Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Não há nada pior para o seu cérebro do que estes hábitos diários

Sabia que grande parte dos seus hábitos diários não são assim tão inofensivos quanto parecem?

Não há nada pior para o seu cérebro do que estes hábitos diários
Notícias ao Minuto

23:30 - 10/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Quando pensamos no impacto que os maus hábitos têm na saúde, pensamos quase sempre no ganho de peso e até mesmo no aparecimento de patologias associadas ao estilo de vida, como a obesidade e a diabetes e até mesmo alguns tipos de cancro.

Apesar de não ser, de todo, um pensamento errado, a verdade é que os maus hábitos não têm apenas um impacto físico, implicam também a saúde do cérebro que facilmente fica à mercê de pequenos gestos tidos como comuns.

É o caso da ingestão diária de refrigerantes, um hábito que para muitos está apenas associado ao excesso de peso, mas que, na verdade, pode levar a um declínio cognitivo acelerado, distúrbios neurológicos e perdas de memória. Mas se os refrigerantes, por si só, são maus, as versões light em nada são melhores, pelo contrário, podem mesmo ter um efeito ainda mais negativo à boleia de todos os açúcares artificiais adicionados.

O atum em lata, quando consumido em excesso, pode aumentar consideravelmente os níveis de mercúrio, conhecido por atuar negativamente na saúde mental, tal com acontece com o sal refinado, um outro ingrediente associado ao ganho de peso, mas que também tira saúde à mente, levando a casos de perda de memória e dificuldade em realizar tarefas mentais comuns. Conta o site Eat This, Not That! que o açúcar é também um inimigo do cérebro, especialmente quando consumido diariamente e nos mais variados tipos de alimentos. Sim, o sumo de laranja ao pequeno-almoço (especialmente se empacotado) também conta.

Como não poderia deixar de ser, o consumo elevado de fast-food, a ingestão regular de carne vermelha, o consumo de pipocas de micro-ondas e os cereais açucarados como protagonistas do pequeno-almoço são outros hábitos rotineiros que têm um impacto bem além do excesso de peso. A mente também fica a perder.

Não praticar exercício físico, fumar, não ter uma exposição solar regular, ficar horas a fio sentado em frente a um computador e stressar por tudo e mais alguma coisa são outros três hábitos que arruínam a saúde da mente, conseguindo comprometer o seu normal funcionamento a médio e longo prazo.

Apesar de a vida social ser um dos aspetos que mais beneficia o cérebro, a verdade é que demasiadas 'happy hours' ao mês podem ter um efeito bastante negativo, uma vez que há uma relação direta entre o consumo constante de bebidas alcoólicas e o declínio cognitivo precoce.

Uma má rotina de sono também tira a saúde a qualquer cérebro e nem mesmo o consumo de café para despertar pode salvar... aliás, pode mesmo piorar. Está mais do que provado que a privação de sono é um dos aspetos que mais interfere com o funcionamento cerebral, mas sabe-se, agora, que o café em excesso associado à falta de descanso pode agravar ainda mais a situação.

Se é daquelas pessoas que apenas consegue ficar concentrado com música, então tenha o cuidado de a não a ouvir numa sonoridade demasiado alta, uma vez que os decibéis elevados estão ligados a uma ligeira perda de tecido cerebral, algo que, a longo prazo, pode comprometer o funcionamento da 'massa cinzenta'.

De acordo com a publicação, o hábito de dormir com a cabeça toda tapada - condicionado a circulação devida de ar - é também um dos motivos pelos quais a saúde cerebral poderá ficar condicionada no futuro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório