Meteorologia

  • 17 JULHO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

5 motivos para deixar de beber álcool durante um mês

Em 30 dias, são visíveis as melhorias no seu organismo que provam que vale a pena este detox pós festas de natal.

5 motivos para deixar de beber álcool durante um mês
Notícias ao Minuto

18:05 - 13/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Álcool

Deixar de beber poder ser uma resolução de ano novo cliché sempre que vira o ano. Mas se beber um copo pontualmente é positivo, tanto pelo social como por questões de saúde, fazer uma pausa no consumo de álcool durante um curto período fará com que o seu estado físico melhore substancialmente, conta o El Confidencial.

Depois dos excessos do Natal e ano novo, nada como começar o ano como uma limpeza ao organismo. Um estudo britânico comprova que bastam quatro semanas para que os níveis de colesterol e pressão arterial comecem a melhorar e o risco de cancro e diabetes diminua. Ou seja, em quatro semanas a sua esperança média de vida melhora além das imediatas melhorias no corpo.

Perda de peso: Desde a cerveja às bebidas brancas, qualquer bebida alcoólica é composta por calorias vazias – as que não são transformadas em energia pelo organismo, acumulando-se em gordura. Para que tenha uma noção, uma cerveja tem em média 200 calorias e um copo de vinho por dia perfaz ao final do mês quase 10 000 calorias.

Melhoria no sono: Sem falar na ressaca, que se deve principalmente à falta de hidratação no cérebro, por culpa do álcool, a bebida em si faz com que se tenha um sono agitado. Jessica Alexader, porta-voz do departamento de saúde do Reino Unido, defende com isto que é errada a noção de que o álcool ajuda a adormecer. Pois embora faça com que se adormeça mais rápido, a ingestão de bebidas alcoólicas traduz-se em sonhos agitados e menor tempo na fase de sono REM – aquela em que o corpo está em repouso total e apenas o cérebro está a trabalhar.

Aumento de energia: Quem bebe aos fins de semana, sente-se mais cansado ao domingo. Os que bebem durante toda a semana, contam com uma diminuição constante da energia. Do estudo britânico, concluiu-se que 30 dias bastam para que o aumento de energia, concentração e atenção melhorem.

Melhoria da pele: No caso de quem bebe diariamente, este aspeto é ainda mais notório. É do senso comum que a hidratação é fundamental para uma pele saudável e luminosa. Visto que o álcool desidrata o organismo, a pausa do seu consumo tem como resposta imediata uma melhoria da pele, que além de mais hidratada passa a ficar menos rosada. A diminuição da acne é outro aspeto, já que a pele fica menos propícia a acumulação de impurezas.

Poupança de dinheiro: Como se todas as melhorias no organismo não bastassem, o deixar de beber álcool também trazem vantagens para a sua carteira. Em contas muito por alto, veja-se o caso de alguém que gaste entre 30 a 50€ por semana em álcool. Ao fim de um mês, a poupança será de entre 120 a 200€ mensais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.