Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Psoríase leva teatro a estações de comboio

Uma campanha de sensibilização para a psoríase leva, a partir desta semana, uma peça de teatro por quatro das mais emblemáticas estações de comboios do país.

Psoríase leva teatro a estações de comboio
Notícias ao Minuto

12:00 - 21/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Com o objetivo de dar a conhecer a psoríase e sensibilizar para esta doença que afeta cerca de 200 mil pessoas em Portugal, a PSO Portugal (Associação Portuguesa da Psoríase) leva o Teatro a quatro das mais emblemáticas estações de comboios do país.

A peça ‘A Pele que Tenho em Mim’, desenvolvida e produzida pelo ACE Teatro do Bolhão, estará em cena nas estações do Cais do Sodré, hoje às 17h, de Santa Apolónia (dia 22, às 17h), Braga (14 de março, às 17h) e S. Bento no Porto (20 de abril, às 19h).

Segundo Jaime Melancia, Presidente da PSO Portugal: “Estima-se que só em Portugal existam 200 mil doentes e que desse número nem 100 mil se encontrem referenciados. Ainda há um grande estigma social relativamente a esta condição e as pessoas afligidas sentem muita vergonha”.

“A psoríase é uma doença auto imune crónica que se reflete na pele, não contagiosa e de causas ainda desconhecidas. A dermatose é caracterizada por vermelhidão e descamação da pele, e é mais comum aparecer antes dos 30 anos ou após os 50. Atualmente, 1% a 3% da população mundial possui psoríase”, explica.

A ‘Pele que tenho em Mim’ é uma peça feita de histórias reais, que levam o espetador a vestir a pele de uma pessoa com psoríase, que enfrenta os desafios de aprender a conviver com a doença. A peça conta com a direção de produção de Glória Cheio, texto e encenação de Pedro Fiúza e Clara Gondim, Joana Mont’Alverne, Pedro Couto e Ana Queirós como atores.

Jaime Melancia, refere os fatores que levaram a associação a abraçar o projeto: “Esta peça expõe de uma forma humana o grande impacto que a psoríase tem na qualidade de vida dos doentes, nos vários aspetos do seu quotidiano. O que nos parece muito importante é o facto de, com histórias inspiradas em vidas reais, mostrar que é possível controlar a doença e superá-la”.

“É também fundamental o papel que a compreensão da sociedade tem nessa superação. Ir onde estão os doentes, as pessoas que com eles convivem diariamente, é, a nosso ver, um aspeto fundamental que nos levou a abraçar esta iniciativa”, acrescenta Jaime Melancia.

‘A Pele que tenho em Mim’ é uma iniciativa PSO Portugal, e conta com o apoio da Novartis, ACE Teatro do Bolhão e Infraestruturas de Portugal.

Notícias ao Minuto[Legenda]© Novartis

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório