Meteorologia

  • 24 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

A quantidade ideal de frutos secos para ter um coração mais saudável

A Universidade de Harvard analisou ao longo de 32 anos os reais benefícios do consumo regular de frutos secos.

A quantidade ideal de frutos secos para ter um coração mais saudável
Notícias ao Minuto

07:20 - 15/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Saudáveis, saborosos e versáteis. Os frutos secos são dos alimentos mais apreciados um pouco por todo o mundo e dos que mais benefícios trazem para a saúde e bem-estar. A ciência tem já analisado o seu verdadeiro impacto numa alimentação saudável e equilibrada, mas aquela que é a maior investigação até agora feita revela mesmo quais são as quantidades ideais para que o coração fique a ganhar (ainda mais).

Ao longo de 32 anos, a Universidade de Harvad passou a pente fino os dados de mais de 210 mil profissionais de saúde - a grande maioria do sexo feminino - e conseguiu decifrar em que medida os frutos secos podem mesmo ser a 'salvação' do coração.

Publicado esta segunda-feira na revista Journal of The American College of Cardiology, o estudo revela que as pessoas que comem um punhado de frutos secos (aproximadamente 28 gramas) cinco ou mais vezes por semana correm um risco 14% menor de doenças cardiovascular (ataque cardíaco, por exemplo) quando comparadas com aquelas que raramente ou nunca comem este tipo alimentos. No que diz respeito à doença coronária, o mesmo consumo de frutos secos apresenta um risco 20% menor, lê-se no site Consumer Reports.

Quanto ao tipo de frutos secos, o consumo de um ou mais punhados nozes por semana representa um risco de doença cardíaca 19% menor e de doença coronária 21% menor. Já os participantes que consumiam duas ou mais doses de amendoins por semana tinham uma redução do risco de doenças cardiovasculares na ordem dos 13% e de doenças coronárias na ordem dos 10%.

Porém, se pensa que consegue obter os mesmos valores ao consumir manteiga de amendoim, engana-se, uma vez que, segundo este estudo, esta manteiga vegetal é quase sempre consumida juntamente com pão, um hidrato de carbono que, se for simples, pode comprometer a eficácia do fruto seco e comprometer a saúde coração, situação que pode ainda agravar mais se o 'tradicional' pão com manteiga de amendoim for ainda acompanhado por compota e um sumo ou refrigerante.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório