Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Afinal, o alumínio no desodorizante não faz mal

Muitos evitam produtos com este químico por acreditarem aumentar o risco de cancro

Afinal, o alumínio no desodorizante não faz mal
Notícias ao Minuto

11:00 - 06/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Desodorizante

Embora a maioria dos desodorizantes contem com alumínio na sua composição, cada vez mais são apresentadas opções livres deste químico, que fazem por responder à crescente procura por produtos mas naturais, pela ideia de que o uso de alumínio em desodorizantes é mau para o corpo, aumentando o risco de cancro ou acumulação de alumínio no tecido mamário.

Tal ideia é, contudo, falsa, segundo o Life Hacker, que lembra um estudo feito no final dos anos 90 onde é dito que os anti-transpirantes (onde o alumínio está comummente presente) inibem o corpo de eliminar toxinas através das axilas que, quando acumuladas, criavam nódulos na zona abaixo dos braços, o que poderia evoluir para cancro da mama.

Contudo, segundo a Sociedade Americana de Cancro, não é desta forma que as glândulas funcionam nem tão pouco o cancro, cujos tumores são maioritariamente encontrados no quadrante superior externo do peito, mas apenas por esta ser a zona do corpo com maior área de tecido mamário, não por causa da proximidade com as axilas.

De facto – e a dúvida surge daí – o alumínio conecta-se com as glândulas de suor e impedem a sudação. No caso dos desodorizantes que não impedem a produção de suor, há bactérias que se alimentam destas glândulas, libertando o odor identificado como próprio suor. É aqui que entram em ação outros componentes dos desodorizantes que matam a bactéria ou produzem uma fragrância que disfarça o cheiro. Contudo, o processo raramente é tão eficaz como o que se consta nos desodorizantes mais comuns.

Embora os produtos naturais sejam aconselhados como forma de prevenir o consumo excessivo de químicos, se opta por estes desodorizantes como forma de evitar tumores, saiba que não há risco neste sentido, aponta o Life Hacker.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório