Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Espanhóis protestam nas ruas contra libertação dos membros de 'La Manada'

Milhares de pessoas manifestaram-se na noite de sexta-feira em diferentes cidades da Espanha em protesto pela libertação de 'La Manada', cinco homens que, em 2016, abusaram sexualmente em grupo de uma jovem de 18 anos.

Espanhóis protestam nas ruas contra libertação dos membros de 'La Manada'
Notícias ao Minuto

06:37 - 23/06/18 por Lusa

Mundo Abusos sexuais

O tribunal de Pamplona (norte de Espanha), encarregado do caso, decretou liberdade provisória sob fiança de 6.000 euros para os cinco sevilhanos, que deixaram a prisão na tarde de sexta-feira.

Os cinco sevilhanos, com idades entre 27 e 29 anos, estavam há dois anos em prisão preventiva, tendo sido condenados em 26 de abril último a nove anos de prisão por um delito de "abuso sexual" cometido em grupo sobre uma jovem de Madrid durante as festas de São Firmino, de Pamplona, no verão de 2016.

Uma sentença muito controversa depois de o juiz não ter aceitado o pedido da 'acusação' para serem condenados por violação.

No auto de notificação conhecido hoje, o tribunal explicou que os cinco condenados perderam o anonimato, o que faz "menos impensável" o risco de repetirem o delito e também complica a possibilidade de fugirem à Justiça.

Por outro lado, os magistrados alegam que os homens vivem a mais de 500 quilómetros da vítima, que não têm antecedentes de delitos sexuais, que não têm dinheiro para "conseguirem uma fuga eficaz" e que o alarme social não justifica a sua manutenção em prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório