campainha soou

“Nenhum pai ou mãe está preparado para uma situação destas", defendem os pais, referindo-se ao tumor da filha Lily.

Notícias ao Minuto

20:51 - 16/08/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo Lily

Um diagnóstico de cancro é devastador. Sempre. E para a mãe e o pai de Lily não foi exceção. Quando a filha de ambos foi diagnosticada com um tumor, aos oito anos de idade, sentiram pânico. “Entrámos em pânico assim que tivemos a sensação de que algo estava seriamente errado”, desabafou Samantha, a mãe da pequena Lily.

Quando, pela primeira vez, ouviram a palavra leucemia, estremeceram. Perceberam que a filha tinha de receber um tratamento urgente no Hospital Great Ormond Street (GOSH). Durante todo o período de quimioterapia, como descreveu, os pais e a criança passam por uma “montanha-russa de altos e baixos, de boas e más notícias". 

Apesar de ter contado os dias até ao momento em que chegaria o fim do tratamento, quando Lily tocou o sino da enfermaria no fim do tratamento, uma tradição no serviço de pediatria, a mãe ficou impressionada. "Não conseguia acreditar. Para nós, a Lily é uma heroína". 

Assistiu a quatro ciclos de quimioterapia “exaustivos” e, durante o primeiro, Lily passou 50 dias no hospital, acompanhada pela mãe enquanto que o pai dormia numa casa de familiares próxima da unidade hospitalar.

Samantha viu a pequena perder os seus longos cabelos loiros e, enquanto contava os dias até o final do tratamento, havia momentos em que se atormentava por não ter percebido os sintomas antecipadamente. Mas os médicos asseguraram-lhe que a leucemia mieloide aguda surge de forma repentina.

Quando se deu início ao tratamento, as células de leucemia de Lily já haviam "amadurecido", por isso era tão importante que ela iniciasse o tratamento o mais rápido possível. “Nenhum pai ou mãe está preparado para uma situação como esta e só tenho a agradecer a atenção da equipa especializada”, narra o britânico Metro. 

No vídeo que pode ver na galeria, Lily toca, finalmente, a campainha da enfermaria. Ouviu o som que, durante meses de tratamento sempre quis: o som da vitória. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório