Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pais, estas estratégias de educação podem não ser as melhores

As técnicas usadas outrora são agora condenadas por muitos… até mesmo pela ciência.

Pais, estas estratégias de educação podem não ser as melhores
Notícias ao Minuto

07:20 - 20/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

A educação dada a uma criança depende… da criança. Apesar de existirem bases que respeitam tradições, valores e costumes, a verdade é que cada caso é um caso e por isso mesmo é que a educação é um tema tão controverso.

Aquilo que eram os ideias educativos de há uns anos são agora altamente condenáveis por pais, professores e até mesmo por cientistas. É o caso das palmadas no rabo e os puxões de orelhas que, segundo a ciência, é uma estratégia de educação contraproducente, pois, diz a psicologia, este tipo de atos vicia a relação entre pais e filhos, conta o El País.

Também contraproducentes são os sistemas de recompensa, em que a criança recebe algo que é do seu agrado em troca do bom comportamento, ou os castigos sem fundamento, em que os pais acabam por descarregar o stress nos mais novos. Afinal, diz a psicóloga Rudolf Dreikurs, “fazer a criança sentir-se mal não significará, necessariamente, que esta entenda o verdadeiro motivo do nosso mal estar”, podendo até ter consequências bem negativas na criança.

De acordo com a publicação espanhola, também as técnicas centradas na chantagem e na manipulação em nada fazem com que a criança perceba que errou, criando-se, assim, uma má comunicação entre pais e filhos que, a longo prazo, poderá ter consequências em casa.

Um outro erro educacional é a tentativa de “endurecer o carácter” da criança, algo que muitos pais fazem ao cortar cortar os sentimentos dos filhos, não deixando que se expressem devidamente e que mostrem emoções como a tristeza.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório