Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Agências noticiosas estatais russas proibidas na Ucrânia

A Ucrânia proibiu hoje a agência estatal russa Ria Novosti de atividades no seu território no âmbito de novas sanções dirigidas a Moscovo, uma semana após a detenção de um responsável da empresa em Kiev indiciado por "alta traição".

Agências noticiosas estatais russas proibidas na Ucrânia
Notícias ao Minuto

14:55 - 24/05/18 por Lusa

Mundo Sanções

A Ria Novosti e a Interselekt, a empresa que gere as atividades económicas da agência em Kiev, foram incluídas por um período de três anos na "lista negra" do Conselho Nacional de Segurança e de Defesa (NSDC), divulgada na página digital da Presidência ucraniana.

O diretor da Ria Novosti na Ucrânia, Kiril Vishinski, foi detido na semana passada em Kiev pelos Serviços de segurança da Ucrânia (SBU) por "alta traição" e apoio às autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.

O SBU, que deteve o jornalista em 15 de maio, assegura que Vishinski recebeu a missão de "viajar à Crimeia para promover atividades subversivas", para além de justificar com outros jornalistas a anexação da Crimeia em 2014, sendo-lhe atribuído um prémio estatal entregue pessoalmente pelo Presidente russo Vladimir Putin.

Fontes ucranianas citadas pela agência noticiosa Efe garantiam que para realizar estas atividades, Vishinski, que possui dupla nacionalidade russa e ucraniana, recebia mensalmente 53.000 euros de Moscovo.

As autoridades de Kiev também decidiram incluir hoje na "lista negra" a agência noticiosa estatal Rossiya Segodnia e bloquearam os seus ativos e páginas digitais em território ucraniano durante três anos.

A Rússia já avisou que vai adotar medidas de retaliação após o esclarecimento da situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório