Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

A chegada da primavera e do tempo quente provoca mais separações

Diga adeus ao inverno e sim aos amores de verão.

A chegada da primavera e do tempo quente provoca mais separações

À medida que o tempo aquece, e os dias ficam maiores e mais agradáveis, a primavera não é a única coisa que se encontra ao virar da esquina – o fim da sua relação também se pode estar a avizinhar.

A chegada dos meses primaveris assinala também a chegada da estação em que se tiram as 'algemas', ou seja, o momento em que acabam as relações amorosas que começaram no pico do frio e desesperante do inverno.

O Urban Dictionary, define “uncuffing season” ou “estação sem algemas”, como: "Geralmente dá-se durante a primavera e nos meses de verão, quando quem começou relacionamentos nos meses de inverno se separa do namorado ou da namorada para estar livre e desimpedido durante os meses quentes, mais propícios a eventos sociais, saídas noturnas e festas".

O fenómeno é aparentemente a antítese da "cuffing season" ou "estação das algemas" - que carateriza aquela altura do ano na qual os indivíduos começam relacionamentos devido a se sentirem entediados e deprimidos, sentimentos – sentimentos atribuídos ao inverno.

De acordo com a psicóloga e assistente social britânica Danielle Forshee, o decréscimo de luz solar durante o inverno e o seu aumento no verão está relacionado com o maior número de separações nessa estação.

"O organismo está exposto a menos luz solar, e o corpo acaba por produzir mais melatonina, hormona que responde à escuridão deixando-nos mais cansados, e que contribui ainda para uma menor produção de serotonina – o neurotransmissor que nos faz sentir felizes e bem dispostos".

Todavia "Assim que a luz solar aumenta, o cérebro começa a produzir menos melatonina e mais serotonina. Nesse momento sentimo-nos mais felizes e a necessidade de estar com alguém que nos dê uma sensação de segurança e felicidade diminui", explica Forshee.

Por isso, se por acaso se separou recentemente ou se está agora nesse processo, há boas notícias: a chegada da primavera traz consigo novos horizontes por descobrir – já que o tempo quente aumenta a vontade de sair e de socializar.

Ao passar mais tempo fora de casa, ao sol, significa que irá conhecer pessoas novas, divertir-se mais e consequentemente sentir-se-à mais feliz.

Dados recolhidos pelo Facebook, também apoiam a teoria de existir de facto uma "estação sem algemas". Um estudo feito em 2010, detetou um maior número de 'status' dos utilizadores com as palavras 'separação' e 'separados', durante a primavera e o verão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório