Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de quatro toneladas de droga apreendidas em Guangdong

A polícia da província chinesa de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, apreendeu mais de 4,1 toneladas de droga, nos primeiros três meses do ano, indicam dados publicados, no domingo, na imprensa estatal.

Mais de quatro toneladas de droga apreendidas em Guangdong
Notícias ao Minuto

06:50 - 04/06/18 por Lusa

Mundo Rescaldo

A principal droga apreendida foi metanfetamina, conhecida como 'crystal meth', anfetamina mais barata do que a cocaína e altamente viciante. No total, foram detidos 3.490 suspeitos de tráfico de droga, incluindo residentes de Macau e Hong Kong.

O tráfico de droga é punido com pena de morte na China.

País mais populoso do mundo, com cerca de 1.400 milhões de habitantes, a China faz fronteira com o "triângulo dourado" (Laos-Birmânia-Tailândia), onde se estima que exista uma área total de cultivo de papoila de 46.700 hectares.

A China tem também fronteira com a Ásia Central, fonte crescente das drogas aprendidas no país, a par da América do Sul.

Em abril passado, a polícia de Guangdong apreendeu 1,3 tonelada de cocaína oriunda da América do Sul, na maior operação de sempre envolvendo aquele tipo de droga no país, segundo as autoridades.

A operação resultou na detenção de 10 suspeitos, na maioria oriundos de Hong Kong.

Pelas contas do Governo chinês, o país tinha 2,5 milhões de toxicodependentes, em 2017, entre os quais 60% consumiam drogas sintéticas e 38% opiáceos.

Considerada um "demónio social", ao nível da prostituição, a droga está associada ao chamado de "século de humilhação nacional", iniciado com a derrota da China na "Guerra do Ópio" (1839-42).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório