Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Do stress aos excessos. Como atenuar (e prevenir) os 'efeitos' do Natal

Já começa a sentir os 'efeitos' dos jantares de Natal? Aprenda a solucionar a situação e a lidar com o 'outro lado' da quadra festiva.

Do stress aos excessos. Como atenuar (e prevenir) os 'efeitos' do Natal
Notícias ao Minuto

23:33 - 10/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Festividades

Está oficialmente aberta a época dos excessos. É um jantar hoje, outro amanhã e outro depois e quem sabe ainda um pézinho de dança quase todos os dias da semana. É mais um chocolate quase por dia, uma fatia do bolo-rei que o colega de trabalho trouxe para o escritório, a rabanada que a mãe fez, as azevias acabadas de preparar pela avó. São as correrias ao centro comercial para as compras, os preparativos da decoração... Dezembro é o mês em que não dá para parar, mas dá para começar já a atenuar os 'efeitos'.

Além de ser importante ser o mais ativo possível nesta fase do ano - nem que seja com uma simples caminhada ou corrida ou até mesmo com alguns minutos de yoga por dia - e tentar equilibrar estes excessos alimentares com uma dieta saudável e nutritiva, é também importante hidratar o organismo ao máximo, bebendo bastante água e líquidos (como o chá, mas sem açúcar) ao longo do dia.

Mas os excessos de Natal não dizem apenas respeito à comida e à bebida. Atenuar o stress e o cansaço causado pelas festas atrás de festas é também algo a ter em conta e que, na verdade, é muitas vezes desvalorizado, especialmente quando o Natal está cada vez mais próximo e tudo continua por fazer (ou parece continuar a estar).

Para tal, como mostra o site Bustle, meditar e controlar a respiração é um dos primeiros passos a dar, podendo uma massagem também ajudar a repor os níveis de energia que se vão perdendo ao longo destes dias de azáfama. Como não poderia deixar de ser, a boa qualidade do sono deve ficar assegurada.

No que diz respeito aos presentes, fazer uma lista prévia dos presentes que se quer oferecer ajuda a prevenir possíveis imprevistos. Quanto às compras, o melhor é mesmo tentar escapar à confusão do fim de semana e dos feriados, por isso, nada como ir ao centro comercial a meio da semana e, preferencialmente, aproveitar a hora de almoço. Fazer algumas compras online é também uma solução.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório