Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 200.000 deslocados regressam a casa na província de Deraa

Mais de 200.000 deslocados sírios regressaram às suas casas na província de Deraa (sul), que tinham abandonado devido à ofensiva governamental na região, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Mais de 200.000 deslocados regressam a casa na província de Deraa
Notícias ao Minuto

12:18 - 09/07/18 por Lusa

Mundo Síria

Cairo, 09 jul (Lusa) -- Mais de 200.000 deslocados sírios regressaram às suas casas na província de Deraa (sul), que tinham abandonado devido à ofensiva governamental na região, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O regresso acontece desde sexta-feira quando foi alcançado um acordo entre a Rússia, aliada do regime da Síria, e os rebeldes que controlam parte de Deraa.

Os deslocados fugiram dos bombardeamentos para localidades e cidades nos arredores da zona onde viviam ou para junto da fronteira com Jordânia e Israel, países que mantêm as fronteiras fechadas.

As Nações Unidas calcularam em 320.000 os sírios que abandonaram as suas casas na província de Deraa desde 19 de junho, quando começou a ofensiva das forças pró-governamentais.

Segundo o OSDH, 162 civis, incluindo 33 mulheres e 32 menores, morreram em Deraa desde o início da ofensiva.

A organização não-governamental disse ainda que milhares de famílias receiam voltar às cidades controladas pelo exército e seus aliados, com medo de serem alvo de represálias e detenções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório